𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

J. K. Rowling: mudanças entre as edições

(Joanne Rowling)
Linha 1: Linha 1:
{{Reciclagem}}
{{Portal-HP}}
{{Portal-HP}}
[[Imagem:Joanne k Rowling.jpg|200px|thumb|right|[[Caricatura]] de Joanne Rowling]]
[[Imagem:Joanne k Rowling.jpg|200px|thumb|right|[[Caricatura]] de Joanne Rowling]]

Edição das 19h36min de 21 de dezembro de 2006

Predefinição:Manutenção/Categorizando por assunto

Predefinição:Portal-HP

Caricatura de Joanne Rowling

Joanne Rowling (nascida em Chipping Sodbury, Gloucestershire, 31 de Julho de 1965) é uma escritora britânica, autora da internacionalmente famosa série literária de fantasia sobre o jovem feiticeiro Harry Potter.

Antes de publicar o primeiro livro, sua editora, Bloomsbury, sugeriu a Joanne que usasse iniciais na capa dos livros de Harry Potter (pensando que alguns rapazes poderiam ter preconceitos em comprar um livro escrito por uma mulher). Como tinha apenas um nome próprio, ela escolheu para segundo nome o nome da sua avó favorita, Kathleen.

Em março de 2006, Rowling estava listada pela revista Forbes como detentora de uma fortuna de 1 bilhão de dólares. Mesmo que os números sejam apenas estimativas, os seis primeiros livros de Harry Potter já ultrapassaram a marca de 300 milhões de exemplares vendidos.

Antes de Harry Potter

Joanne Rowling nasceu em South Gloucestershire, Inglaterra, em 31 de julho, 1965, nos arredores de Bristol. Há uma certa confusão em redor do local exato; Rowling disse que nasceu em Chipping Sodbury, a sua certidão de nascimento, aparentemente, afirma que nasceu no Cottage Hospital em Yate. O hospital é chamado de Chipping Sodbury Hospital, mas, na verdadde, está em Yate.

Seu pai, Peter, era gerente da Rolls-Royce, e sua mãe, Anne, era dona de casa. Rowling se descreve na infância como "uma criança com cara de pudim, usando óculos e muito estudiosa - uma menina tímida, esforçada e muito insegura." Sua irmã Diane nasceu quando Rowling tinha quase dois anos. A família mudou-se para Winterbourne, Bristol, quando Rowling tinha quatro anos, e depois para Tutshill, perto de Chepstow, País de Gales, então com nove anos.

Entrou para a escola secundária de Wyedean School and College. Rowling custou a se firmar como boa aluna. "Minha professora distribuía os alunos pela classe conforme a "esperteza" deles, de acordo com os critérios da professora - os mais adiantados à sua esquerda, e os mais lentos, à sua direita". Joanne conta que, nos primeiros tempos, "eu ficava no lugar mais longe à direita da professora, o mais longe possível sem se sentar no playground para ter aulas." Com o tempo, ela conseguiu fazer a transição do fundo da classe para a frente, bem embaixo do nariz da professora. Ela já escrevia bastante nessa época, mas não mostrava os textos para ninguém.

Em dezembro de 1990, a mãe dela sucumbiu a uma longa batalha com uma esclerose múltipla.

Depois de estudar Francês e Línguas Clássicas na Universidade de Exeter, com um ano de estudo em Paris, mudou-se para Londres trabalhando como pesquisadora e secratária bilingue para a Amnistia Internacional.

Então, Rowling mudou-se para Portugal a fim de ensinar inglês como língua estrangeira. Enquanto ali viveu, casou-se com o jornalista televisivo português Jorge Arantes em 16 de Outubro de 1992. Dessa relação nasceu uma criança, Jessica Isabel, antes de divorciarem em 1993.

Em dezembro, 1994, ela e a filha se mudaram para perto de sua irmã em Edimburgo, Escócia. Dava aulas de Francês em uma escola, mas o dinheiro ganho mal dava para sustentar a casa. Sem dinheiro, e com uma filha pequena para cuidar, Rowling entrou em depressão. Foi então quando resolveu começar a escrever sobre Harry Potter. A idéia havia lhe ocorrido em 1990, pouco depois da morte de sua mãe, enquanto fazia uma viagem de comboio de quatro horas entre Manchester e Londres. Desempregada e vivendo com benefícios do governo, ela terminou seu primeiro romance, escrevendo um pouco nos cafés locais de Edimburgo sempre que conseguia fazer Jessica dormir.

Nome

O nome completo de Rowling é “Joanne Rowling”, e não como é freqüentemente suposto “Joanne Kathleen Rowling”. Antes de publicar seu primeiro volume, a Bloomsbury temia que o público alvo que incluía garotos hesitassem em comprar livros de uma mulher. Eles pediram a Rowling para usar duas iniciais, para não revelar o primeiro nome. Como não tinha nome do meio, ela escolheu o K de sua avó, Kathleen, como uma segunda incial de seu pseudônimo. O nome Kathleen nunca fez parte de seu nome registrado. Ela se chama de “Jo” e diz: “Ninguém nunca me chamou de ‘Joanne’ quando eu era jovem, a menos que estivessem nervosos”. O seu sobrenome é pronunciado “Rolling”, não rima com “howling” como muitos pensam – ou, como afirma em seu site: “ ‘ Rowling’ (a primeira sílaba é pronunciada ‘row’ como em Remar (rou), e não como ‘row’ em Brigar (rau))”. Isso gerou piadinhas fracas e de mal – gosto como ‘Rowling Stones’

Vida atual e família

Em 2001, Rowling comprou uma luxuosa casa de campo do século dezenove estilo Killiechassie , nas margens do Rio Tay, perto de Aberfeldy, em Perth e Kinross,Escócia. Rowling também possui uma casa em Morningside, Edinburgh, e uma casa de estilo Geogiana em Londres, em uma rua que, de acordo com o jornal The Guardian, tem o preço médio de uma casa em £4.27 million (aproximadamente R$ 17,48 milhões), incluindo possívelmente uma piscina subterrânea e um equipe de segurança 24 horas.

Em 26 de dezembro de 2001, Rowling se casou com Dr. Neil Murray, um anestesiologista, em uma cerimônia particular em sua casa em Aberfeldy. Seu filho deles, David Gordon Rowling Murray nasceu pouco depois de Rowling ter começado a escrever Harry Potter e o Enigma do Príncipe, e por isso Rowling tirou “férias” e parou de trabalhar no livro para cuidar de seu filho durante os primeiros anos de vida. A filha mais nova de Rowling, Mackenzie Jean Rowling Murray, nasceu em janeiro de 2005, a quem ela dedicou Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

Em sua honra

O asteróide (43844) Rowling foi batizado em sua homenagem no inicio de 2006,[1] e a recente descoberta do dinossauro Pachycephalosaurid Dracorex hogwartsia, atualmente no Museus para crianças em Indianapolis, foi nomeado em homenagem ao universo potteriano em maio de 2006.[2]

Caridade

Toda renda obtida através da venda dos livros Animais Fantásticos e Onde Habitam e Quadribol Através dos Séculos foi revertida para a instituição de caridade britânica Comic Relief.
Rowling contribuiu com dinheiro e sustentação para muitas outras causas de caridade, especialmente pesquisas e tratamento de esclerose múltipla, do qual sua mãe faleceu em 1990. Esta morte afetou intensamente seu modo de escrever, de acordo com a própria escritora. Em 2006, Rowling contribuiu uma quantia substancial para a criação de um novo Centro para Medicina Regenerativa, em Edimburgo. Por razões desconhecidas, Scotland, país adotado por Rowling, tem a maior taxa de esclerose múltipla do mundo.
Em Janeiro de 2006, Rowling foi a Budapeste levantar fundos para o "Children's High Level Group", uma organização devotada a reforçar os direitos humanos das crianças, particularmente do oeste europeu.

Televisão

Rowling fez uma participação especial como ela mesma no desenho animado americano The Simpsons, em uma episódio relacionado a um tema britânico intitulado The Regina Monologues. A participação consiste em um pequeno e divertido diálogo entre ela e Lisa Simpson, que pronuncia de forma errada o nome de Rowling.

Lisa: Olha! É J.K Rowling, autora dos livros de Harry Potter. Você fez com que toda uma geração de crianças se interessasse por leitura.

Rowling: Obrigada, jovem garotinha.

Lisa: Pode me dizer o que acontece no final da série?

Rowling:(suspiro) Ele cresce e se casa com você. É isso que você queria ouvir?

Lisa: (com ar apaixonado) Sim!

O produtor Russell T. Davies pediu a Rowling para escrever um episódio para a série de 2005 Doctor Who, Rowling ficou “feliz com a sugestão, mas simplesmente [não] tinha tempo.”

Em julho de 2005, entrevistada junto com administradores dos sites MuggleNet e Leaky Cauldron, ela revelou que é uma grande admiradora do trabalho de Aaron Sorkin no programa de TV The West Wing.

Processos

Rowling já se envolveu em vários processos relacionado a série Harry Potter.

Nancy Stouffer

No final dos anos 90, Nancy Stouffer, uma autora de livros infantis publicados nos anos 80, começou a criar publicidade em cima da alegação de que os livros de Rowling eram baseados em seus livros, incluindo The Legend of Rah and the Muggles e Larry Potter and His Best Friend Lilly. Stouffer processou Rowling e Scholastic, Inc. em uma corte americana, também nomeando Time Warner como um dos processados. Rowling, Scholastic e Warner Bros. Processaram Stouffer em Nova Iorque, pedindo a corte para julgar que não havia ocorrido nenhuma quebra de direitos autorais em relação ao trabalho de Stouffer, e pediu por sanções e pagamentos aos advogados como punição. Em setembro de 2002 a corte decidiu em favor de Rowling, afirmando que Stouffer havia mentido para a corte e falsificavo e forjado documentos para auxiliar seu caso. Stouffer foi multada com US$50,000 e foi ordenada a pagar parte dos gastos dos querelantes. Em janeiro de 2004 foi anunciado que a apelação de Stouffer contra o primeiro julgamento havia sido rejeitada. A corte de apelação concordou que as alegações de Stouffer haviam sido corretamente descartadas porque “nenhum jurado de respeito poderia encontrar qualquer confusão sobre a autoria dos trabalhos de ambos os envolvidos” Um relatório sobre o julgamento (requer uma inscrição) pode ser encontrado aqui. O julgamento de 2002 pode ser encontrado aqui.

