𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Discussão:Psicologia: mudanças entre as edições

(Uma Ciência Médica)
Sem resumo de edição
Linha 55: Linha 55:


   A Psicologia é antes de tudo uma Ciência da Saúde tal qual a Medicina o é, para tal é necessário que se compreenda estes dois termos ( Ciência e Saúde ), infelizmente o meio ciêntifico ainda caminha preso  
   A Psicologia é antes de tudo uma Ciência da Saúde tal qual a Medicina o é, para tal é necessário que se compreenda estes dois termos ( Ciência e Saúde ), infelizmente o meio ciêntifico ainda caminha preso  
a padrões do século xx ( como vários pseudo estudiosos). Como poderemos avançar para este século e nele atuarmos se reconhecermos o Homem apenas como Mente e Corpo físico separado da sua essência comportamental ? Para os mais desinformados na área da Ciência da Saúde que fique claro uma coisa. Nos dias de hoje está mais que cientificamente comprovado a interferência do Sistema Nervoso no comportamento bem como o inverso, o bem estar humano a que chamamos de saúde só é possível a partir dessa interação corpo físico (fenômeno em estado de compreensão  pela Medicina e corpo emocional (fenômeno em estado de compreensão  pela Psicologia). E mais, para o futuro quem sabe muito em breve poderemos finalmente compreender cientificamente a terceira dimensão do complexo humano quando nos permitiremos abraçar a mais importante de todas as implicações deste tema, a transcendencia extendendo nossa visão ao que chamamos de dinâmica espiritual.
a padrões do século xx ( com seus vários pseudo estudiosos). Como poderemos avançar para este século e nele atuarmos ao desassociar o corpo físico da sua essência comportamental ? Para os mais desinformados na área da Ciência da Saúde que fique claro uma coisa. Nos dias de hoje está mais que cientificamente comprovado a interferência do Sistema Nervoso no comportamento bem como o inverso, o bem estar humano a que chamamos de saúde só é possível a partir dessa interação harmônica, corpo físico (fenômeno em estado de compreensão  pela Medicina) e corpo emocional (fenômeno em estado de compreensão  pela Psicologia). E mais, para o futuro quem sabe muito em breve poderemos finalmente compreender cientificamente a terceira dimensão do complexo humano quando nos permitiremos abraçar a mais importante de todas as implicações deste tema, a transcendencia extendendo nossa visão ao que chamamos de dinâmica espiritual.
Edmilson Teodoro
Edmilson Teodoro

Edição das 05h11min de 21 de abril de 2007

A Psicologia como ciência que estuda o comportamento é resultado da visão de nossa época. Vários manuais e enciclopédias colocam a Psicologia como ciência que estuda os fenômenos psíquicos. O que faz jus ao significado etimológico do seu nome e sua origem filosófica. Foi um ramo da filosofia até o século XIX, antes de se tornar uma ciência autônoma. Melhor ficaria então:


A psicologia não pode ser considerada uma ciência porque antes que se a defina como tal, é imprescindível que seja determinado o paradigma científico sob o qual tal afirmação se baseia. Vale ressaltar que as teorias psicológicas apresentam enfoques muito variados, de maneira que sequer poderíamos falar em Psicologia como um campo definido e delimitado - tal qual um campo supostamente científico.

   Além disso, talvez fosse mais pertinente dizer que a Psicologia 'estuda os fenômenos psíquicos e' se propõe à tarefa de estabelecer as leis básicas destes fenômenos psíquicos, estudar as vias de sua evolução, descobrir os mecanismos que lhe servem de base e descrever as mudanças que ocorrem nessa atividade nos estados patológicos. Mas tal afirmação seria pertinente apenas se ainda se considerasse que a Psicologia vai muito além desta descrição. E, fundamentalmente poderíamos considerar que o termo patologia é muitas vezes empregado com fins de exclusão social, de modo que poderíamos elaborá-lo com o sentido de forma autêntica de expressão e "existência".

A wikipédia não serve para defendermos teses e opiniões próprias mas apresentar as que são comuns, por exemplo, entre os académicos e comunidade científica. Qualquer outra opinião deve também ser referida desde que se diga quem é que a defende. Manuel Anastácio 22:42, 16 Out 2004 (UTC)

personalidade

do Lat. personalitate

s. f., qualidade ou carácter próprio de uma pessoa (física ou moral); conjunto estruturado e estruturador de caracteres que distinguem os indivíduos; consciência individual da unidade do eu; individualidade;

psicologia

do Gr. psyché, alma + lógos, tratado

s. f., estudo científico do pensamento, da percepção, da emoção, da aprendizagem e do comportamento dos seres humanos e das suas relações e interacções

     com o ambiente físico e social; tratado acerca da alma humana ou das suas faculdades intelectuais e morais; psiquismo.

