𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Petróleo: mudanças entre as edições

Sem resumo de edição
Linha 52: Linha 52:
* [[Irão]] / [[Irã]]
* [[Irão]] / [[Irã]]


==Maiores exportadores de Petróleo==
 
* [[Arábia Saudita]]
* [[Rússia]]
* [[Noruega]]
* [[Iraque]]
* [[Emiratos Árabes Unidos|Emirados Árabes Unidos]]
* [[Venezuela]]
* [[Kuwait]]
* [[Nigéria]]
* [[México]]
* [[Argélia]]
* [[Líbia]]
* [[Irão]] / [[Irã]]
* Note que os [[Estados Unidos da América|Estados Unidos]] consomem a maior parte do que produzem.


=={{Ver também}}==
=={{Ver também}}==

Edição das 02h37min de 12 de junho de 2006

Plataforma marinha de extração do petróleo
Instalação petrolífera
Depósito petrolífero
Limpeza de resíduos petrolíferos


O petróleo (do latim petrus, pedra e oleum, óleo), no sentido de petróleo bruto, é uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom.

É uma mistura de compostos orgânicos, cujos principais constituintes são os hidrocarbonetos. Os outros constituintes são compostos orgânicos contendo elementos químicos como nitrogênio, enxofre, oxigênio (chamados genericamente de compostos NSO) e metais, principalmente níquel e vanádio.

O petróleo é um recurso natural não renovável, e também atualmente a principal fonte de energia. Serve como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se: benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. Já provocou muitas guerras, e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no oriente médio.

Origem do Petróleo

Incremento de temperatura, as moléculas do querogênio começam a ser quebradas, gerando compostos orgânicos líquidos e gasosos, em um processo denominado catagênese. Para se ter uma acumulação de petróleo é necessário que, após o processo de geração, ocorra a migração do óleo e/ou gás através das camadas de rochas adjacentes, até encontrar uma rocha selante e uma estrutura geológica que detenha seu caminho, sob a qual ocorrerá a acumulação do óleo e/ou gás em uma rocha porosa e permeável chamada rocha reservatório. Embora objeto de muitas discussões no passado e que ainda continuam na atualidade, essa teoria ainda continua tendo maior aceitação pela comunidade científica ocidental.

Geologia do Petróleo

Como anteriormente mencionado, o petróleo está associado com grandes estruturas que comunicam a crosta e o manto da terra. Embora muitos geólogos ainda acreditem que o petróleo possa ser formado a partir de substâncias orgânicas procedentes da superfície terreste (detritos orgânicos), esta não é a única teoria sobre a sua formação. Os avanços obtidos na astronomia e astrofísica, na geofísica, cálculos termodinâmicos, estudos de geoquímica da crosta e do manto, estudos oceanográficos entre outros, permitem supor uma origem abiogênica do petróleo e sua posterior contaminação por bactérias às quais serve de nutriente e estas mesmas deixam suas marcas que induzem a um paradoxo para a maioria dos geólogos.

A aplicação de estudos geológicos na prospeccção de petróleo inclui métodos geofísicos (sísmica, gravimetria, magnetometria, imagens de satélite, etc). O petróleo ou gás são encontrados tanto em terra quanto no mar, principalmente nas bacias sedimentares, mas também em rochas do embasamento cristalino. Os hidrocarbonetos ocupam espaços porosos nas rochas, sejam eles entre grãos ou fraturas. As rochas reservatórios e selantes são estudadas através da sedimentologia, estratigrafia e paleontologia. São efetuados estudos das potencialidades das estruturas acumuladoras (armadilhas ou trapas). Durante a perfuração de um poço de petróleo, as rochas atravessadas são descritas, pesquisando-se a ocorrência de indícios de hidrocarbonetos. Logo após a perfuração são investigadas as propriedades radioativas, elétricas, magnéticas e elásticas das rochas da parede do poço através de ferramentas especiais (perfilagem) as quais também permitem identificar e avaliar a ocorrência de hidrocarbonetos.

Questões Políticas e Econômicas

Sendo a principal fonte de energia do planeta, uma riqueza distribuída de forma não igual entre os países e um recurso não-renovável, o petróleo se tornou provavelmente a mais importante substância negociada entre países e corporações, e tem sido, a partir do século XX, um fator político importante e causador de crises entre nações.

Entre os eventos históticos mais importantes que podem ser diretamente ou parcialmente ligados ao petróleo estão:

Principais países produtores de Petróleo


Ver também

Ligações externas

Predefinição:Energias

af:Ru-olie bg:Петрол ca:Petroli cs:Ropa Predefinição:Link FA cy:Petroliwm da:Råolie de:Erdöl en:Petroleum eo:Nafto es:Petróleo fr:Pétrole he:נפט id:Minyak bumi it:Petrolio ja:石油 ko:석유 lt:Nafta nl:Aardolie nn:Petroleum no:Petroleum pl:Ropa naftowa ru:Нефть Predefinição:Link FA sl:Nafta sv:Petroleum Predefinição:Link FA uk:Нафта vi:Dầu mỏ zh:石油

talvez você goste