New York Daily News

Em 19 de junho de 2003 Rowling e sua editora Scholastic anunciaram que iriam processar o jornal New York Daily News por 100 milhões de dólares devido ao jornal ter imprimido informações sobre seu novo trabalho Harry Potter e a Ordem de Fênix antes da data oficial da liberação do livro. O livro seria liberado dia 21 de junho em um sábado, mas o jornal havia publicado um sumario da trama e pequenas citações na quarta-feira anterior. A imagem que acompanhava mostrava duas páginas do livro com texto legível. Entretanto, a história ficou ainda mais complicada quando foi revelado que o jornal havia comprado o livro de uma loja onde o dono recebeu os livros por atacado e decidiu colocar alguns exemplares a amostra. O dono alegou que não estava ciente que ele deveria esperar até sábado para vender os livros.

Casa de Editoração Bashu, Chengdu

Em 2003, “seqüências” em chinês não autorizadas da série Harry Potter, como Harry Potter and Leopard-Walk-Up-to-Dragon (Harry Potter e o Leopardo andou até o Dragão), apareceram para a venda na China. Esses livros, escritos por ghostwriters (pessoas que escrevem tomando o nome de outra pessoa, com consentimento ou não), contiam personagens de trabalhos de outros autores, incluindo Gandalf do Senhor dos Anéis escrito por J.R.R Tolkien, e o titulo de um personagem de L. Frank Baum que escreveu O Mágico de Oz. Os advogados de Rowling, com êxito, tomaram ações legais contra os editores dos livros e os mesmos foram a pagar por danos.

Editora Eksmo

Também em 2003, cortes na Holanda proibiram a distribuição de uma tradução em holandês de Tanya Grotter and the Magical Double Bass o primeiro livro da popular série de Dmitry Yemets sobre uma garota aprendiz de bruxaria chamada Tanya Grotter. Rowling e seus editores processaram, argumentando que os livros de Grotter violavam leis de direito autoral. Yemets junto com seus editores orginais de Moscow, Eksmo, argumentaram, mas sem sucesso que os livros constituíam uma parodia, o que é permitido pelas leis de direito autoral.

Livros

(Fantastic Beasts and Where to Find Them e Quidditch Through the Ages são pequenos livros dando a entender que são fac-similes de livros mencionados nos romances. Pensa-se que tenham sido escritos sob pseudónimos de J.K. Rowling, no entanto ela nunca negou o facto de não ter sido ela a autora.)

Ligações externas

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Joanne Rowling



Predefinição:Link FA

ar:جيه.كيه. رولنج ast:Joanne Kathleen Rowling bg:Джоан Роулинг bs:Joanne Kathleen Rowling ca:Joanne Kathleen Rowling cs:Joanne Rowlingová cy:J. K. Rowling da:J.K. Rowling de:Joanne K. Rowling el:Τζ. Κ. Ρόουλινγκ en:J. K. Rowling eo:J. K. Rowling es:J. K. Rowling et:J. K. Rowling fa:جوآن رولینگ‌ fi:J. K. Rowling fr:Joanne Kathleen Rowling ga:J. K. Rowling gl:J.K. Rowling he:ג'יי קיי רולינג hi:जे. के. रोलिंग hr:Joanne Kathleen Rowling hu:Joanne Kathleen Rowling id:J.K. Rowling it:Joanne Kathleen Rowling ja:J・K・ローリング ka:როულინგი, ჯოან ko:조앤 롤링 la:Ioanna Rowling lt:J. K. Rowling ms:Joanne Kathleen Rowling nl:Joanne Rowling nn:J.K. Rowling no:J.K. Rowling pl:Joanne Kathleen Rowling ro:Joanne Kathleen Rowling ru:Роулинг, Джоан Кэтлин scn:J. K. Rowling sh:J. K. Rowling simple:J. K. Rowling sk:Joanne Rowlingová sl:J. K. Rowling sq:Joanne K. Rowling sr:Џоан Кетлин Роулинг sv:J.K. Rowling th:เจ. เค. โรว์ลิ่ง tr:J. K. Rowling vi:J. K. Rowling zh:乔安·罗琳 zh-min-nan:J. K. Rowling

  1. «Citation for (43844)». Consultado em 28 de abril de 2006 
  2. «Citation for Dracorex Hogwartsia». Consultado em 8 de junho de 2006 

talvez você goste