Sem resumo de edição |
|||
Linha 72: | Linha 72: | ||
*[http://www.bluebus.com.br/ BlueBus], notícias sobre publicidade, mídia | *[http://www.bluebus.com.br/ BlueBus], notícias sobre publicidade, mídia | ||
*[http://www.sobresites.com.br/publicidade/], links de agências, criação publicitaria, eventos, planejamentos e muito mais | *[http://www.sobresites.com.br/publicidade/], links de agências, criação publicitaria, eventos, planejamentos e muito mais | ||
{{esboço}} | {{esboço}} |
Edição das 20h33min de 26 de maio de 2006
Predefinição:Sidebar with collapsible lists
A Publicidade é uma actividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, Propaganda comercial.
Publicidade é também uma habilitação do curso de graduação em Comunicação Social.
Actualmente a Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial actividades como o planeamento, criação, veiculação e produção de peças publicitárias.Mas estudos mostram uma tabuleta em argila encontrada por arqueólogos, a qual continha inscrições babilônicas, anunciando a venda de gado e alimentos, demonstrando que já se utilizava de algum tipo de publicidade na antiguidade (mesmo sem saber o que era isso). Foi porém, após a Revolução Francesa (1789), que a publicidade iniciou a trajetória que a levaria até o seu estágio atual de importância e desenvolvimento. Hoje, todas as atividades humanas se beneficiam como o uso da publicidade: Profissionais liberais, como médicos, engenheiros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros, etc..., a própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, internet e outros.
Em Portugal o termo publicidade é usado diversas vezes como sinónimo de propaganda ou para representar a actividade realizada por uma agência de propaganda.
Áreas de atuação em uma agência de publicidade
Dentro de uma agência de publicidade ocorre uma divisão das tarefas. Como em uma empresa normal, há departamentos designados para determinadas funções, porém, por se tratar de uma profissão "criativa" às vezes esses departamentos, ou o modo operacional da empresa, podem diferenciar de empresas de outros segmentos. Os cargos mais comuns que encontramos nas agências são: Atendimento, Mídia, Planejamento, Criação, Finalização, Produção (Produção gráfica e RTVC).
- Atendimento: Responsável pela comunicação cliente-agência e agência-cliente. É o profissional de atendimento que apresenta peças e campanhas, planejamentos etc.
- Mídia: Elabora o planejamento de mídía, de modo a atingir melhor cobertura e frequência com o mínino de gastos o público-alvo esperado.
- Planejamento: O profissional de Planejamento é responsável pela criação do plano de comunicação, estudando o mercado atual, a concorrência, o público consumidor, fatores do macroambientais e microambientais, etc. Tudo isso para traçar com precisão as metas e objetivos do cliente a curto, médio ou longo prazo.
- Criação: Este departamento se subdivide em duplas, diretor de arte e redator. É deste departamento que saem as idéias para os comerciais e anúncios impressos.
- Finalização: Setor da agência ligado à criação, fazem a arte-finalização de anúncios, editam imagens e preparam arquivos para mandar para a produção.
- Produção: Neste departamento são feitos orçamentos dos custos de produção, acompanhamento da produção. São profissionais que entendem de toda linha de produção e montagem de banners, flyers, outdoors e comerciais, além de ser o contato da agência com seus fornecedores.
Mídia como área da publicidade
Publicidade e Propaganda. Comunicação Social e Mercadológica.
Para melhor compreender o que significa a mídia no processo da publicidade contemporânea, seria interessante apresentar a sua origem. Mídia é o plural da palavra médium, que em latim significa meio. Foi adotada pelos norte-americanos (media), e posteriormente incorporada à lingua portuguesa como "Mídia". A Mídia é absolutamente parte integrante do processo mercadológico e podemos dizer que, se a propaganda é uma função de marketing, a Mídia, por sua vez, é função da propaganda. Deve ser entendida como investimento para geração de resultados.
Dentre tantas funções, podemos sintetizar que sua função básica é propor caminhos para que a mensagem chegue ao público-alvo. Porém com o passar do tempo, essa tarefa se tornou bem mais complexa, exigindo do profissional um conhecimento mais específico e aprofundado dos diversos meios de comunicação.
BALONISMO PROMOCIONAL
O balonismo promocional é considerada uma estratégia de marketing inovadora por sua praticidade de montagem e funcionamento, vem ganhando espaço a cada grande evento realizado. Impulsionado por empresários, pilotos e agências de publicidade, as ações promocionais com balões de ar quente Para nossa realidade contemporânea: a melhor opção custo/benefício em propaganda e marketing.
Publicidade no Brasil
Em 2000, a publicidade brasileira se mantém entre as quatro mais premiadas no Festival Internacional de Propaganda de Cannes - um dos principais no exterior - e consolida-se como uma das mais importantes do mundo. Em termos de faturamento, nos últimos anos o mercado publicitário nacional alterna períodos de acelerado crescimento e de estabilidade. Em 1996 movimenta 8,3 bilhões de dólares e, dois anos depois, chega a 9,4 bilhões de dólares - um crescimento de 12,7%, de acordo com dados do Ibope Monitor. Em 1999, o setor passa por um momento de estabilidade. No entanto, por causa da desvalorização do real, no início de 1999, o valor dos investimentos em dólar registra uma queda, passando a 6,6 bilhões.
