𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Delphi (software): mudanças entre as edições

Linha 3: Linha 3:


==Aplicações==
==Aplicações==
O Delphi é largamente utilizado no desenvolvimento de aplicações [[desktop]] e aplicações multicamadas (cliente/servidor), compatível  com os  [[banco de dados]] mais conhecidos no mercado. Como uma ferramenta de desenvolvimento genérica, o [Delphi] pode ser utilizado para diversos tipos de desenvolvimento de projetos, abrangendo desde [[Serviço|Serviços]] a Aplicações [[Web]] e [[CTI]].
O Delphi é largamente utilizado no desenvolvimento de aplicações [[desktop]] e aplicações multicamadas (cliente/servidor), compatível  com os  [[banco de dados]] mais conhecidos no mercado. Como uma ferramenta de desenvolvimento genérica, o [[Delphi]] pode ser utilizado para diversos tipos de desenvolvimento de projetos, abrangendo desde [[Serviço|Serviços]] a Aplicações [[Web]] e [[CTI]].


==Desenvolvimento==
==Desenvolvimento==

Edição das 00h13min de 17 de fevereiro de 2006

Arquivo:Delphi ide.jpg
IDE do Delphi 7

Delphi é um compilador e uma IDE para o desenvolvimento de softwares. Ele é produzido pela Borland Software Corporation (antiga Inprise). A linguagem utilizada pelo Delphi, o Object Pascal (Pascal com extensões orientadas a objetos) a partir da versão 2005 passou a se chamar Delphi Language. O Delphi originalmente direcionado para a plataforma Microsoft Windows, agora desenvolve aplicações nativas para Linux com o Kylix, e para o Microsoft .NET framework em suas versões mais recentes.

Aplicações

O Delphi é largamente utilizado no desenvolvimento de aplicações desktop e aplicações multicamadas (cliente/servidor), compatível com os banco de dados mais conhecidos no mercado. Como uma ferramenta de desenvolvimento genérica, o Delphi pode ser utilizado para diversos tipos de desenvolvimento de projetos, abrangendo desde Serviços a Aplicações Web e CTI.

Desenvolvimento

Quando lançado em 1995 para a plataforma Windows 16 bits, foi o primeiro a ser descrito como ambiente RAD (em português, Desenvolvimento Rápido de Aplicações). A sua segunda versão, lançada um ano depois com o Delphi 2 já produzia aplicativos para a plataforma Windows 32 bits, sendo que uma versão em C++, o C++ Builder surgiu alguns anos depois. Em 2001 uma versão para plataforma Linux, conhecida como Kylix foi disponibilizada.

Em 2002 foi lançada nova versão compatível com Linux (através do Kylix e a paleta CLX de componentes), sendo que em 2003 o Delphi 8 passou a incluir suporte para desenvolvimento de aplicações .NET. No final de 2004 foi lançada a versão Delphi 2005 (correspondente a versão 9), com suporte, na mesma IDE, ao desenvolvimento para plataformas Windows 32 bits e Windows .NET, além de integrar no mesmo ambiente de desenvolvimento a possibilidade de se desenvolver utilizando o ambiente do Delphi, C++ Builder ou C#. No final de 2005 foi lançada a versão Delphi 2006 (correspondente a versão 10) integrada no Borland Developer Studio 4.0 com destaque para a total integração com o Borland Together, o preview do compilador do C++ Builder, atualização dos drivers DBExpress, novos refactorings e recursos da IDE. Nessa versão o gerenciador de memória utilizado pelo Delphi foi substituído, tornando os aplicativos compilados em Delphi mais rápidos. Como a ferramenta é compilada utilizando o próprio Delphi, esta nova versão também está muito rápida.

O arquiteto por trás do Delphi e de seu predecessor Turbo Pascal foi Ander Hejlsberg, até a sua mudança para a Microsoft em 1996, onde se tornou o arquiteto responsável pelo projeto do C# e foi peça chave na criação do ambiente Microsoft .NET, utilizado no Delphi 8. O Delphi teve o formato da IDE alterado pela primeira vez na versão 8, basicamente similar ao formato do Microsoft Visual Studio para .NET.

As principais diferenças entre o Delphi/Kylix e outras ferramentas de desenvolvimento são: a Linguagem Delphi, as paletas VCL e CLX, forte ênfase na conectividade com diversos bancos de dados e um grande número de componentes produzidos por terceiros, muitos deles disponíveis na internet e grande parte deles com o código fonte disponível.

Os defensores do Delphi sustentam que fornecer juntos a linguagem, a IDE e sua biblioteca de componentes (VCL/CLX) contribui para uma boa consistência interna e um pacote mais reconhecível. Alguns destacam como vantagens do Delphi: a existência de uma grande quantidade de componentes prontos em sua biblioteca, facilidade de uso e aprendizado, desenvolvimento rápido e velocidade de execução do código comparada apenas à Linguagem C.

Ligações externas


ar:دلفي bg:Delphi cs:Object Pascal da:Delphi de:Object Pascal en:Delphi programming language es:Lenguaje de programación Delphi fi:Delphi fr:Delphi it:Delphi ja:Delphi nl:Programmeertaal Delphi pl:Delphi ru:Delphi sv:Delphi (programspråk) zh:Delphi

talvez você goste