𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Sistema operativo: mudanças entre as edições

Linha 42: Linha 42:
Usada geralmente por usuários avançados e em atividades específicas, como gerenciamento remoto, utiliza poucos recursos de ''hardware'' em comparação a interface gráfica.
Usada geralmente por usuários avançados e em atividades específicas, como gerenciamento remoto, utiliza poucos recursos de ''hardware'' em comparação a interface gráfica.
Nesse tipo de ambiente, raramente se usa o ''mouse'', embora seja possível através do uso da biblioteca ''[[ncurses]]'' no desenvolvimento dos ''softwares''.
Nesse tipo de ambiente, raramente se usa o ''mouse'', embora seja possível através do uso da biblioteca ''[[ncurses]]'' no desenvolvimento dos ''softwares''.
== Classificações ==
Em relação ao seu projeto (arquitetura), segundo Tanenbaum (1999):
* ''Kernel'' [[monolítico]] ou monobloco: o ''kernel'' consiste em um único processo executando numa memória protegida (espaço do ''kernel'') executando as principais funções.  Ex.: [[MAC OS X]], [[OS/2]], [[Windows]], [[Linux]], [[FreeBSD]].
* ''[[Microkernel]]'' ou modelo cliente-servidor: o ''kernel'' consiste de funções mínimas (comunicação e gerenciamento de processos), e outras funções, como sistemas de arquivos e gerenciamento de memória, são executadas no espaço do usuário como serviços; as aplicações (programas) são os clientes. Ex.: [[GNU Hurd]], [[Mach (kernel)|Mach]].
* Sistema [[em camadas]]: funções do ''kernel'' irão executar em camadas distintas, de acordo com seu nível de privilégio. Ex.: [[Multics]].
* Monitor de máquinas virtuais: fornece uma abstração do hardware para vários sistemas operacionais. Ex.: [[VM/370]], [[VMware]], [[Xen]].
Quanto ao gerenciamento de processos, pode-se usar a seguinte classificação:
* [[Monotarefa]]: pode-se executar apenas um processo de cada vez Ex.: [[MS-DOS]].
* [[Multitarefa]]: além do próprio SO, vários processos de utilizador (tarefas) estão carregados em memória, sendo que um pode estar ocupando o processador e outros ficam enfileirados, aguardando a sua vez. O compartilhamento de tempo no processador é distribuído de modo que o usuário tenha a impressão que vários processos estão sendo executados simultaneamente. Ex: [[OS/2]], [[Windows]], [[Linux]], [[FreeBSD]] e o [[Mac OS X]].
* [[Multiprocessamento]]: o SO distribui as tarefas entre dois ou mais processadores.
* Multiprogramação: o SO divide o tempo de processamento entre vários processos mantendo o processador sempre ocupado.
Quanto à quantidade de usuários que podem utilizar o sistema simultaneamente:
* [[Monousuário]]: apenas um usuário por vez (apesar de poder suportar recursos como '''troca de usuário'''). Ex.: [[Windows]].
* [[Multiusuário]]: vários usuários usam o computador ao mesmo tempo, seja por diversos [[terminal|terminais]], seja por [[conexão remota]] como o [[SSH]]. Ex.: [[Linux]], [[Unix]].


== Exemplos de sistemas operacionais ativos ==
== Exemplos de sistemas operacionais ativos ==

Edição das 09h20min de 20 de novembro de 2009

Estimativa do uso atual de sistemas operativos segundo uma amostra de computadores com acceso a Internet (Fonte: W3counter).

Um sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) é um programa ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o usuário.

Segundo alguns autores (Silberschatz et al, 2005; Stallings, 2004; Tanenbaum, 1999), existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional:

  • pela perspectiva do usuário ou programador (visão top-down): é uma abstração do hardware, fazendo o papel de intermediário entre o aplicativo (programa) e os componentes físicos do computador (hardware); ou
  • numa visão bottom-up, de baixo para cima: é um gerenciador de recursos, i.e., controla quais aplicações (processos) podem ser executadas, quando, que recursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados.

A sigla usual para designar esta classe de programas é SO (em português) ou OS (do inglês Operating System).