As formas de publicidade mais utilizadas no país são anúncios, outdoors, propaganda em ônibus (busdoor), marketing direto, patrocínios e merchandising. Os principais meios de comunicação são os preferidos dos anunciantes e das agências. Conforme dados do Projeto Inter-Meios, em 1999 a maior parte dos investimentos destinam-se à televisão aberta (56%), seguida por jornal (24%), revista (10%) e rádio (5%). A propaganda em TV por assinatura, outdoor e outras mídias fica com os 5% restantes. O setor que mais investe em publicidade é o do comércio varejista - 3,6 milhões de reais em 1999. Em seguida estão os serviços ao consumidor, com 2,1 milhões de reais, e as empresas ligadas a cultura, lazer, esporte e turismo, com 1 milhão de reais.
Publicidade oficial
O governo federal investe cerca de 600 milhões de reais em publicidade anualmente. Já os governos estaduais e municipais gastam por volta de 400 milhões. A maior parte das campanhas publicitárias oficiais destina-se ao esclarecimento da população - como a da vacinação infantil, a da terceira idade e a da prevenção à Aids - e à divulgação institucional, como a do programa Avança Brasil. O Ministério da Educação é o maior anunciante governamental, com despesas publicitárias em torno de 80 milhões de reais; em seguida vêm o Banco do Brasil, com 51 milhões, e o Ministério da Justiça, com 47 milhões. Todos os órgãos e empresas públicas dão preferência à TV para veicular suas campanhas, por causa do grande alcance dessa mídia em todo o país.
Agências
Não existem dados precisos sobre a quantidade de agências de propaganda em atividade no país, principalmente porque não há exigência legal de registro desse tipo de estabelecimento em um órgão centralizador, como ocorre em outros setores. De acordo com estimativas da Federação Nacional de Agências de Propaganda (Fenapro) e da Abap, o número de agências oscila entre 4 mil e 8 mil, em agosto de 2000.
A maior do país em 1999, pelo sexto ano consecutivo, é a McCann-Erikson, com um faturamento de 153,4 milhões de reais - quase o dobro da segunda colocada, a DM9/DDB, com 78 milhões. Esse resultado garante à McCann-Erikson também o título de maior agência da década no Brasil.
Das dez principais agências, quatro possuem capital 100% nacional (Total, DPZ, Propeg e Talent), uma é 100% norte-americana (Young & Rubicam) e cinco são mistas (McCann-Erikson, com capital 78% norte-americano; Giovanni, FCB AS, com 60% norte-americano; Almap/BBDO, com 50% norte-americano; Carillo Pastore Euro RSCG, com 49% francês; e DM9/DDB, que não revela a participação acionária).
Todos os anos, os melhores anúncios brasileiros participam de festivais internacionais, como os de Cannes, Londres, Clio, Nova York e Fiap, e de premiações nacionais, das quais se destacam o Prêmio Abril, o Profissionais do Ano, o de Gramado e o da Central de Outdoor. Segundo o Anuário de Propaganda da Editora Meio&Mensagem, a agência mais premiada em 1999 é a AlmapBBDO. Quarta maior agência do país em faturamento, ela arremata 13 prêmios no ano, entre nacionais e internacionais. Em seguida vêm a DM9, com 11 prêmios, e a F/Nazca, com 10.
Propaganda e internet
De acordo com pesquisa do Anuário de Propaganda 2000, da Editora Meio&Mensagem, tanto agências quanto anunciantes consideram a internet uma grande mídia a ser explorada e apostam no e-commerce para revolucionar o mercado. Das empresas consultadas, 34% já tiveram experiência com o e-commerce e, dessas, 74% gostaram dos resultados. Porém, para Luís Lara, diretor da agência Lew, Lara Propaganda e Comunicação, por enquanto a internet é vista mais como mídia de apoio do que como ferramenta estratégica de publicidade. Isso acontece porque o mercado ainda não tem a sua disposição pesquisas confiáveis, que avaliem com segurança o que o consumidor está comprando na internet e mensurem o impacto de um grande investimento nesse tipo de mídia. De acordo com dados da Associação Brasileira de Agências de Propaganda (Abap), até agosto de 2000 menos de 1% da verba publicitária total é destinada à internet.
Links externos
- Janela Publicitária, portal sobre comunicação de marketing, com links para agências, fornecedores, portfólios etc.
- Meio&Mensagem, jornal publicitário
- BlueBus, notícias sobre publicidade, mídia
- [1], links de agências, criação publicitaria, eventos, planejamentos e muito mais
cs:Reklama da:Reklame de:Werbung el:Διαφήμιση en:Advertising eo:Reklamo es:Publicidad fi:Mainonta fr:Publicité he:פרסום id:Iklan ja:広告 lt:Reklama lv:Reklāma nl:Reclame no:Reklame pl:Reklama ro:Publicitate simple:AdvertisingÖsl:Oglaševanje sv:Reklam zh:廣告 oii