𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Microsoft Windows: mudanças entre as edições

Linha 65: Linha 65:


Lançado pela Microsoft em julho de [[1998]], trazia como novidade a completa integração entre o sistema operacional e a Internet. Uma segunda edição, chamada de '''Windows 98 SE''' (de '''S'''econd '''E'''dition) foi lançada em [[1999]] e trazia drivers e programas atualizados. Muitos usuários classificam esse sistema como '''insatisfatório'''.
Lançado pela Microsoft em julho de [[1998]], trazia como novidade a completa integração entre o sistema operacional e a Internet. Uma segunda edição, chamada de '''Windows 98 SE''' (de '''S'''econd '''E'''dition) foi lançada em [[1999]] e trazia drivers e programas atualizados. Muitos usuários classificam esse sistema como '''insatisfatório'''.
DD


===Windows ME===
===Windows ME===

Edição das 19h21min de 20 de outubro de 2005

Microsoft Windows é um sistema operacional muito popular, criado pela Microsoft (empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen).

O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada versão, embora haja uma enorme quantidade de cópias ilegais instaladas.

Apesar do sistema ser conhecido pelas suas falhas críticas na segurança e como plataforma de vírus e spywares, o impacto deste sistema no mundo atual é simplesmente incalculável devido ao enorme número de cópias instaladas. Um conhecimento mínimo do sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, para muitas pessoas, indispensável, mesmo leiga em informática.

Significado do nome

A palavra windows em inglês significa janelas. A sua interface é baseada num padrão de janelas que exibem informações e recebem respostas dos utilizadores através de um teclado ou de cliques do mouse.

Este padrão de interface não foi, no entanto, criado pela Microsoft, como veremos adiante. A empresa teve dificuldades em registrar a marca Windows, não por isso mas devido ao facto da palavra ser de uso comum no inglês.

Necessidade

Podemos dizer que um computador não possui nenhuma utilidade prática sem pelo menos um sistema operacional instalado. Resumidamente, ele é responsável pelo funcionamento do computador, controle dos periféricos, execução de aplicativos, gerência de memória, rede, etc. Mais detalhes podem ser vistos no artigo específico de sistemas operacionais.

As versões do Windows estão preocupadas em atender essas necessidades no mercado empresial e doméstico, e suas características e falhas devem ser vistas neste contexto.

Origem e história

O Windows só começa a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da versão Windows 95 lançada em Agosto de 1995. O que havia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre alguma versão dos sistemas DOS, como MS-DOS, PC-DOS ou DR-DOS. Somente o MS-DOS era produzido pela própria Microsoft.

O MS-DOS é um sistema operativo que não dispõe de interface gráfica, funciona através de comandos de texto introduzidos no teclado pelo utilizador. O Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do mouse, que até à altura era considerado supérfluo em computadores de tipo IBM-PC.


Principais versões

Windows 1.0

Ver artigo principal: Windows 1.0

A Microsoft anunciou o lançamento deste que foi o primeiro Windows na primavera de 1981, porém, ele foi lançado no dia 20 de novembro de 1985. O Windows 1.0 não foi nenhum grande sucesso comparado com seus sucessores da década de 90, devido à limitação do hardware da época. Rodando em XTs (computadores da época) que tinham apenas 512Kb de memória, o Windows consumia praticamente tudo.

O Windows 1.0 continha um jogo de aplicações para desktop, um calendário, bloco de notas, calculadora relógio e programas de telecomunicações. Também iniciou o conceito de barras de tarefas, redimensionamento e customização de janelas e um esboço do atual painel de controle. Nesta versão ainda não havia suporte à sobreposição de janelas.

Windows 2.0

Ver artigo principal: Windows 2.0

Lançado em 2 de abril de 1987.

Apesar das melhorias esta versão não foi sucesso pelos mesmos motivos da versão anterior, apesar dos 386 já estarem no mercado, sistema não conseguia usar toda a capacidade do processador (problema resolvido no Windows 3.0), sendo mais um problema que uma solução.

Windows 3.x

Ver artigo principal: Windows 3.x

Voltada principalmente a redes locais (LANs) propiciando maior facilidade aos usuários construírem suas próprias redes.

Pode ter sido responsável pela saída do mercado de empresas como Novell e Lantastic que dominavam como fornecedoras de NOSes (sistemas operacionais para redes) em plataformas cliente-servidor e ponto a ponto, respectivamente.

Windows 95

Ver artigo principal: Windows 95

Lançada em 24 de agosto de 1995. Mudança radical na forma de apresentação e interface com o usuário, graças ao uso das instruções de 32 bits. Todas as versões anteriores eram baseadas em 16 bits. Os nomes dos ficheiros (arquivos) puderam a partir de então ter 255 caracteres (mais uma extensão de três caracteres) e não apenas 8 (com a extensão de 3) como ocorria nas anteriores versões.

Windows NT

Ver artigo principal: Windows NT

O Windows NT foi lançado pela Microsoft com o objetivo principal de fornecer mais segurança e comodidade para usuários de empresas e lojas. A sigla NT significa New Tecnology(nova tecnologia) e a partir de 2001 este tipo de windows começou a ter outros nomes, ser oferecido também para usuários domésticos e começou a mudar de visual, como um exemplo o Windows XP, o "NT mauricinho". este windows permaneceu sem popularidade até o fim da era 9x/ME, quando lançaram o Windows 2000 ou NT 5.0.