Sinto-me repetitivo dizendo isso, mas Psicanálise NÃO É Psicologia e Sigmund Freud nunca foi Psicólogo, isso é um erro e está escrito neste artigo.

== psicologia e~UM FAOTR MUITO BOM,POIS A ARTE DE SER UM PSICOLÓGO É SEMPRE ESTAR PODENDO AJUDAR AO PROXIMO!!

Reestruturação

Tomei a liberdade de corrigir alguns erros de concordância do artigo, e acrescentar uma mescla de história e idéias da psicologia, afim de tornar prático o sistema de buscas. Em breve estarei pondo o resto do conteúdo. --Jonatas P. 04:06, 26 Junho 2006 (UTC)

Vandalismo

Estão vandalizando o artigo, e tornando-o retundante ao colocar que a psicologia estuda mente e comportamento. O comportamento é um processo "externo" da mente, faz parte do estudo da mente e portanto não deve ser colocado como diferente de mente. O comportamento é o processo de conação da mente; se foi colocado, como na edição anterior, "Psicologia é a ciência que estuda mente e comportamento", haverá uma redundância, uma descaracterização de ciência (como algo que estuda um foco apenas, mas com possibilidade do estudo de outros "mini-focos"), e uma perda para a Wikipedia em legitimidade. Sou um usuário registrado (Jonatas_Passos), que entro no meu serviço, e não me logo pois não carrego minha senha, e para que o artigo continue com qualidade (ou aumente de) peço algum tipo de providência. --201.14.246.79 13:07, 10 Janeiro 2007 (UTC)

Behaviorismo / Comportamentalismo / Comportamentismo

Apesar de comportamentalismo ser um termo amplamente divulgado, não podemos esquecer que isso é uma tradução grosseira e incorreta de behaviorism. Usar a palavra behaviorismo também não passa de um desncessário anglicismo uma vez que temos um radical que atende à necessidade semântica para a tradução. Entendo que comportamentismo seja uma tradução mais justa e adequada do termo. Poderiamos deixar claro no artigo que behaviorism pode ser traduzido também como comportamentismo. Golbery 16:35, 17 Fevereiro 2007 (UTC)

Psicologia biológica

Não consigo crer que em pleno século XXI, seja escrito, em um lugar como a wikipedia, um sub-título sob o nome de "Psicologia biológica", ainda mais abarcando ramos da psicologia que nascem com um forte conteúdo filosófico, como o Humanismo, ou com com um forte conteúdo espiritualista, como a psicologia Transpessoal, ou ainda escolas saidas da própria Psicanálise, como a psicologia Analítica.

O homem é composto de alma e corpo, mas apenas didaticamente. Sabemos, através de estudos em neurociências, por exemplo, que o biológico interfere no psicológico e vice-versa (Vide Psicossomática).

Estranha-me, ainda mais, que quem fez tal citação, desconheça que o comportamentalismo (ou comportamentismo, como o colega acima bem disse) tem um conteúdo biológico mais claro (sem negar os processo internos, que chamamos de Comportamentos encobertos) do que as teorias supracitadas. Corrigi isto e continuarei a corrigir possíveis abusos de informações pessimamente elaboradas e de profundo mal gosto. --Jonatas P. 06:25, 1 Abril 2007 (UTC)

Uma Ciência Médica

  A Psicologia é antes de tudo uma Ciência da Saúde tal qual a Medicina o é, para tal é necessário que se compreenda estes dois termos ( Ciência e Saúde ), infelizmente o meio ciêntifico ainda caminha preso 

a padrões do século xx ( com seus vários pseudo estudiosos). Como poderemos avançar para este século e nele atuarmos ao desassociar o corpo físico da sua essência comportamental ? Para os mais desinformados na área da Ciência da Saúde que fique claro uma coisa. Nos dias de hoje está mais que cientificamente comprovado a interferência do Sistema Nervoso no comportamento bem como o inverso, o bem estar humano a que chamamos de saúde só é possível a partir dessa interação harmônica, corpo físico (fenômeno em estado de compreensão pela Medicina) e corpo emocional (fenômeno em estado de compreensão pela Psicologia). E mais, para o futuro quem sabe muito em breve poderemos finalmente compreender cientificamente a terceira dimensão do complexo humano quando nos permitiremos abraçar a mais importante de todas as implicações deste tema, a transcendencia extendendo nossa visão ao que chamamos de dinâmica espiritual. Edmilson Teodoro

talvez você goste