𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Sexo: mudanças entre as edições

imported>Jaques O. Carvalho
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
No âmbito da [[biologia]], os membros da maior parte das [[espécie]]s de seres [[vida|vivos]] do [[clade|domínio]] [[eucarionte|Eukariota]] estão divididos em duas ou mais categorias chamadas de '''sexos'''. Estas categorias se referem a grupos complementares que podem combinar o respectivo material [[genética|genético]] - normalmente o [[DNA]] - através da [[conjugação]]. Este processo é chamado de '''[[reprodução]] sexuada'''.
Me liga, vai.
 
Normalmente, uma espécie tem dois sexos: ''[[masculino]]'' e ''[[feminino]]'' O sexo feminino é definido como aquele que produz o [[gâmeta]] (ou ''gameta'', a [[célula]] reprodutiva) maior e geralmente [[imóvel]] - o ''[[óvulo]]''.
 
No entanto, há espécies com mais de dois tipos de sexo e outras, como alguns [[fungi]], que desenvolvem estruturas aparentemente semelhantes onde se produzem células sexuais também semelhantes, mas com capacidade para conjugar-se. Nestes casos, diz-se que o sexo é ''[[diferenciação|indiferenciado]]''.
 
----
 
A palavra <i>sexo</i> também é usada para se referir aos [[órgão]]s sexuais, à [[relação]] [[sexual]] (os atos físicos relacionados com a [[reprodução]] sexuada) e outros comportamentos da [[sexualidade]] humana.
 
----
 
==Sexo diferenciado==
 
Nas [[espécie]]s com '''sexo [[diferenciação|diferenciado]]''', os [[órgão]]s sexuais (ou [[genitália]]s) são diferentes e produzem [[gâmeta]]s diferentes. Estes órgãos podem estar separados em indivíduos diferentes e então a espécie chama-se '''[[dióico|dióica]]''', como acontece normalmente nos [[mamíferos]], ou encontrarem-se no mesmo individuo, como acontece na maior parte das [[plantae|plantas]] verdes; nesse caso, a espécie denomina-se '''[[monóico|monoica]]'''. Os animais de espécies monóicas são também denominados '''[[hermafrodita]]s'''.
 
Em muitas espécies dióicas, para além da presença de órgãos sexuais diferentes - '''caracteres sexuais primários''' -, pode haver outras diferenças exeriores nos indivíduos, tais como diferentes cores da [[plumagem]] na maior parte das [[aves]], ou a presença de [[mama]]s nas [[fêmea]]s e sua ausência nos [[macho]]s, como acontece nos mamíferos - '''caracteres sexuais secundários'''. Quando isto acontece, diz-se que a espécie exibe [[dimorfismo sexual]].
 
Entre os [[mamífero]]s, [[ave]]s e várias outras espécies, o sexo é determinado pelos [[cromossoma]]s sexuais, chamados '''X''' e '''Y''' nos mamíferos e '''Z''' e '''W''' nos pássaros. Normalmente, os [[macho]]s apresentam um de cada (XY), enquanto [[fêmea]]s têm dois cromossomas X (XX). Todos os indivíduos possuem pelo menos um cromossoma X, e o cromossoma Y é geralmente mais curto que o cromossoma X com o qual é emparelhado, e está ausente em algumas espécies, o que acarreta algumas variações consideráveis.
 
==Sexo indiferenciado==
 
Nas [[espécie]]s com '''sexo indiferenciado''', como é o caso das [[bactéria]]s e na maioria dos [[protista]]s (ou [[protozoário]]s), dois indivíduos - duas [[célula]]s - aparentemente iguais [[conjugação|conjugam-se]] e juntam o material [[genético]] para dar origem a novos indivíduos com uma [[herança]] genética partilhada dos dois [[progenitor]]es (normalmente depois da [[meiose]]).
 
Nos [[fungi|fungo]]s, dois indivíduos aparentemente iguais, mas com características sexuais diferentes, geralmente denominados de ''positivo'' e ''negativo'', numa situação conhecida como [[heterotalismo]], podem unir as suas [[hifa]]s e juntar vários [[núcleo celular|núcleos]] na mesma célula. Dois destes núcleos podem conjugar-se e o [[zigoto]] resultante sofrer [[meiose]] para dar origem a [[esporo]]s [[haplóide]]s que darão origem a novos indivíduos.
 
Em alguns outros [[organismo]]s existem mais de dois sexos, mas também se reproduzem em pares (quaisquer sexos diferentes entre si podem se reproduzir).
 
Algumas espécies, como [[minhoca]]s, [[abelha]]s e [[gecko]]s, são capazes tanto de [[reprodução]] sexuada quanto assexuada.
 
== Sexo e Gênero ==
Muitas pessoas, entre os quais os [[página principal|cientistas sociais]], usam o termo "sexo" para se referir à divisão biológica em macho e fêmea, e "[[gênero]]" para se referir ao papel social atribuído a uma pessoa baseado em seu sexo aparente e/ou em outros fatores contingentes. Para a [[identidade]] [[sexual]] (de gênero), o sentimento individual de pertencer a um gênero, e para [[perceção]] de gênero como uma descrição de como o gênero de uma pessoa é percebido (veja também [[Berdache|berdache]], [[hijra]], [[xanith]] e [[transexual]]).
 
Existe enorme variação de atitudes [[cultura]]is, entre e dentro das [[sociedade]]s, em relação a sexo, [[sexualidade]] e [[papel (sociologia|papéis]] sexuais. É interesante, e talvez significativo, que algumas sociedades identifiquem indivíduos jovens com características [[comportamento|comportamentais]] [[atípico|atípicas]] e, em vez de puni-los ou ministrar-lhes [[terapia]] [[corretiva]], socializem-nos de tal forma que suas características individuais proverão a eles uma função necessária e/ou útil para a sociedade por um papel reconhecido e respeitado (veja também [[pajé]], [[xamã]], [[curandeiro]], [[tong-ki]].)
 
==Órgãos Sexuais==
 
A palavra '''sexo''' também é utilizada para fazer referência aos [[órgão]]s sexuais (''[[genitália]]s''), tanto o [[masculino]] quanto o [[feminino]]. No caso dos seres humanos, o "sexo" do homem se chama ''[[pênis]]'' e o da mulher ''[[vagina]]''.
 
Existe uma grande quantidade de nomes e termos para se referir aos órgãos sexuais humanos. Por pudor de se utilizar termos muito explícitos, objeto de certo tabu social, se utilizam perífrases e termos próprios de certos [[registro lingüístico|registros lingüísticos]]. Para mais informação e exemplos, veja: ''[[gíria]] sexual''.
 
 
 
[[da:køn]] [[de:Geschlecht]] [[eo:Genro]] [[es:sexo]] [[fr:sexe]] [[he:&#1502;&#1497;&#1503;]] [[it:Sesso]] [[nl:sekse]] [[ja:%E6%80%A7%E5%88%A5]] [[simple:Sex]] [[sv:Kön]] [[zh:%E6%80%A7%E5%88%AB]]

Edição das 21h05min de 12 de agosto de 2004

Me liga, vai.

talvez você goste