76iry

Visão geral

Um sistema operativo pode ser visto como um programa de grande complexidade que é responsável por todo o funcionamento de uma máquina desde o software a todo hardware instalado na máquina. Todos os processos de um computador estão por de trás de uma programação complexa que comanda todas a funções que um utilizador impõe à máquina. Existem vários sistemas operativos; entre eles, os mais utilizados no dia a dia, normalmente utilizados em computadores domésticos, são o Windows, Linux e Mac OS X.

Um computador com o sistema operativo instalado poderá não dar acesso a todo o seu conteúdo dependendo do utilizador. Com um sistema operativo, podemos estabelecer permissões a vários utilizadores que trabalham com este. Existem dois tipos de contas que podem ser criadas num sistema operativo, as contas de Administrador e as contas limitadas. A conta Administrador é uma conta que oferece todo o acesso à máquina, desde a gestão de pastas, ficheiros e software de trabalho ou entretenimento ao controlo de todo o seu Hardware instalado. A conta Limitada é uma conta que não tem permissões para aceder a algumas pastas ou instalar software que seja instalado na raiz do sistema ou então que tenha ligação com algum Hardware que altere o seu funcionamento normal ou personalizado pelo Administrador. Para que este tipo de conta possa ter acesso a outros conteúdos do disco ou de software, o administrador poderá personalizar a conta oferecendo permissões a algumas funções do sistema como também poderá retirar acessos a certas áreas do sistema.

O sistema operativo funciona com a iniciação de processos que este irá precisar para funcionar correctamente. Esses processos poderão ser ficheiros que necessitam de ser frequentemente actualizados, ou ficheiros que processam dados úteis para o sistema. Poderemos ter acesso a vários processos do sistema operativo a partir do gestor de tarefas, onde se encontram todos os processos que estão em funcionamento desde o arranque do sistema operativo até a sua utilização actual. Pode-se também visualizar a utilização da memória por cada processo, no caso de o sistema operativo começar a mostrar erros ou falhas de acesso a programas tornando-se lento, pode-se verificar no gestor de tarefas qual dos processos estará bloqueado ou com elevado número de processamento que está a afectar o funcionamento normal da memória.

h

Interface de uso

Sistema operacional com interface gráfica, no caso, o Debian com blackbox.

Os sistemas operacionais fornecem abstração de hardware para que seus recursos possam ser usados de maneira correta e padronizada, mas para ser possível operar um computador, é necessário fornecer também uma interface para que o usuário possa desfrutar dos recursos do sistema. Atualmente existem dois tipos de interface: o GUI (graphical user interface), conhecida também por interface gráfica, e o CUI (command-line interface), sendo essa mais conhecida como interface de linha de comando.

GUI (Graphical user interface)

Nesse tipo de interface, o usuário tem a disposição um ambiente de trabalho composto por menus, ícones, janelas e outros itens disponíveis. O usuário interage com esse tipo de interface usando o mouse, podendo também usar o teclado e teclas de atalho. É possível fazer todo tipo de tarefa usando interface gráfica, como edição de vídeos e imagens, sendo somente alguns tipos muito específicos de tarefas que se saem melhor em linha de comando. Acrescentar facilidade de uso e agilidade é o objetivo da GUI, tendo a desvantagem de consumir muito mais memória que interfaces de linha de comando. Em sistemas unix-likes, existe a possibilidade de escolher o gerenciador de janelas a utilizar, aumentando em muito a liberdade de escolha do ambiente.

.

Sistema operacional em linha de comando.

CUI (Command-line user interface)

Além da interface gráfica, existe a interface de linha de comando, que funciona basicamente com a digitação de comandos, sendo nesse relativamente pouco interativa. Os comandos digitados são interpretados por um interpretador de comandos, conhecidos também por shells, bastante comuns em sistemas unix-likes. Um exemplo de interpretador de comandos seria o Bash. Usada geralmente por usuários avançados e em atividades específicas, como gerenciamento remoto, utiliza poucos recursos de hardware em comparação a interface gráfica. Nesse tipo de ambiente, raramente se usa o mouse, embora seja possível através do uso da biblioteca ncurses no desenvolvimento dos softwares.

