𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Homossexualidade: mudanças entre as edições

imported>NTBot
m (Desambiguação assistida por bot: Estados_Unidos)
Linha 38: Linha 38:
Outras pessoas consideram que o comportamento homossexual entre animais é apenas uma variante da sexualidade majoritária sempre presente mesmo quando não existem condicionantes externas.  
Outras pessoas consideram que o comportamento homossexual entre animais é apenas uma variante da sexualidade majoritária sempre presente mesmo quando não existem condicionantes externas.  


==Sociedade, religião, e a lei==
Lei==


A homossexualidade é uma prática veementemente condenada pela maioria das [[religiões abraâmicas]]. Para estas religiões o episódio da destruição de [[Sodoma]] e [[Gomorra]] (de tal episódio surgiu o termo [[sodomia]]) ilustra o descontentamento de Deus com o homossexualidade praticada naqueles lugares. A [[Lei Mosaica]], elaborada ainda no segundo milênio antes de Cristo, especifica regras contra várias "perversões", reduzindo a homossexualidade e a [[transexualidade]] ao mesmo nível da [[zoofilia]], [[masturbação]], [[prostituição]], [[adultério]], [[incesto]] e outras práticas.


A repressão social decorrente reprimiu a homossexualidade aberta na sociedade judaico-cristã. Mas em outros povos, como entre [[grécia|gregos]] e [[Império Romano|romanos]], a sexualidade e manifestações de afecto eram particularmente estimuladadas entre os homens incluindo em locais públicos e festejos.
A visão das sociedades ocidentais em relação à homossexualidade tem sido mista nas últimas décadas: se por um lado é cada vez maior o conceito de que a homossexualidade deve ser respeitado como qualquer outro comportamento humano por outro lado grupos neo-conservadores e grupos religiosos tem eligido a homossexualidade como alvo das suas reivindicações. Em alguns países como a [[Bélgica]], [[Holanda]] e Espanha as leis já permitem o [[casamento civil]] de pleno direito entre pessoas do mesmo sexo assim como adopção conjunta . Em países como [[Brasil]] e [[Estados Unidos da América|Estados Unidos]] tem se visto um extenso debate sobre estes temas desde meados [[2000]]. Muitos dos países europeus já têm medidas de protecção de casais do mesmo sexo, como é o caso da [[União de Facto]] em Portugal e o [[PaCS]] em França.
 
A visão das sociedades ocidentais em relação à homossexualidade tem sido mista nas últimas décadas: se por um lado é cada vez maior o conceito de que a homossexualidade deve ser respeitado como qualquer outro comportamento humano por outro lado grupos neo-conservadores e grupos religiosos tem eligido a homossexualidade como alvo das suas reivindicações. Em alguns países como como a [[Bélgica]] e [[Holanda]] as leis já permitem o [[casamento civil]] de pleno direito entre pessoas do mesmo sexo assim como adopção conjunta ([[Espanha]] irá aprovar leis semelhantes em 2005). Em países como [[Brasil]] e [[Estados Unidos da América|Estados Unidos]] tem se visto um extenso debate sobre estes temas desde meados [[2000]]. Muitos dos países europeus já têm medidas de protecção de casais do mesmo sexo, como é o caso da [[União de Facto]] em Portugal e o [[PaCS]] em França.
 
Diversas campanhas de combate à transmissão do [[AIDS VIH/SIDA/AIDS]] e sua prevenção mantidas por instituições não governamentais orientadas aos homens que têm sexo com homens apresentaram resultados - a incidência de novos casos na maioria dos países desenvolvidos é muito maior por via sexual para contactos heterossexuais - e o [[tabu]] que persistia até meados dos [[anos 80]] de que a doença era específica dos Gays caiu definitivamente nos últimos anos.


==História==
==História==

Edição das 18h47min de 13 de junho de 2005

Zephyrus e Hyacinthus

A homossexualidade é a condição de quem se sente atraído sexualmente por pessoas do mesmo gênero biológico. O homossexual masculino costuma ser chamado gay (o termo pederasta caiu em desuso), enquanto o feminino de lésbica.

