imported>Ikescs |
|||
Linha 117: | Linha 117: | ||
* [http://www.rankings.com.br/google/ Como a Google funciona] | * [http://www.rankings.com.br/google/ Como a Google funciona] | ||
* [http://www.google.com/ncr Google.com em inglês] | * [http://www.google.com/ncr Google.com em inglês] | ||
* [http://omega.codigolivre.org.br/index.php/Como_usar_melhor_o_google como usar melhor o google] | |||
== Veja tambem:== | == Veja tambem:== |
Edição das 20h57min de 2 de maio de 2005
Google é o nome da empresa que criou e mantém um dos maiores sites de busca da internet. O serviço foi criado a partir de um projeto de doutorado dos então estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996. Este projeto, chamado de Livraria digital, surgiu devido à frustração de seus criadores com os sites de busca da época e teve por objetivo construir um site de busca mais avançado, rápido e com uma maior qualidade de links. Brin e Page conseguiram seu objetivo e, além disso, apresentaram um sistema com grande relevância às respostas e um ambiente extremamente simples.
Uma das propostas dos criadores do Google era ter uma publicidade discreta e bem dirigida para que o utilizador perca o menor tempo possível, sem distrações.
A escolha do nome
O nome Google foi escolhido por causa da expressão googol, inventada por um matemático estado-unidense, que representa o numero 1 seguido de 100 zeros ou 10 elevado a 100, para demonstrar assim a imensidão da Web.
Em 1997 Page e Brin registram o domínio Internet google.com e apresentam sua tecnologia ao Escritório de Licenciamento Tecnológico (Office of Technology Licensing) da Universidade Stanford, que se encarregou de entrar em contato com companhias de internet que poderiam estar interessadas no Google.
História
Em 1998 a empresa foi formalmente fundada no estado da Califórnia, EUA com um investimento inicial de 100 mil dólares, num cheque dado por Andy Bechtolsheim (co-fundador da Sun Microsystems) e, a partir daí, tanto o serviço de busca como o número de outros serviços cresceu vertiginosamente, tendo ainda em 1998 mais de 25 milhões de páginas indexadas com mais de dez mil acessos por dia.
Em 1999 o Google já responde por 500 mil consultas diárias e conclui seu primeiro contrato comercial com a RedHat, a qual começa a prover o sistema operacional Linux para os servidores Google.
Em 2000 o Google passa a ser o novo motor de busca do Yahoo, tomando o lugar do tradicional Inktomi, já neste ano Google era o motor de busca mais popular segundo pesquisa da StatMarket.
Em 2001 Google ganha um prêmio Webby, e adquire mais de 700 milhões de mensagens trocadas pela UseNet desde 1981.
Em 2002 entram no ar os serviços Froogle, pesquisa de produtos na internet, e o Googlenews, que busca notícias em milhares de sites da web. Neste ano o Google aparece como o site de busca mais utilizado, com cerca de 55% do mercado e já possui mais de 3 bilhões de páginas indexadas.
Em 2003 Google adquire o Blogger.com, o diário online mais popular da Internet e o com o maior número de usuários e é lançado o livro 'Google Hacks', com dicas sobre como utilizar o Google.
Em 2004 o número de páginas indexadas pelo serviço passava de 4 bilhões, somadas a 880 milhões de imagens e 840 milhões de posts da Usenet. Entre os serviços disponibilizados pelo Google estão os diários online Blogger e o site de relacionamento Orkut.
A empresa Google fez sua estréia no Nasdaq, bolsa de valores das empresas eletrônicas nos EUA, no dia 19 de agosto de 2004, com o valor das ações subindo 15% no primeiro dia, passando de 85 dólares para 98 por ação, com isto o valor de mercado do Google no seu primeiro dia na bolsa alcançou 25 bilhões de dólares.
Estima-se que para servir os resultados de busca para os milhões de visitantes diários, a empresa mantém funcionando mais de 60 mil servidores Linux que dispõem de mais de 5 Petabytes (5 milhões de gigabytes) de armazenamento em disco.
Curiosidades
Uma pesquisa da consultoria WBI Brasil aponta o Google como o buscador mais utilizado no Brasil. A pesquisa teve 1106 respostas entre agosto e outubro de 2004 e informou que 98,83% dos internautas pesquisados utilizam máquinas de busca diariamente. A pesquisa aponta que o Google é o grande preferido, com 83,40% da preferência dos internautas. Em segundo aparece o Cadê com apenas 9,36% da preferência, o Yahoo vem em terceiro com 5,95%, MSN com 1,08% e Altavista com 0,21%. Atualmente o Google é o terceiro site mais acessado do mundo e o quarto no Brasil, ficando só atrás dos portais UOL, IG e Terra.
Alguns recursos do Google
A quantidade de informações na Internet é tão grande e tão diversificada que é praticamente impossível encontrar tudo o que se precisa sem o uso de um mecanismo de busca. Existem ferramentas de busca muito boas na Internet, como o Altavista, o AlltheWeb, o Yahoo e o MSN. No entanto, nenhum desses sites consegue ter a amplitude do Google. Existem boas razões para isso.
O Google atualiza sua base de informações diariamente. Existe o crawler Googlebot, um "robô" do Google que busca por informações novas em tudo o que for site. Isso é realmente interessante porque cerca de aproximadamente 4 dias depois de uma matéria ser publicada em um site já é possível encontrá-la no Google. Outros mecanismos de busca também possuem crawlers, mas eles não são tão eficientes em termos de atualização e de classificação de informações.