Windows 98

Ver artigo principal: Windows 98

Lançado pela Microsoft em julho de 1998, trazia como novidade a completa integração entre o sistema operacional e a Internet. Uma segunda edição, chamada de Windows 98 SE (de Second Edition) foi lançada em 1999 e trazia drivers e programas atualizados. Muitos usuários classificam esse sistema como insatisfatório. DD

Windows ME

Ver artigo principal: Windows ME

Com poucas diferenças para o Windows 98, ele parece ter sido um sistema que foi lançado para dar alguma resposta aos fãs que esperavam por uma nova versão, enquanto o Windows XP não fosse lançado. Trata-se basicamente de uma implementação do Kernel do Windows 2000 na arquitetura do Windows 98, resultando no Windows ME. É considerada por algumas pessoas como uma versão ruim e defeituosa.

Windows 2000

Ver artigo principal: Windows 2000

O lançamento desse Windows marcou o começo da era NT(New Tecnology) ainda com defeitos de segurança, como por exemplo as senhas serem salvas em um arquivo próprio e visível o que facilitava a ação de Hackers e invasores, ainda não apresentava muita semelhança com o XP no visual que até então ainda era o mesmo do ME..

Versões: Professional, Server, Advanced Server e Datacenter Server.

Windows XP

Ver artigo principal: Windows XP

É a versão mais recente. Roda em formatações FAT32 (File Allocation Table, em português: "tabela de alocação de arquivos") ou NTFS (New Tecnology File System, em português: "nova tecnologia de sistema de arquivos"). A sigla XP deriva da palavra eXPeriência. Uma das principais diferenças em relação às versões anteriores é quanto à interface. Trata-se da primeira mudança radical desde o lançamento do Windows 95.

Versões: Home, Professional, Tablet PC, Media Center Edition. Embedded e Starter Edition

O nome de código desta versão, antes do lançamento era Whistler.

Windows Server 2003

Ver artigo principal: Windows Server 2003

Versões: Standard Edition, Enterprise Edition, Data Center Edition e Web Edition (32 e 64 bits).

Windows Vista

Ver artigo principal: Windows Vista

Próxima versão do sistema operacional Windows, previsto para o final de 2006, A primeira beta foi lançada no final de julho de 2005. No qual a microsoft reduziu e aumentou de tal maneiro o windows e o kernel, com esse sistema você precisa ter no mínimo 512 de memória ram, um leitor de dvd, segundo o que Microsoft disponibilizou para leitores, surge uma tecnologia de pastas e diretorios virtuais, tornando assim mais seguro o sistema de arquivos e com um kernel bem revisado ele passa a detectar mais periféricos.

Blackcomb

Ver artigo principal: Blackcomb

Prometido para 2008.

Até a versão 3.11, o sistema roda em 16 bits, daí em diante, em 32 bits. As últimas versões (como o XP, o 2003 e o futuro "Longhorn" (nome de código)) já estão preparadas para os 64 bits.

Windows CE

Ver artigo principal: Windows CE

Versão minimalista que equipa dispositivos com sistemas embarcados como rádios automotivos, celulares, PDAs, robôs, TVs e etc...


Compatibilidade

Os primeiros Windows como o 1.0, 2.0 e 3.x só são compatíveis com o HD formatados com o sistema de ficheiros FAT, ou como é chamado, FAT16. No salto do 3.1 para o 95B (Windows 95 OSR 2/OSR 2.1), os HD's poderiam ser formatados em FAT32 ou VFAT ("V" de Virtual). Inicialmente lançado com o Windows NT, a tecnologia NTFS é agora o standard de facto para esta classe. Com a convergência de ambos sistemas, o Windows XP passou também a preferir este formato.

Características técnicas

A principal linguagem de programação usada para se escrever o código-fonte das várias versões do Windows é a linguagem C.

Domínio de mercado e monopólio

Ícone de esboço Este sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

bg:Windows ca:Microsoft Windows cs:Microsoft Windows da:Microsoft Windows de:Microsoft Windows el:Microsoft Windows en:Microsoft Windows eo:Vindozo es:Microsoft Windows eu:Microsoft Windows fi:Microsoft Windows fr:Microsoft Windows gl:Windows he:חלונות hi:माइक्रोसॉफ़्ट विन्डोज़ hr:Microsoft Windows hu:Microsoft Windows id:Windows it:Microsoft Windows ja:Microsoft Windows ko:마이크로소프트 윈도우즈 ku:Microsoft Windows lb:Microsoft Windows lt:Microsoft Windows lv:Microsoft Windows ms:Microsoft Windows nds:Microsoft Windows nl:Microsoft Windows nn:Microsoft Windows no:Microsoft Windows pl:Microsoft Windows ro:Windows ru:Windows simple:Microsoft Windows sk:Microsoft Windows sl:Microsoft Windows sv:Microsoft Windows th:ไมโครซอฟท์วินโดวส์ tr:Microsoft Windows uk:Microsoft Windows vi:Microsoft Windows zh:Microsoft Windows zh-min-nan:Microsoft Windows

talvez você goste