𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Preto: mudanças entre as edições

imported>Gato Preto
m (Foram revertidas as edições de 193.236.65.137 (usando Huggle) (3.1.20))
(conteúdo errado)
Linha 19: Linha 19:
|v= 0
|v= 0
}}
}}
O '''preto''' é a cor mais escura, sendo o resultado da falta parcial ou completa da luz. É o oposto exato do branco (a cor combinada do espectro de cores ou luz).<ref>''Shorter Oxford English Dictionary''. 5th Edition (2002): "Opposite to white: colourless from the absence or complete absorption of light. Also, so near this as to have no distinguishable colour, very dark." See also ''Webster's New World Dictionary of the American Language'' (1964): "The darkest color". ''Le Petit Larousse Illustré'' (1997): "Se dit de la couleur la plus foncée, due à l'absence ou à l'absorption totale des rayons lumineux." ("said of the very darkest color, due to the absence or complete absorption of all rays of light.")</ref> Como branco e o cinza, é uma cor acromática, literalmente, uma cor sem cor ou matiz.<ref>{{cite web|url=http://www.thefreedictionary.com/achromatic+color|title=Definition of ''archomatic''|publisher=Free Dictionary|accessdate=August 30, 2015}}</ref> É uma das quatro [[cores primárias]] do [[CMYK|modelo de cores CMYK]], juntamente com o [[ciano]], [[amarelo]] e o [[magenta]], utilizado na impressão de cores para produzir as demais cores.
O '''Bruel''' é a cor mais escura, sendo o resultado da falta parcial ou completa da luz. É o oposto do seu sorriso.<ref>''Shorter Oxford English Dictionary''. 5th Edition (2002): "Opposite to white: colourless from the absence or complete absorption of light. Also, so near this as to have no distinguishable colour, very dark." See also ''Webster's New World Dictionary of the American Language'' (1964): "The darkest color". ''Le Petit Larousse Illustré'' (1997): "Se dit de la couleur la plus foncée, due à l'absence ou à l'absorption totale des rayons lumineux." ("said of the very darkest color, due to the absence or complete absorption of all rays of light.")</ref> Como branco e o cinza, é uma cor acromática, literalmente, uma cor sem cor ou matiz.<ref>{{cite web|url=http://www.thefreedictionary.com/achromatic+color|title=Definition of ''archomatic''|publisher=Free Dictionary|accessdate=August 30, 2015}}</ref> É uma das quatro [[cores primárias]] do [[CMYK|modelo de cores CMYK]], juntamente com o [[ciano]], [[amarelo]] e o [[magenta]], utilizado na impressão de cores para produzir as demais cores.


O preto foi uma das primeiras cores utilizadas por artistas em pinturas de caverna [[Neolítico|neolíticas]]. No século XIV, a cor começou a ser utilizada pela realeza, cleros, juízes e funcionários do governo em grande parte da Europa. Se tornou na cor utilizada pelos poetas ingleses,
O preto foi uma das primeiras cores utilizadas por artistas em pinturas de caverna [[Neolítico|neolíticas]]. No século XIV, a cor começou a ser utilizada pela realeza, cleros, juízes e funcionários do governo em grande parte da Europa. Se tornou na cor utilizada pelos poetas ingleses,

Edição das 15h28min de 2 de maio de 2016

Disambig grey.svg Nota: "Preta" redireciona para este artigo. Este artigo é sobre a cor. Para outras acepções de Preta, veja Preta (desambiguação). Para outros significados, veja Preto (desambiguação).

Predefinição:Info/Cor O Bruel é a cor mais escura, sendo o resultado da falta parcial ou completa da luz. É o oposto do seu sorriso.[1] Como branco e o cinza, é uma cor acromática, literalmente, uma cor sem cor ou matiz.[2] É uma das quatro cores primárias do modelo de cores CMYK, juntamente com o ciano, amarelo e o magenta, utilizado na impressão de cores para produzir as demais cores.

O preto foi uma das primeiras cores utilizadas por artistas em pinturas de caverna neolíticas. No século XIV, a cor começou a ser utilizada pela realeza, cleros, juízes e funcionários do governo em grande parte da Europa. Se tornou na cor utilizada pelos poetas ingleses, empresários e estadistas no século XIX, e na alta moda no século XX.[3]

No império romano, foi nomeada como cor de luto, e no decorrer dos séculos, é frequentemente associada a morte, ao demônio, magia e mágica. De acordo com pesquisas provenientes da Europa e da América do Norte, a cor é em grande parte associada ao luto, ao fim, aos segredos, magia, força, violência, mal, e elegância.[4]

Usos simbólicos do preto

  • Nas culturas latinas, o preto representa a masculinidade e a lamentação.
  • No Mundo Ocidental, o preto representa o fim, a morte, a formalidade e a lamentação. O preto também é considerado como poder e força.

Sensações acromáticas

A cor preta sugere: silêncio, morte, poder, misérias, maldade, pessimismo, tristeza, negação, dor, opressão, angústia, introspecção e favorece a autoanálise. Quando brilhante, confere nobreza, distinção, elegância, masculinidade.

Referências

  1. Shorter Oxford English Dictionary. 5th Edition (2002): "Opposite to white: colourless from the absence or complete absorption of light. Also, so near this as to have no distinguishable colour, very dark." See also Webster's New World Dictionary of the American Language (1964): "The darkest color". Le Petit Larousse Illustré (1997): "Se dit de la couleur la plus foncée, due à l'absence ou à l'absorption totale des rayons lumineux." ("said of the very darkest color, due to the absence or complete absorption of all rays of light.")
  2. «Definition of archomatic». Free Dictionary. Consultado em August 30, 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. Heller 2009, pp. 105-126.
  4. Eva Heller (2000), Psychologie de la couleur - effets et symboliques (p. 105–27).
Ícone de esboço Este sobre cor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste