𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Veja: mudanças entre as edições

imported>Leslie
m (Revertidas edições por 201.26.85.129, para a última versão por 201.0.45.105)
Linha 44: Linha 44:


[[en:Veja (magazine)]]
[[en:Veja (magazine)]]
[[es:Veja]]

Edição das 13h48min de 25 de setembro de 2005

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Veja (desambiguação).

A Veja é uma revista brasileira (semanal) de informação, de distribuição nacional, fundada em 1968 e sediada em São Paulo. Foi criada pelo jornalista italiano radicado no Brasil Victor Civita, com inspiração na revista estado-unidense Time. É publicada pela Editora Abril.

A Revista

A revista aborda temas a respeito do cotidiano da sociedade brasileira como política, economia, cultura, comportamento, mundo, guerras, além de trazer artigos de opinião acerca de temas atuais e polêmicos. Trata temas como tecnologia, ecologia e religião com certa regularidade. Possui seções fixas sobre cinema, livros, música e guias que procuram facilitar a vida do leitor. A revista é a de maior circulação do Brasil, a quarta maior em circulação no mundo e é considerada uma das referências em imprensa escrita brasileira.

Fatos Históricos

Em 1992 a revista publicou uma entrevista exclusiva com Pedro Collor de Mello (irmão do então presidente Fernando Collor de Mello) onde o entrevistado denunciava irregularidades de desvio de dinheiro público em uma suposta parceria com Paulo César Farias. Esta entrevista desencadeou uma série de novas denuncias e investigações culminando com o impeachment e a renúncia do Presidente da República.

Artigo sobre a Wikipédia

Arquivo:Veja article on Wikipedia.jpg
Artigo da Veja sobre a Wikipédia

Em 23 de janeiro de 2005, a Veja publicou um artigo não assinado sobre a Wikipédia com o título "Feita por quem quiser", colocando dúvidas sobre a confiabilidade da enciclopédia. De acordo com o artigo, a liberdade de alteração do conteúdo da Wikipédia é a causa de seu sucesso e também "é a maior falha da Wikipédia, pois seus artigos estão sujeitos a [indivíduos] ignorantes e mal-intencionados". É feita uma comparação com a Encyclopaedia Britannica, que teve seu primeiro artigo sobre psicanálise escrito, de acordo com a revista, por Sigmund Freud.

A revista declarou que o mecanismo de correção da Wikipédia "funciona melhor em assuntos dos quais muitas pessoas estão interessadas [...], como tecnologia. Torna-se desastroso quando trata de temas políticos e obscuros".

Para provar seu ponto, a Veja alterou (colocando uma informação incorrecta) o artigo sobre o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, no artigo da versão em inglês da Wikipédia.

No artigo sobre Lula, a revista alterou a informação correta de que Lula tinha "nascido em uma pequena vila do estado de Pernambuco", para "nascido em uma grande cidade do estado industrial de Pernambuco". Pelos padrões brasileiros, Pernambuco não se destaca como um estado industrial e Lula é conhecido por ter nascido em uma pequena vila. Veja alegou que a informação falsa permaneceu na página por dois dias, até que eles mesmos a removeram.

No histórico do artigo, a mudança encontra-se feita pelo IP 200.196.241.1 em 17 de janeiro, que pertence a Editora Abril, e depois a reversão é feita pelo mesmo usuário, em 19 de janeiro, dois dias depois. Em seu artigo, a revista não demonstrou preocupação com nenhuma pessoa que possa ter pesquisado sobre Lula no período. As mudanças feitas podem ser vistas aqui. Tal atitude é conhecida na wikipédia como vandalismo furtivo.

Este tipo de teste da Wikipédia foi bastante criticado por não aferir adequadademente a sua confiabilidade. O teste apenas mostrou que informação errada pode estar contida na Wikipédia, assim como em todas as outras enciclopédias.

Colunistas da Veja

Ver também

Ligações externas

Wiki letter w.svg Este é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

en:Veja (magazine) es:Veja

talvez você goste