Outra razão para o sucesso do Google é o sistema PageRank. Trata-se de um [(algoritmo]] desenvolvido pelos próprios fundadores do Google - Larry Page e Sergey Brin - na Universidade de Stanford, que atribui uma pontuação (um PageRank) a páginas web, de acordo com a quantidade e a qualidade dos links (externos ou internos) que apontem para ela; o PageRank é um dos fatores de maior peso na definição do ordenamento das páginas apresentadas pela Google. Em outras palavras, quanto mais links existirem apontando para uma página, maior é seu grau de importância no Google. Como conseqüência, essa página tem maior probabilidade de obter um bom posicionamento nas buscas, pois o PageRank indica que a comunidade da Web (por meio de links) elegeu aquela página como de maior relevância o assunto pesquisado. Além disso, o Google analisa os assuntos mais pesquisados e verifica quais sites tratam aquele tema de maneira significativa. Para isso, ele checa a quantidade de vezes que o termo pesquisado aparece na página, por exemplo.
Google disponibiliza ainda um recurso extremamente útil: o de cache. O Google armazena quase todas as páginas rastreadas pelo Googlebot e permite que esse conteúdo seja acessado mesmo quando o site original não está no ar. Por exemplo, suponha que você fez uma pesquisa e ao clicar em um link que aparece na página de resultados você constatou que aquela página não existe mais. Se você clicar em "Em cache", um link que fica junto a cada item disponibilizado na página de resultados, você acessará uma cópia daquela página que está armazenada no Google.
Outros dois fatores importantes são a simplicidade e clareza. A combinação desses itens foi trabalhada desde a concepção do Google. Devido a isso, é possível acessar um site leve, sem poluição visual e cujas opções são facilmente localizáveis. o Google é capaz de realizar buscas em mais de 300 tipos de arquivos.
O Google oferece, além de seu tradicional mecanismo de busca, vários outros serviços, como o Google News, o Orkut, o Froogle, o Gmail, entre outros. Para saber de algumas novidades que estão para vir ou para saber quais os principais projetos em que o Google trabalha atualmente, basta visitar o Google Labs.
Dicas para uso do Google
Quem sabe aproveitar todas as opções do Google certamente encontrará o que deseja, por mais complexo ou por mais desconhecido que o assunto seja. Se os recursos certos forem usados, as chances de encontrar algo que seja interessante à pesquisa aumentam consideravelmente.
Cálculos
Fazer cálculos no Google é simples. Digite, por exemplo, 2 + 2, 18 * 3, 14 / 8 ou 4 - 3 e veja o que acontece. O Google consegue realizar operações desde operações básicas até as mais complexas. Basta digitar o tipo de cálculo desejado. Veja a lista:
- 5 ^ 3 --> faz 5 elevado a 3
- sin(45 degrees) --> faz o seno de 45 *
- tan(45 degrees) --> faz a tangente de 45 *
- cos(45 degress) --> faz o cosseno de 45 *
- sqrt (90) --> faz a raiz quadrada de 90
- ln (13) --> faz o logaritmo base e de 13
- log (1,000) --> faz o logaritmo base 10
- 50! --> faz o fatorial de 50
- 4th root of 64 --> faz o cálculo da quarta raiz de 64 **
* O degrees não é obrigatório. Digite-o somente quando desejar o valor em graus. Sem o degrees, o valor é fornecido em radianos.
** Para 1, deve-se usar st em vez de th. O mesmo vale para 2, onde deve-se nd e 3, onde deve-se usar rd. Para 4 e os demais números, deve-se usar th.
Você não precisa usar cada operação por vez. É possível criar uma equação. Por exemplo, (14+554)*ln(13)/tan(90)+ 1. O Google dará como resultado -729.197942.
Conversões
É possível fazer conversões no Google.
Veja a lista de conversões:
- 50 miles in km
- Faz 50 milhas em quilômetros
- 10 kg in lb
- Faz 10 quilos em libras
- 30 cm in ft
- Faz 30 centímetros em pés
- VI in arabic numerals
- Transforma VI em número arábico (o que utilizamos hoje em dia)
- 2004 in roman numerals
- Transforma 2004 em números romanos
- 9 hours in minutes
- Transforma 9 horas em minutos
- 365 days in hours
- Transforma 365 dias em horas
Em todos os casos, é possível que você faça as operações de modo contrário. E há outras conversões. Basta saber os nomes das medidas em inglês e experimentar no Google. No lugar dos valores, você pode usar equações. Por exemplo, 10/5+459 in roman numerals. O Google mostrará CDLXI. Outra maneira de fazer este tipo de conversão é escrevendo em formato de pergunta a medida desejada, em inglês, como nos exemplos abaixo:
- How many cm are in 40 km?
- Quantos centrímetros há em 40 km?
- How many miles are in 9041 cm?
- Quantas milhas há em 9041 centímetros?
- How many hours are in 8 days?
- Quantas horas há em 8 dias?
Outras funcionalidades do Google
Busca por sistema operacional
O Google tem páginas para sistemas operacionais. Assim, se você é usuário de Linux ou Mac, por exemplo, poderá buscar assuntos específicos para esses sistemas. Veja lista de páginas:
Referências externas
- Google.com
- Google Brasil
- Google Portugal
- Como a Google funciona
- Google.com em inglês
- como usar melhor o google
Veja tambem:
bg:Google cs:Google da:Google de:Google el:Google en:Google eo:Google es:Google fa:گوگل fi:Google fr:Google gl:Google he:גוגל hr:Google hu:Google id:Google it:Google ja:Google ko:구글 ku:Google nl:Google no:Google pl:Google ro:Google ru:Google simple:Google sr:Гугл sv:Google tr:Google tt:Google wa:Google zh:Google