𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Astrofísica: mudanças entre as edições

imported>Nuno Tavares
m (Popups-assisted reversion to revision 1902663)
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
[[Image:ExpansionUniverse.JPG|thumb|200px|right|Ilustração sobre a expansão do [[Universo]].]]
[[Astrofísica]] é o ramo da [[Astronomia]] que lida com a [[Física]] do [[Universo]], incluindo suas propriedades físicas ([[luminosidade]], [[densidade]], [[temperatura]], [[composição química]]) de objetos astronômicos como [[Estrela|estrelas]], [[galáxias]] e [[meio interestelar]], e também das suas interações.
Na prática, todas as pesquisas astronômicas modernas envolvem uma quantia substancial da [[Física]] teórica e experimentos práticos.


A Astrofísica não deve ser confundida com a [[Cosmologia]], esta se ocupa da ''estrutura geral do universo e das leis que o regem'' num sentido mais amplo, embora sob muitos aspectos ambas seguem um caminho paralelo, algumas vezes considerado redundante.
==A natureza físico-química da matéria==
A Astrofísica além de determinar as constantes universais, é o ramo da física que demonstra a natureza dos [[corpo celeste|corpos celestes]] através de instrumentação científica.
A razão da determinação de parâmetros tem fundamental importância sobre a busca do conhecimento a todos os eventos universais. Não se pode dissociar o [[tempo-espaço]] e [[tempo]] do [[espaço]], da matéria e da energia, e estes são mensuráveis.
==Perguntas da humanidade sobre a natureza do Cosmo==
Qual é a idade do universo e das estrelas que o compõe? Sua composição? Como sabemos se as estrelas estão consumindo seu combustível e a que velocidade?  O efeito da gravidade pode desviar a luz e distorcer o espaço?
[[Image:FraunhoferLinesDiagram.jpg|thumb|right|250px|Espectrofotogrametria]]
====Como a Astrofísica procura responder====
Fazendo-se uma análise espectrográfica através do [[espectrofotômetro]] de absorção atômica temos como verificar se um astro está se movendo, em que [[direção]] e [[velocidade]]. Podemos saber se existe um desvio da [[luz]] causado pela [[gravidade]] de algum corpo próximo, a composição das estrelas e dos gases que estão dispersos, entre estas e o instrumento que faz a medição.
Sempre quando verificamos o [[espectro]] de uma estrela, observamos que suas linhas espectrais desviam para o vermelho. Isto se dá, porque ela está se afastando, ao contrário, se estiver se aproximando, o desvio será para o azul. As falhas devido à absorção atômica indicam sua composição. A distância entre linhas espectrais indica vários parâmetros, inclusive a presença de gases e poeira entre a [[estrela]] e a [[Terra]].
Outros exemplos de instrumentos usados em astrofísica são os [[Acelerador de partículas|aceleradores de partículas]], entre outros equipamentos, estes podem determinar a composição inicial de nosso universo e o comportamento das [[partícula]]s elementares a nível de [[microcosmo]].
O [[telescópio óptico]], o [[radiotelescópio]], entre outros, também são exemplos do uso de instrumentação física experimental para a análise e dedução de parâmetros de corpos estelares.
==As técnicas de análise==
[[Image:DesvioVermelhoAngeloleithold1989.JPG|thumb|left|150px|quando um corpo se desloca em alta velocidade há um desvio para o vermelho]]
No início do século XX em torno de 1910-1912 começou o estudo espectral das galáxias. Em torno de 1917 o astrônomo holandês [[Willen de Sitter]] demonstrou teoricamente através da relatividade geral que o Universo se expandia, faltando apenas a comprovação ''"prática"''.