Exemplos de sistemas operacionais ativos

Exemplos de sistemas operacionais importantes que foram descontinuados

Referências

  • BACH, Maurice J. The design of the Unix operating system. Upper Saddle River: Prentice Hall. 1990.
  • BOVET Daniel P.; CESATI, Marco. Understanding de Linux kernel. 3.ed. Sebastopol: O'Reilly. 2005.
  • MCKUSICK, Marshall K.; NEVILLE-NEIL, George V. The design and implementation of the FreeBSD operating system. Upper Saddle River: Addison-Wesley. 2004.
  • RUSSINOVITCH, Mark E.; SOLOMON, David A. Microsoft Windows internals. 4.ed. Redmond: Microsoft Press. 2005.
  • SILBERSCHATZ, Avi; GALVIN, Peter B.; GAGNE, Greg. Operating system concepts. 7.ed. Hoboken: Wiley. 2005.
  • STALLINGS, William. Operating systems: internals and design principles. 5.ed. Upper Saddle River: Pearson Prentice Hall. 2004.
  • TANENBAUM, Andrew. Sistemas operacionais modernos. Rio de Janeiro: LTC. 1999.

Ver também

Ícone de esboço Este sobre informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Link FA

af:Bedryfstelsel (inligtingstegnologie) als:Betriebssystem am:የሲስተም አሰሪ an:Sistema operatibo ar:نظام تشغيل arz:نظام تشغيل ast:Sistema operativu az:Əməliyyat sistemləri bat-smg:Uoperacėnė sėstema be:Аперацыйная сістэма be-x-old:Апэрацыйная сыстэма bg:Операционна система bn:অপারেটিং সিস্টেম br:Reizhiad korvoiñ bs:Operativni sistem ca:Sistema operatiu ckb:سیستەمی کار cs:Operační systém csb:Òperacjowô systema cy:System weithredu da:Styresystem de:Betriebssystem diq:Sistemo operatif el:Λειτουργικό σύστημα en:Operating system eo:Operaciumo es:Sistema operativo et:Operatsioonisüsteem eu:Sistema eragile fa:سیستم‌عامل fi:Käyttöjärjestelmä fr:Système d'exploitation fur:Sisteme operatîf ga:Córas oibriúcháin gl:Sistema operativo he:מערכת הפעלה hi:प्रचालन तंत्र hr:Operacijski sustav hsb:Dźěłowy system hu:Operációs rendszer ia:Systema de operation id:Sistem operasi ilo:Sistema ti panangpaandar is:Stýrikerfi it:Sistema operativo ja:オペレーティングシステム jv:Sistem operasi komputer ka:ოპერაციული სისტემა kaa:Operatsion sistema kk:Амалдық жүйе kn:ಕಾರ್ಯನಿರ್ವಹಣ ಸಾಧನ ko:운영 체제 ksh:Bedriefsystem ku:Pergala xebitandinê la:Systema administrativum computatrale lb:Betribssystem (Computer) lmo:Sistema uperatif ln:Litámbwisi-mokonzi lo:ລະບົບປະຕິບັດການ lt:Operacinė sistema lv:Operētājsistēma mg:Mpandrindra milina mk:Оперативен систем ml:ഓപ്പറേറ്റിങ്ങ്‌ സിസ്റ്റം mn:Үйлдлийн систем ms:Sistem pengendalian nds:Bedriefssystem nl:Besturingssysteem nn:Operativsystem no:Operativsystem oc:Sistèma operatiu pl:System operacyjny qu:Llamk'aykuna llika ro:Sistem de operare ru:Операционная система sah:Операциялыыр система sh:Operativni sistem simple:Operating system sk:Operačný systém sl:Operacijski sistem sq:Sistemi operativ sr:Оперативни систем su:Sistim Operasi sv:Operativsystem ta:இயக்கு தளம் te:ఆపరేటింగ్ సిస్టమ్ tg:Системаи оператсионӣ th:ระบบปฏิบัติการ tl:Sistemang operatibo tr:İşletim sistemi uk:Операційна система ur:تعملیاتی نظام uz:Ishlatuv tizimi vec:Sistema operativo vi:Hệ điều hành wa:Sistinme d' operance wo:Nosteg doxiin yi:אפערירן סיסטעם zh:操作系统 zh-min-nan:Chok-gia̍p hē-thóng zh-yue:作業系統

talvez você goste