Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
(Sem diferença)
|
Edição das 18h21min de 12 de fevereiro de 2004
- Pierre de Fermat- matemático e cientista francês
Nasceu em 20 de agosto de 1601 em Beaumont-de-Lomagne, no sudoeste da França. Seu pai, Dominique de Fermat era um rico mercador de peles e propiciou uma educação privilegiada, inicialmente no monastério franciscano de Grandselve e depois na universidade de Toulouse. Ingressou no serviço público em 1631, quando foi nomeado conselheiro do parlamento de Toulouse. Exerceu eficiêntemente também as funçoes de Juíz Supremo na Corte Soberana do Parlamento.
Por ter grande aptidão e interesse tornou-se um dos grandes matemáticos de sua época. Mantinha ampla correspondência com Sir Kenelm Digby, John Wallis, Nicholas Hensius, alem de Blaise Pascal, Assendi, Robersval, Beaugrand e o padre Marin Mersene.
Morreu em Chartres, em 12 de janeiro de 1665.
Por insistência do Pe. Mersene, seus escritos foram coligidos e publicados postumamente pelo seu filho. Na obra e também na sua correspondência encontram-se dezenas de demonstrações e proposicões sobre a teoria dos números e seus famosos e provocativos teoremas que detiveram a atenção de importantes matemáticos e motivaram o desenvolvimento de várias teorias. O seu famoso Último Teorema de Fermat, após quase trezentos anos de tentativas só foi demonstrado recentemente por Andrew Wiles, em 1994.
/Talk