Na mesma época foi constatado que em sua imensa maioria, as [[galáxia]]s têm um desvio para o vermelho que aumenta progressivamente e proporcionalmente à distância.
==Lei de Hubble-Homason==
[[Image:Hubble Edwin1.gif|thumb|right|250px|Edwin Hubble]]
[[Edwin Powell Hubble]] e seu colega [[Milton L. Homason]] encontraram uma relação que aparentemente mostrava a proporção dos [[movimento]]s das galáxias e sua [[aceleração]]. Deduziram a [[equação]] conhecida como [[Lei de Hubble-Homason]] onde: ''"Vm=16r"'', ''"Vm"'' é a velocidade de afastamento da galáxia, dada em quilômetros por segundo, e ''"r"'' expressa a distância entre a [[Terra]] e a [[galáxia]] em estudo, dada em unidades de milhões de anos luz, esta descoberta é considerada o início da moderna astrofísica.
==Os passos da astrofísica==
A Astrofísica iniciou-se no momento em que os humanos olharam para o firmamento com curiosidade científica e tentaram comparar os fenômenos celestes aos fenômenos terrestres.
Não se pode datar um início desta ciência, porém, pode-se ter uma idéia de seu desenvolvimento através dos tempos.
===Abóbada celeste===
Acredita-se que os primeiros filósofos da [[Antigüidade clássica]] foram os precurssores da astrofísica desenvolvendo novos conceitos e estabelecendo as primeiras regras para nortear a pesquisa racional do [[Universo]].
[[Tales de Mileto]] foi fundador da escola de Mileto. Já naquela época imaginava que o céu era uma abóbada e esta estaria dividida em cinco [[círculo]]s, o [[ártico]], [[trópico de verão]], o [[equador]], o [[trópico de inverno]] e finalmente o [[Antártica|antártico]]. Explicou o [[eclipse do Sol]] e que a [[Lua]] é por ele iluminada.
[[Anaximandro de Mileto]], utilizou as proporções [[matemática]]s e [[geometria|geométricas]] para tentar mapear a abóbada celeste, elaborou tratados sobre [[astronomia]], [[cosmologia]] e [[geografia]].
O conceito de [[abóbada celeste]] e o estabelecimento de um sistema de coordenadas de espaço foi uma descoberta importante que levou à [[astronomia esférica]] ou [[astronomia de posição]], assim, as posições dos [[astros]] puderam ser determinadas e catalogadas racionalmente.
Este processo de catalogação é executado até a atualidade e continuará a ser usado, acredita-se por muito tempo ainda.
==Veja também==
*[[Abóbada celeste]]
*[[Acelerador de partículas|Aceleradores de partículas]]
*[[Aglomerado estelar]]
*[[Aglomerado estelar aberto]]
*[[Análise espectrográfica]]
*[[Big Bang]]
*[[Big Crunch]]
*[[Big Splash]]
*[[Buraco negro]]
*[[Caudas cometárias]]
*[[Ciclo Solar]]
*[[Cinturão de Kuiper]]
*[[Cometa]]
*[[Cosmologia]]
*[[Eclíptica]]
*[[Espaço e tempo]]
*[[Estrela de nêutrons|Estrela de nêutron]]
*[[Expansão do universo]]
*[[Galáxia]]
*[[Lei de Hubble-Homason]]
*[[Nuvens de Magalhães]]
*[[Universo]]
*[[Via Láctea]]
{{Física-rodapé}}
[[categoria:Astrofísica]]
[[categoria:Astronomia]]
[[af:Astrofisika]]
[[ar:فيزياء فلكية]]
[[bg:Астрофизика]]
[[ca:Astrofísica]]
[[cs:Astrofyzika]]
[[da:Astrofysik]]
[[de:Astrophysik]]
[[el:Αστροφυσική]]
[[en:Astrophysics]]
[[eo:Astrofiziko]]
[[es:Astrofísica]]
[[eu:Kategoria:Astrofisika]]
[[fa:اخترفیزیک]]
[[fi:Astrofysiikka]]
[[fr:Astrophysique]]
[[gl:Astrofísica]]
[[he:אסטרופיזיקה]]
[[hr:Astrofizika]]
[[hu:Asztrofizika]]
[[id:Astrofisika]]
[[is:Stjarneðlisfræði]]
[[it:Astrofisica]]
[[ja:天体物理学]]
[[ka:ასტროფიზიკა]]
[[lv:Astrofizika]]
[[mk:Астрофизика]]
[[ms:Astrofizik]]
[[nl:Astrofysica]]
[[no:Astrofysikk]]
[[pl:Astrofizyka]]
[[ro:Astrofizică]]
[[ru:Астрофизика]]
[[sh:Astrofizika]]
[[simple:Astrophysics]]
[[sk:Astrofyzika]]
[[sl:Astrofizika]]
[[sv:Astrofysik]]
[[tl:Astropisika]]
[[uk:Астрофізика]]
[[vi:Vật lý thiên văn]]
[[zh:天体物理学]]

Edição das 09h49min de 5 de maio de 2006

talvez você goste