𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Cannabis sativa: mudanças entre as edições

Sem resumo de edição
Linha 127: Linha 127:
[[sv:Cannabis]]
[[sv:Cannabis]]
[[tokipona:kasi sona]]
[[tokipona:kasi sona]]
Causa o relaxamento extremo!

Edição das 12h07min de 19 de agosto de 2005

Cannabis

Maconha (do quimbundo ma'kaña, plural de di'kaña, tabaco, erva santa) ou cânhamo-da-índia (do espanhol cáñamo) é uma planta herbácea da família das Canabiáceas (Cannabis sativa), amplamente cultivada em muitas partes do mundo. As folhas são finamente recortadas em segmentos lineares; as flores, unissexuais e inconspícuas, têm pêlos granulosos que, nas femininas, segregam uma resina; o caule possui fibras industrialmente importantes, conhecidas como cânhamo; e a resina tem propriedades estupefacientes (sensações semelhantes às produzidas pelo ópio).Também é conhecida pelos nomes de cânhamo marijuana, erva ou suruma (em Moçambique).

Diz-se maconha também referindo-se as folhas e as inflorescências dessecadas e trituradas do cânhamo usadas como droga alucinógena (Cannabis indica ou Cannabis ruderalis).

A substância psicoativa presente na maconha e no haxixe é o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC). Geralmente a maconha e o haxixe contém até 8% de THC, mas algumas variedades de maconha, como o skunk, possuem até 33% de THC.

Geralmente é consumida sob a forma de cigarros, mas há outras formas de consumí-la, em cachimbos, narguiles e outros. Também é consumida na forma oral, na mistura a receitas culinárias e etc.

História

Carolus Linnaeus a classificou em 1753, batizando-a de Cannabis sativa L, onde o L vem do seu sobrenome, Linneaus.

Proibição

Foi proibida no Brasil em 1938. Até então costumava ser vendida em farmácias sob o nome de "cigarros índios", devido a ser uma planta originária da Índia, que eram indicados para curar os sintomas da asma, e para insônia.

Em 1960 a ONU recomendou a proibição da maconha em todo o mundo.

Legalização

A campanha pela legalização da maconha ganhou força a partir dos anos 80 e 90, notadamente apoiada por artistas, em sua maioria usuários, e políticos liberais. No Brasil, é uma das bandeiras do político Fernando Gabeira, que tentou implementar o cultivo do Cânhamo para fins industriais, mas sofreu uma série de constrangimentos por conta dessa iniciativa. Esse talvez seja o grande erro que muitas pessoas cometem, em não saber diferenciar um cultivo do outro.

Música

Muitas músicas e nomes de grupo fazem referências explícitas ou implícitas à maconha.

Músicas

  • O mal é o que sai da boca do homem (Novos Baianos) - "Você pode fumar baseado/baseado em que você pode fazer quase tudo/contanto que você possua mas não seja possuído"
  • Malandragem dá um tempo (Bezerra da Silva) - "Vou apertar/mas não vou acender agora/Se segura malandro/pra fazer a cabeça tem hora"
  • Folha de Bananeira (Armandinho) - "Fuma fuma fuma folha de bananeira/fuma na boa, só de brincadeira"
  • Legalize It (Bob Marley)
  • Bush Doctor (Peter Tosh)

Nomes

  • Planet Hemp
  • Skank - os membros da banda afirmam que o nome foi emprestado de um ritmo da Jamaica. O grupo não é acusado de apologia em nenhuma de suas músicas.

Formas de uso

Pode ser:

O consumo na forma de cigarro é o mais freqüente .

Efeitos

Tolerância

Segundo um estudo realizado pelo pesquisador João Villares, do Departamento de Psicobiologia da Unifesp. A Maconha pode causar Tolerância, que é a necessidade de doses cada vez maiores para atingir o mesmo efeito. O efeito não é irreversel, segundo o pesquisador, que conclui que "Em alguns poucos meses sem a droga, o cérebro se recupera". (1)

Overdose

Uma overdose é o uso excessivo de alguma droga. A maconha pode causar overdose com alucinações, ilusões e paranóias e em grandes doses, psicose tóxica aguda. Não há registros de morte devido a superdosagem de maconha, mas sim devido aos efeitos psicoativos do uso (acidentes causados sob efeito da droga) os quais ocorrem em quantidade minima quando comparados a drogas mais pesadas como o álcool ou a cocaina. Afirma-se que para um usuário morrer de overdose devido à Maconha deverá ser consumida aproximadamente 1Kg da droga de uma só vez (algo humanamente impossivel). (2)(3)(4)

