Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
Linha 45: | Linha 45: | ||
Contudo dificilmente se chegará a um consenso da definição absoluta e definitiva de ''tempo'' porque ele é, para o ser humano, apenas um evento psicológico, apenas uma sensação derivada da transição dum movimento. O tempo, apesar de estar vinculado a eventos externos ao indivíduo, sempre será definido de forma [[Idiossincrasia|idiossincrática]], tanto que estudiosos conceituados ousaram sentenciar: | Contudo dificilmente se chegará a um consenso da definição absoluta e definitiva de ''tempo'' porque ele é, para o ser humano, apenas um evento psicológico, apenas uma sensação derivada da transição dum movimento. O tempo, apesar de estar vinculado a eventos externos ao indivíduo, sempre será definido de forma [[Idiossincrasia|idiossincrática]], tanto que estudiosos conceituados ousaram sentenciar: | ||
“É o jeito que a natureza deu para não deixar que tudo acontecesse de uma vez só.” ([[John Wheeler]]) {{ | “É o jeito que a natureza deu para não deixar que tudo acontecesse de uma vez só.” ([[John Wheeler]]) {{Carece de fontes}} | ||
“Uma ilusão. A distinção entre passado, presente e futuro não passa de uma firme e persistente ilusão. ([[Albert Einstein]]) | “Uma ilusão. A distinção entre passado, presente e futuro não passa de uma firme e persistente ilusão. ([[Albert Einstein]]) |
Edição das 17h41min de 22 de fevereiro de 2010
Este artigo carece de reciclagem de acordo com o livro de estilo. |
Predefinição:Manutenção/Categorizando por assunto
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Dezembro de 2008) |
No sentido estrito, tempo é a quantidade do movimento de um corpo ou sistema de corpos medida analogicamente pelo movimento de outro corpo. Conceito este retirado da Mecânica [1] por se aproximar mais precisamente do conceito de tempo percebido pelos sentidos dos animais, isto é, sentimento do movimento de um corpo em relação a outro.
Tempo no sentido amplo
A concepção comum de tempo é indicada por intervalos ou períodos de duração. Por influência de ideias supostamente desenvolvidas por Einstein (teoria da relatividade), tempo vem sendo considerado como uma quarta dimensão do contínuo espaço-tempo do Universo, que possui três dimensões espaciais e uma temporal.
Pode-se dizer que um acontecimento ocorre depois de outro acontecimento. Além disso, pode-se medir o quanto um acontecimento ocorre depois de outro. Esta resposta relativa ao quanto é a quantidade de tempo entre estes dois acontecimentos. A separação dos dois acontecimentos é um intervalo; a quantidade desse intervalo é a duração.
Uma forma de definir depois baseia-se na assumpção de causalidade. O trabalho realizado pela humanidade para aumentar o conhecimento da natureza e das medições do tempo, através de trabalho destinado ao aperfeiçoamento de calendários e relógios, foi um importante motor das descobertas científicas.
Em teoria, o tempo não flui imutavelmente. O tempo flui se expandindo lentamente, pois as três dimensões estão se inflacionando e, com elas, a quarta dimensão também. Um segundo sempre será um segundo, mas a cada segundo que passa o intervalo de tempo está lentamente aumentando. Retrocedendo ao momento inicial (Big Bang), este mesmo intervalo de tempo (1 segundo) estava correndo quase que estático.
Ao que parece ser a idade do universo em 13,7 bilhões de anos, está se calculando pelo tempo "imutável" de hoje em dia. Pela teoria do tempo se expandindo, o universo teria trilhões de anos.
Em outras palavras, o tempo é uma componente do sistema de medições usado para sequenciar eventos, para comparar as durações dos eventos, os seus intervalos, e para quantificar o movimento de objetos. O tempo tem sido um dos maiores temas da religião, filosofia e ciência, mas defini-lo de uma forma não controversa (que possa ser aplicada a todos os campos) de tudo tem eludido aos maiores conhecedores.[2]
Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairos. Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico (ou sequencial) que pode ser medido, esse último significa "o momento certo" ou "oportuno": um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece. Em teologia descreve a forma qualitativa do tempo (o "tempo de Deus"), enquanto chronos é de natureza quantitativa (o "tempo dos homens").