O termo homossexual também é aplicado às atividades sexuais entre membros do mesmo sexo, independentemente da orientação sexual dos envolvidos.

Etimologia e uso

Tanto quanto se sabe, a primeira vez que o termo homossexualidade apareceu impresso foi no panfleto anônimo escrito em alemão em 1869 "143 des Preussischen Strafgesetzbuchs und seine Aufrechterhaltung als 152 des Entwurfs eines Strafgesetzbuchs für den Norddeutschen Bund" (ou seja, "Pararágrafo 143 do Código Penal Prussiano e o seu mantenimento através do parágrafo 152 do Esboço do Código Penal para a Confederação Alemã do Norte"), escrito por Karl Maria Kertbeny (Carlos Maria Kertbeny). Esse panfleto procurava desmantelar as leis da sodomia da Prússia (Bullough et. al. ed. (1996)). Kertbeny tinha utilizado a palavra homossexualidade em carta pessoal escrita em 1868 para Karl Heinrich Ulrichs. Kertbeny usou Homosexualität (homossexualidade) em vez de Urningtum, como o fez Ulrichs; e Homosexualisten (homossexualistas) em vez de Urninge, e Homosexualistinnen (homossexualistinas) em vez de Urninden.

Frequência da homossexualidade

Diz-se que, de acordo com pesquisas que a homossexualidade equivale a mais ou menos a 10% da população humana, de acordo com o Relatório Kinsey. Não se sabe o quanto as práticas homossexuais existem na natureza, mas elas existem dada a diversidade da própria natureza. Assim, é possível afirmar a hipótese que a homossexualidade e as demais variações da sexualidade humana fazem parte da diversidade sexual humana.

Alguns argumentam que a cultura ocidental liberal tem estimulado a propagação da homossexualidade. Porém o mais provável é que os índices de ocorrência observados sejam resultado da queda na repressão política e religiosa a esse setor da sociedade nos últimos anos, já que é provável que a homossexualidade tenha sempre existido de maneira mais ou menos constante em nossa espécie desde seus primórdios.

Homossexualidade como o fim de um contínuo bissexual

Pessoas que são em geral heterossexuais podem ter ocasionalmente interesse por pessoas do mesmo sexo. São referidas muitas vezes como "bi-curiosos". Da mesma forma muitas pessoas que se indentificam como homossexuais já tiveram relações heterossexuais ou atracção por pessoas do sexo oposto. Estas práticas podem ser resultado de uma orientação sexual não assumida ou podem ser uma manifestação de comportamento bissexual, mas o que é claro é que a sexualidade de uma pessoa não é algo que seja definível de forma estrita.

Alguns estudos, notavelmente Sexual Behavior in the Human Male e Sexual Behavior in the Human Female (1953) por Alfred Kinsey, indicam que quando as pessoas são questionadas para se posicionarem numa escala contínua entre completamente heterossexual e completamente homossexual a maioria se identifica como, pelo menos, ligeiramente bissexual. Durante a sua vida a maioria das pessoas teve algum nível de atracção por ambos os sexos, embora usualmente esta atracção seja mais forte para um dos sexos. Tendo em conta esta observação Kinsey e os seus seguidores concluiram que apenas uma minoria (5-10%) era exclusivamente heterossexual ou homossexual. Da mesma forma um número ainda menor podia ser considerado "completamente" bissexual, se este termo foi definido como igual atracção por ambos os sexos. Estudos posteriores sugerem que Kinsey poderá ter exagerado a relevância da bissexualidade e homossexualidade na população em geral, mas a sua ideia de um contínuo sexual merece aceitação generalizada.

