imported>Harshmellow m (→Década de 80) |
imported>Harshmellow m (→Década de 80) |
(Sem diferença)
|
Edição das 20h46min de 11 de agosto de 2004
Com certeza um dos estilos mais abrangentes da música, o Rock tem variantes criadas no mundo todo, mas é originário dos Estados Unidos. Os principais instrumentos utilizados originalmente no rock eram: guitarra, bateria e Contrabaixo. Trata-se de um gênero musical que surge nos Estados Unidos, nos anos 50, misturando elementos da música negra (blues e rhythm'n'blues) à dos brancos (country e folk music). Logo alcança repercussão mundial. Dirigido a platéias adolescentes, serve-se de uma linguagem simples, apoiada em ritmos que incitam à dança. Desde o seu surgimento e ao longo dos anos, reúne uma grande diversidade de estilos.
Estilos do Rock
Década de 50
Rockabilly: Conhecido como country-soul, foi o estilo de rock de Carl Perkins, Gene Vincent, Eddie Cochran, Johnny Burnette e Dorsey Burnette.
Country Rock: é conhecido também como o lado “caipira” do rock. É bem parecido com o Rockabilly, e suas maiores estrelas foram Bill Haley, Jerry Lee Lewis e Bob Luman.
High-School rock: Um estilo de rock racista. Ele veio para substituir a música negra, aproveitando suas batidas animadas e as melodias contagiantes. As grandes gravadoras lançaram cantores e cantoras brancas, todos eles bonitinhos e bem educados, quase sempre regravando sucessos dos negros.
Pop Rock: Esse tipo de rock é uma mistura de vários outros tipos de músicas sejam elas rock’n roll ou não. Seus maiores representantes foram Elvis Presley, The Beatles, Chuck Berry, Bo Diddley e no Brasil, a Jovem Guarda.
Década de 60
Psicodelismo/Acid Rock: O acid rock, buscava reproduzir os efeitos da maconha e do LSD usando distorções, pedais de efeito, teclados, escalas hindus ou muito volume. Os seus principais nomes do acid rock foram os grupos Jefferson Airplane, The Grateful Dead e Love. No psicodelismo, pressupõe se que não seja necessário tomar ácido para fazer acid rock, bastando usar distorção e wah-wah, encher a sala de pôsters, vestir túnicas multicores e, claro, usar flores no cabelo.
Heavy Metal: Blues superamplificado,normalmente tocado com duas guitarras -uma especifica para fazer a base e outra voltada para os solos longos e complexos, baixo e bateria tocando rifs em uníssono e vocais igualmente estridentes com efeitos e temáticas de conflitos pessoais, temas Dark, obscuros e em grande parte falavando em uma relação com seres de outro mundo e relações com o diabo e o outros seres obscuros.O heavy metal se tornou uma ferramenta de rebeldia,muitas pessoas foram julgadas como sendo defensoras do diabo. Seus grandes nomes foram: Deep Purple, Black Sabbath e Led Zeppelin, entre outros.
Rock Progressivo: Músicas de longa duração, desde os quatro minutos até os discos de uma única faixa; utilização e apropriação de elementos de vários estilos não comumente associados ao rock: a música folclórica (do país da banda em questão), o jazz, a música erudita, o blues, etc. Exemplos mais ilustres: Yes, Genesis, Emerson, Lake & Palmer, Pink Floyd, Marillion, King Crimson.
Surf Music: estilo de rock preferido de surfistas, teve como principais representantes Beach Boys, Dick Dale, Surfaris e Jan & Dale.
Bublegum: Esse estilo de rock tem melodias saltitantes, letras bem adolescentes falando sobre namoricos ou inspiradas em cantigas de roda. Grandes expoentes: Ohio Express, 1910 Fruitgum Co., Andy Kim, Tommy James e e outros.
Ópera-Rock: Estilo de rock que conta histórias com mais de três minutos. As óperas mais famosas incluem Tommy do The Who, Arthur dos Kinks, S.F. Sorrow dos Pretty Things e The Wall do Pink Floyd.