Na física e noutras ciências, o tempo é considerado uma das poucas quantidades essenciais.[3] O tempo é usado para definir outras quantidades - como a velocidade - e e definir o tempo nos termos dessas quantidades iria resultar numa definição redundante.[4]
Medição do Tempo
As unidades de tempo mais usuais são o dia, dividido em horas, e estas em minutos, e estes em segundos. Os múltiplos do dia são a semana, o mês, e o ano, e este último pode agrupar-se em décadas, séculos e milênios.
O tempo e a percepção humana
O que é o tempo?
Esta pergunta tem intrigado estudiosos, de matemáticos, físicos, filósofos à curiosos ao longo da história da humanidade.(ver ligações externas). Contudo dificilmente se chegará a um consenso da definição absoluta e definitiva de tempo porque ele é, para o ser humano, apenas um evento psicológico, apenas uma sensação derivada da transição dum movimento. O tempo, apesar de estar vinculado a eventos externos ao indivíduo, sempre será definido de forma idiossincrática, tanto que estudiosos conceituados ousaram sentenciar:
“É o jeito que a natureza deu para não deixar que tudo acontecesse de uma vez só.” (John Wheeler) [carece de fontes]
“Uma ilusão. A distinção entre passado, presente e futuro não passa de uma firme e persistente ilusão. (Albert Einstein)
Crianças de colo não têm a noção de tempo, e adultos com certas doenças neurológicas e ou psiquiátricas podem perdê-la.[carece de fontes]
Ver também
Ligações externas
an:Tiempo ar:زمن ast:Tiempu az:Zaman (fizika) ba:Ваҡыт bat-smg:Čiesos be:Час be-x-old:Час bg:Време bn:সময় bs:Vrijeme (fizika) ca:Temps cs:Čas cu:Врѣ́мѧ cv:Вăхăт cy:Amser da:Tid de:Zeit el:Χρόνος en:Time eo:Tempo es:Tiempo et:Aeg eu:Denbora fa:زمان fi:Aika fr:Temps fy:Tiid ga:Am gl:Tempo gn:Ára hak:Sṳ̀-kiên he:זמן hi:काल hr:Vrijeme (fizika) hu:Idő ia:Tempore id:Waktu io:Tempo is:Tími it:Tempo ja:時間 jv:Wektu ka:დრო kaa:Waqıt kk:Уақыт kn:ಕಾಲ ko:시간 la:Tempus lb:Zäit lt:Laikas lv:Laiks mk:Време mr:काळ ms:Masa nah:Cāhuitl nds:Tiet nl:Tijd nn:Tid no:Tid nov:Tempe pa:ਵੇਲਾ pl:Czas qu:Mit'awi ro:Timp ru:Время sah:Кэм scn:Tempu sh:Vrijeme simple:Time sk:Čas (fyzika) sl:Čas sq:Koha sr:Време su:Waktu sv:Tid sw:Wakati szl:Czas ta:நேரம் tg:Соат th:เวลา tl:Panahon (oras) tr:Zaman uk:Час ur:وقت uz:Vaqt vi:Thời gian war:Oras yi:צייט yo:Àsìkò zh:时间 zh-min-nan:Sî-kan zh-yue:時間
- ↑ "tempo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2009, http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=tempo[consultado em 2009-02-10]
- ↑ E. Fitgerald, The Rubaiyat of Omar Khayyam. (Penguin 1989), Stanza lxxi
- ↑ Duff, Michael J.; Okun, Lev B.; Veneziano, Gabriele (2002). «Trialogue on the number of fundamental constants» (PDF). Institute of Physics Publishing for SISSA/ISAS. Consultado em 2 de fevereiro de 2008 p. 17. "I only add to this the observation that relativity and quantum mechanics provide, in string theory, units of length and time which look, at present, more fundamental than any other."
- ↑ Duff, Okun, Veneziano, ibid. p. 3. "There is no well established terminology for the fundamental constants of Nature. … The absence of accurately defined terms or the uses (i.e. actually misuses) of ill-defined terms lead to confusion and proliferation of wrong statements."