Ter actividade sexual com uma pessoa do mesmo sexo, por si só, não demonstra necessariamente que a pessoa tem orientação sexual por pessoas do mesmo sexo. Nem todas as pessoas que tem sexo ou se sentem atraídas por pessoas do mesmo sexo se identificam como homossexuais ou mesmo bissexuais. Algumas pessoas têm frequentemente sexo com pessoas do mesmo sexo mas mesmo assim ainda se vêem como heterossexuais. Desta forma é importante distinguir entre comportamento sexual, atracção pelo mesmo sexo e identidade homossexual, que podem não coincidir. Por exemplo, pessoas que estão na prisão, os militares, e em outros ambientes com segregação de género podem ter situações de actos sexuais entre pessoas do mesmo sexo embora se indentifiquem e vivam exclusivamente como heterossexuais foram destes ambientes.

Da mesma forma, algumas pessoas tem sexo com pessoas do mesmo sexo por razões diferentes do desejo. Um exemplo é o caso de homens heterossexuais que se prostituem ou actores pornográficos que ganham dinheiro ao terem sexo com outros homens. Muitas vezes usa-se o termo inglês "gay for pay" (homossexual por dinheiro) para classificar este comportamento.

Por outro lado pessoas homossexuais podem ter sexo com pessoas do sexo oposto com fins meramente reprodutivos.

Comportamento homossexual em animais

A homossexualidade é observada em muitas espécies animais. Em espécies cujos casais são estáveis, a prática homossexual é normalmente persistente durante toda a vida do casal. Em espécies mais promíscuas, esse comportamento pode ser abandonado frente a possibilidade efetiva de reprodução da espécie.

Um caso notável é o de pinguins em cativeiro: existem centenas de casais do mesmo sexo nos zoológicos e parques aquáticos em todo o mundo. O comportamento desdes casais não é distinguível dos casais de sexo oposto: vivem juntos, fazem sexo e, se lhes for dada essa oportunidade, tratam de um ovo e respectiva cria de forma exemplar. Como o sexo dos pinguins não é determinável do exterior muitos destes casais passam indetectados durante anos até que seja feito um exame de DNA. Tendo em conta que os pinguins são uma espécie em vias de extinção foram feitas diversas tentativas de quebrar estes casais introduzindo elementos do sexo oposto, mas até agora estas medidas não tiveram o resultado pretendido.

Estão documentados comportamentos homossexuais e bissexuais em centenas de espécies animais quer em cativeiro quer na natureza. Neste momento não existem estudos científicos conclusivos sobre a origem das diferentes orientações sexuais nos animais.

Algumas pessoas interpretam o comportamento homossexual em animais (e em seres humanos também) como um mecanismo de selecção evolutiva para conter o aumento excessivo de populações, além de manter em actividade indivíduos em idade reprodutiva quando não há disponibilidade de parceiros sexuais imediatos.

Outras pessoas consideram que o comportamento homossexual entre animais é apenas uma variante da sexualidade majoritária sempre presente mesmo quando não existem condicionantes externas.

Lei==


A visão das sociedades ocidentais em relação à homossexualidade tem sido mista nas últimas décadas: se por um lado é cada vez maior o conceito de que a homossexualidade deve ser respeitado como qualquer outro comportamento humano por outro lado grupos neo-conservadores e grupos religiosos tem eligido a homossexualidade como alvo das suas reivindicações. Em alguns países como a Bélgica, Holanda e Espanha as leis já permitem o casamento civil de pleno direito entre pessoas do mesmo sexo assim como adopção conjunta . Em países como Brasil e Estados Unidos tem se visto um extenso debate sobre estes temas desde meados 2000. Muitos dos países europeus já têm medidas de protecção de casais do mesmo sexo, como é o caso da União de Facto em Portugal e o PaCS em França.

História

Assuntos relacionados

Links Externos

Listas de Discussão

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Homossexualidade

ar:مثلية bg:Хомосексуалност ca:Homosexualitat de:Homosexualität en:Homosexuality eo:Samseksemo es:Homosexualidad fr:Homosexualité he:הומוסקסואליות it:Omosessualità ja:性的指向 nl:Homoseksualiteit no:Homofili pl:Homoseksualizm ro:Homosexualitate ru:Гомосексуализм sv:Homosexualitet zh:同性戀

talvez você goste