𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Choro: mudanças entre as edições

Sem resumo de edição
imported>José Augusto
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
{{minidesambig|choro, ato de chorar|choro (fisiologia)}}
{{minidesambig|choro, ato de chorar|choro (fisiologia)}}


O '''choro''' é um estilo de interpretação da [[música]] brasileira surgido na década de [[1870]], com fortes influências dos gêneros musicais europeus como a [[polca]], o [[schottish]], dentre outros muito em voga no [[século XIX]]. O choro é produto da [[fusão]] desses gêneros com os gêneros [[África|africanos]] trazidos pelos [[Escravatura|escravos]] e preservados e desenvolvidos pelos seus [[descendentes]]. Entre as principais características originais do choro, reside a capacidade dos músicos de construir [[improvisos]] sobre uma [[melodia]].
O '''choro''' é um estilo de interpretação da [[música]] [[Brasil|brasileira]] surgido na década de [[1870]], com fortes influências dos gêneros musicais europeus como a [[polca]], o [[schottish]], dentre outros muito em voga no [[século XIX]]. O choro é produto da [[fusão]] desses gêneros com os gêneros [[África|africanos]] trazidos pelos [[Escravatura|escravos]] e preservados e desenvolvidos pelos seus [[descendente]]s. Entre as principais características originais do choro, reside a capacidade dos músicos de construir [[improviso]]s sobre uma [[melodia]].


O choro é bastante contrapontístico em sua construção, e geralmente é tocado num conjunto denominado Regional: dois ou três [[violão|violões]], sendo um de [[Violão de 7 cordas|sete cordas]], um [[cavaquinho]], um [[pandeiro]] e um [[solista]], geralmente uma [[flauta]], um [[bandolim]], uma [[clarineta]] ou um outro [[instrumento musical|instrumento]] qualquer.  
O choro é bastante contrapontístico em sua construção, e geralmente é tocado num conjunto denominado Regional: dois ou três [[violão|violões]], sendo um de [[Violão de 7 cordas|sete cordas]], um [[cavaquinho]], um [[pandeiro]] e um [[Solo (música)|solista]], geralmente uma [[flauta]], um [[bandolim]], uma [[clarineta]] ou um outro [[instrumento musical|instrumento]] qualquer.  


[[Pixinguinha]] é considerado o maior músico do estilo.
[[Pixinguinha]] é considerado o maior músico do estilo.


No dia [[23 de abril]] se comemora o Dia Nacional do Choro, trata-se de uma homenagem ao nascimento de Pixinguinha. A data foi criada oficialmente em [[4 de setembro]] de [[2000]], quando foi sancionada lei originada por iniciativa do bandolinista [[Hamilton Holanda]] e seus alunos da Escola de Choro [[Rafael Rabello]].


== Lista de Chorões ==
==Dia do Choro==
 
No dia [[23 de abril]] se comemora o '''Dia Nacional do Choro''', trata-se de uma homenagem ao nascimento de Pixinguinha. A data foi criada oficialmente em [[4 de setembro]] de [[2000]], quando foi sancionada lei originada por iniciativa do bandolinista [[Hamilton Holanda]] e seus alunos da Escola de Choro [[Raphael Rabello]].
 
 
== Lista de Chorões (Músicos de Choro) ==


* [[Altamiro Carrilho]]
* [[Altamiro Carrilho]]
Linha 15: Linha 19:
* [[Benedito Lacerda]]
* [[Benedito Lacerda]]
* [[Bonfiglio de Oliveira]]
* [[Bonfiglio de Oliveira]]
* [[Canhotinho]]
* [[Canhotinho (Músico)]]
* [[Carlos Poyares]]
* [[Carlos Poyares]]
* [[Chiquinha Gonzaga]]
* [[Chiquinha Gonzaga]]
Linha 34: Linha 38:
* [[Waldir Azevedo]]
* [[Waldir Azevedo]]
* [[Zequinha de Abreu]]
* [[Zequinha de Abreu]]
==Conjuntos regionais==
* [[Época de Ouro]]
* [[Camerata Carioca]]





Edição das 02h18min de 23 de janeiro de 2006

Disambig grey.svg Nota: Se procura choro, ato de chorar, veja choro (fisiologia).

O choro é um estilo de interpretação da música brasileira surgido na década de 1870, com fortes influências dos gêneros musicais europeus como a polca, o schottish, dentre outros muito em voga no século XIX. O choro é produto da fusão desses gêneros com os gêneros africanos trazidos pelos escravos e preservados e desenvolvidos pelos seus descendentes. Entre as principais características originais do choro, reside a capacidade dos músicos de construir improvisos sobre uma melodia.

O choro é bastante contrapontístico em sua construção, e geralmente é tocado num conjunto denominado Regional: dois ou três violões, sendo um de sete cordas, um cavaquinho, um pandeiro e um solista, geralmente uma flauta, um bandolim, uma clarineta ou um outro instrumento qualquer.

Pixinguinha é considerado o maior músico do estilo.


Dia do Choro

No dia 23 de abril se comemora o Dia Nacional do Choro, trata-se de uma homenagem ao nascimento de Pixinguinha. A data foi criada oficialmente em 4 de setembro de 2000, quando foi sancionada lei originada por iniciativa do bandolinista Hamilton Holanda e seus alunos da Escola de Choro Raphael Rabello.


Lista de Chorões (Músicos de Choro)


Conjuntos regionais


Páginas externas

de:Choro en:Choro fi:Choro fr:Choro it:Choro

talvez você goste