Garage Rock: Para estes roqueiros, celebridade e muita grana importavam ainda menos que sofisticação musical, qualquer um pode fazer rock de garagem, basta ter instrumentos, saber três acordes ou marcar um 4/4 e uma garagem ou quarto. É também conhecido como proto-punk, já que o punk foi inspirado nesse estilo.
Middle-of-the road: O rock bonitinho, comercial, conhecido como o rock para quem não gosta de rock. Seus maiores nomes foram Bread e Olivia Newton-John.
Década de 70
Punk Rock: O punk foi um estilo de rock rebelde, não aceitava coisas como o rebelde Mick Jagger, e que outros antigos rebeldes passeassem de limousines e badalassem em festas na jet-set, enquanto seus pobres fãs tivessem de andar de ônibus. Ele defendia a rebeldia e uma forte crítica a sociedade da época. Seus maiores nomes foram: Sex Pistols, Clash, Magazine e outros.
New Wave: É um intermediário entre o pop e o punk. Seus principais nomes foram: B-52´s, Talking Heads, Dead Boys entre outros.
Reggae: O reggae surgiu na Jamaica, e seu ritmo é mais dançante. Seus principais nomes são: Bob Marley, Bad Manners, The Police entre outros.
Hard Rock: Variação do Heavy Metal, porém com o ritmo e temática menos pesados, chegando a ser dançantes. Seus maiores nomes foram: Aerosmith, Judas Priest, Van Halen, AC/DC, Deep Purple entre outros.
Década de 80
Death Metal e Trash Metal: O Trash Metal pode ser resumido pela seguinte frase de um crítico “ver um show do Venom é como assistir a um desastre de automóvel, ou melhor participar de um”. O trash metal é uma versão bem mais pesada do heavy metal. Exemplos mais ilustres: Metallica, Megadeth, Venom, Possessed e outros. O Death Metal é tão pesado que muitas vezes os cantores se “esquecem” da letra limitando-se a apenas grunir e gritar. Exemplos mais ilustres: Sepultura, Deicide, Napalm Death e Slayer.
Dark ou Gothic: É um tipo de rock onde permanece o clima pesado, é o rock dos famosos góticos. Pode-se citar como exemplo de bandas Sister of Mercy, Siouxsie & The Banshees.
Punk Hardcore: Discharge, Exploited e os Ratos de Porão são apenas três dos mais mundialmente queridos desta variante do punk, muito mais barulhenta e de letras revolucionárias.
Rock Brasileiro: Foi a década do Rock no Brasil. Embora o rock tenha nascido antes no Brasil e continue até hoje, foi a fase mais forte, com nomes como Legião Urbana, Titãs, Cazuza, Paralamas do Sucesso,Barão Vermelho, Lobão
Década de 90
Britpop: algumas bandas inglesas, que por possuírem uma estética similar, embora sem representar um movimento unitário, costumam ser denominadas britpop. Entram nesta denominação grupos pop como Oasis e Blur e grupos menos comerciais como Pulp e Suede.
Grunge: este estilo se assemelha ao punk, nesse tipo de rock predominam as guitarras barulhentas e expressivas. Seus grandes nomes foram: Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains e outros.
New-Psicodelismo: os ideais de paz e amor são retomados, mas sem a ingenuidade dos anos 60. Exemplo de bandas: Smashing Pumpkins, Prince, Black Crowes e outros.
Funk Metal: Inspirado no balanço “funky” que Hendrix dava a muitas de suas interpretações, o funk metal tomou forma nos anos 90, principalmente por causa de: Red Hot Chili Peppers e Living Colour.
Indie-Rock: Bandas de garagem que participam do circuito "independente", fora do mainstream.
Algumas bandas
da:Rock'n roll de:Rock'n'Roll en:Rock_and_roll eo:Rok-muziko fr:Rock fy:Rock and roll ja:ロックンロール nl:Rock and Roll pl:Rock sv:Rockmusikzh:摇滚乐