Memória

Sob o efeito da droga, é afetada a memória de curto prazo, isto é, a memória de pequena duração da qual precisamos num determinado instante e da qual nos desfazemos em seguida. Este distúrbio acaba quando o efeito da droga passa. Entretanto, efeitos de longo prazo(fumando-se mais de 35 cigarros de maconha por semana ou mais de 5 por dia) incluem perda parcial da capacidade de aprendizagem e memorização.

Danos cerebrais

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA) afirmaram que fumar maconha altera as funções cerebrais, mas não provoca danos permanentes. Outras drogas ilegais, e mesmo o álcool provocam danos cerebrais permanentes

A maconha produz um dano de longo prazo apenas marginal, afetando pouco as capacidades de aprendizado e memória. E nenhum efeito foi registrado em outras funções, entre as quais o tempo de reação, a atenção, a linguagem, a habilidade de argumentação e as capacidades motora e perceptiva. Ao contrário do mito, maconha não mata os neurônios.

Sistema Reprodutor

A maconha reduz a testosterona (12), o número de espermatozóides e diminui a capacidade dos espermatozóides de romper o óvulo (10), causando a infertilidade temporária, que pode ser revertida ao se abandonar o uso da droga (11).

Dependência

Esta comprovado cientificamente pela OMS que a maconha provoca menos dependência que o tabaco ou o álcool entretanto ela causa sim dependência psicológica a depender do estado emocional da pessoa. (3)(5)

Entrada Para Outras Drogas

Do ponto de vista social a maconha pode ser vista como porta de entrada para outras drogas, já que coloca o usuário em contato com traficante, além de ambientes em que drogas variadas são consumidas livremente e onde se experimenta diversas drogas em busca do prazer (boates e shows de rock por exemplo) porem a droga em si nao leva o usuario a outras drogas. (5)

Aparelho respiratório

Há uma certa polêmica com relação aos efeitos da maconha no aparelho respiratório. Como as pesquisas dos efeitos da maconha são mais recentes do que as produzidas sobre o tabaco, os resultados tendem a ser controversos e preliminares. Contudo, uma pesquisa da OMS (organizacao mundial da Saude) o qual foi censurado por motivos politicos informa que a maconha não causa bloqueio das vias respiratórias, enfisema pulmonar ou qualquer outro dano às funções pulmonares. (6)(7)(8)(9)

Uso Medicinal

A maconha tambem pode ser usada com fins medicinais como agente antiemético, estimulador de apetite, auxiliar contra espasmos musculares e movimentos desordenados, sendo util tambem em casos de glaucoma porem em doses muito altas, sendo assim ela e' capaz de auxiliar pessoas no tramento de doenças com doença de Parkinson, esclerose múltipla,traumatismo raquimedular, cancer, desnutrição, AIDS ou com qualquer outra condição clínica associada a um quadro importante de dor crônica.

Uso Comercial

A Cannabis produz uma fibra extremamente forte que é usada na fabricação de linhas e papel. De suas sementes extrai-se um óleo que pode ser usado como combustível. Além disso pode-se ultilizar suas flores e sementes em comidas variadas. Portanto tem um grande potencial comercial, explorarado em alguns países.

Ver artigo principal: Cânhamo

Recuperação de Viciados

  • Marijuana Anônimos - [[1]]

Ligações externas

Referências

  1. - Saúde em Movimento
  2. - Portal Natural
  3. - S.Marcos
  4. - Consciência
  5. - Uniad
  6. - Doutor Busca
  7. - Netmarket
  8. - Supercão
  9. - Folha Uol
  10. - BBC
  11. - AFH
  12. - Einsten
  13. - Mídia Independente
  14. - Impacto
Ícone de esboço Este sobre Botânica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


bg:Канабис de:Cannabis en:Cannabis es:Cannabis eo:Kanabo fi:Kannabis fr:Cannabis ja:大麻 nl:Marihuana ms:Kanabis pl:Konopie indyjskie sv:Cannabis tokipona:kasi sona Causa o relaxamento extremo!

talvez você goste