𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Pré-socráticos: mudanças entre as edições

Linha 22: Linha 22:


===[[Heráclito|Heráclito de Éfeso]]===
===[[Heráclito|Heráclito de Éfeso]]===
Representante do mobilismo.abc
Representante do mobilismo.


==Escolas Italianas==
==Escolas Italianas==

Edição das 04h51min de 13 de junho de 2006

Os filósofos pré-socráticos são, como sugere o nome, os filósofos anteriores a Sócrates.

Essa divisão acontece devido ao objeto da filosofia destes filósofos e da novidade introduzida por Sócrates. Temporalmente, os Sofistas são anteriores a Sócrates, pois já havia sofistas antes de Sócrates, contemporâneos a ele e posteriores. Mas o pensamento deles situa-se em uma categoria própria em certas vezes, e relacionados a Sócrates noutras vezes. Isso porque o pensamento de ambos (sofistas e Sócrates) chega a tocar-se muitas vezes; suas diferenças consistem em questões de conduta (os sofistas cobravam por seu ensinamento, por exemplo) e algumas posições (os sofistas eram, no mais das vezes, relativistas, por exemplo). Mas ambos representam uma certa ruptura com os pré-socráticos, que são também chamados de filósofos da physis.

Tais filósofos, considerados pioneiros da filosofia ocidental, buscavam um princípio, a arché, que deveria ser um princípio presente em todos os momentos da existência de tudo. Essa arché deveria estar no início, no desenvolvimento e no fim de tudo.

São chamados "da physis" porque suas investigações giravam sempre em torno do mundo material, físico; embora não poucas vezes o arché fosse algo não-físico, como os números, para os pitagóricos, ou o a-peiron (uma "coisa" incriada e sem um começo), para Anaximandro.

Escola Jônica

Tales de Mileto

Primeiro filósofo Milesiano. Para ele a Physis era a água.

Anaximandro

Milesiano. Para ele a Physis era o apeiron (o ilimitado ou o indeterminado).

Anaxímenes

Milesiano. Para ele a Physis era o ar (pneuma).

Xenófanes de Colofon

Originário da Jônia, viveu no sul da Itália. Precursor do pensamento dos Eleatas. Para ele a Physis era a terra. Escreveu em estilo poético. Defendeu a idéia de um Deus único. Tinha influência Pitagórica.

Heráclito de Éfeso

Representante do mobilismo.

Escolas Italianas

Pitágoras e o pitagorismo

Representada por Pitágoras e seus seguidores

Escola Eleática

Representada principalmente por:

Segunda Fase do pensamento pré-socrático

Empédocles de Agrigento

Doutrina dos quatro elementos (fogo, água, terra e ar)

Leucipo

Escola atomista.

Demócrito

Escola atomista.

Anaxágoras de Clazômena

Debate entre Parmênides e Heráclito

Foi neste grupo de filósofos que iniciou um dos maiores debates da filosofia ocidental (e essa discussão prossegue ainda em aberto, ainda que não nos mesmos termos e à luz de todo o pensamento ocidental desde aquela época até hoje), entre Parmênides de Eléia e Heráclito de Éfeso.

Resumidamente: para Parmênides e seus seguidores (escola eleática, o movimento não existe. Sua afirmação "o que é, é, e não pode não ser, e o que não é, não é, e não pode ser" traduz seu pensamento de que qualquer movimento (e/ou mudança) não existe, pelo simples fato de que, se há movimento, há mudança, e se há mudança, algo que não era passou a ser (ou ao contrário: algo que era passou a não ser), o que contradiz a "regra" de sua afirmação (se o que é é e não pode não ser, é impossível que haja movimento, pois o movimento implica em mudança, o que, pela regra de Parmênides, não somente está errado como é impossível). Já Heráclito pensava justamente o contrário: "Panta rhei" ("tudo flui") é a sua afirmação. Heráclito identifica o ser, a arché, no movimento. Para ele, a única coisa que pode ser classificada de imutável é o próprio movimento, e todas as outras coisas que existem estão em permanente movimento, em permanente mudança, e é impossível que não seja assim. Heráclito exemplifica, dizendo que "não entramos duas vezes no mesmo rio", o que é verdade, pois as águas de um rio estão sempre mudando, as próprias células de seres orgânicos estão sempre renovando-se, e mesmo nos seres inorgânicos há mudanças (oxidação, erosão, etc).

Sócrates não se interessou por este debate, por estar mais preocupado com o ser humano do que com o que é externo ao mesmo ser humano (a physis). Mas Platão e Aristóteles, sem descuidarem também deste enfoque dado por Sócrates ao ser humano, procuraram resolver esse problema levantados por dois dos filósofos da physis.

O continuador de Parmênides foi Zenão, autor dos famosos argumentos contra o movimento. Um desses argumentos é o seguinte: imagine uma tartaruga posta para correr ao lado de Aquiles, o herói grego, considerado invencível na corrida. Como a tartaruga é menor e mais frágil, Aquiles lhe dá 10 metros de vantagem. Num primeiro instante, Aquiles percorre esses 10 metros - mas a tartaruga também percorre alguns centímetros. Novamente Aquiles está atrás, e precisa cobrir a distânica. Porém ao fazê-lo dará tempo para que a tartaruga avance mais. E sempre haverá um espaço entre a tartaruga e Aquiles, acabando num absurdo que comprovaria a inexistência daquilo que chamamos movimento. Por trás destes argumentos lúdicos, Zenão professava a mesma crença do seu mestre: a mudança é uma ilusão.

Wiki letter w.svg Este é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Predefinição:Navbox with columns

Rodin-Denker-Kyoto.jpg
Acesse todos os temas sobre Filosofia através do Portal:Filosofia.


da:Førsokratikere de:Vorsokratiker el:Προσωκρατικοί φιλόσοφοι en:Pre-Socratic philosophy es:Filósofos presocráticos eu:Kategoria:Sokratesen aitzineko filosofia fi:Esisokraatikot fr:Présocratiques gl:Presocráticos he:פילוסופיה קדם-סוקרטית hu:Preszókratikus filozófia is:Forverar Sókratesar it:Presocratici ja:ソクラテス以前の哲学者 ka:სოკრატემდელი ფილოსოფია ko:소크라테스 이전 철학자 la:Philosophi ante Socratem lt:Ikisokratikai nl:Presocratische filosofie nn:Før-sokratikarane no:Førsokratikerne pl:Filozofia przedsokratejska ro:Presocratici ru:Досократики sk:Presokratici sv:Försokratisk filosofi TAMBÉM ERA CONHECIDO COMO O OBSCURO, POIS COMO MUITOS SÁBIOS DESPREZAVA A PLEBE E O POPULACHO.

talvez você goste