imported>Frhakamine Sem resumo de edição |
imported>Frhakamine Sem resumo de edição |
(Sem diferença)
|
Edição das 04h07min de 9 de dezembro de 2004
Linguagem de programação orientada a objetos projetada e implementada por um pequeno grupo de pessoas coordenado por James Gosling na empresa Sun Microsystems em 1991. Criada inicialmente com a finalidade se ser utilizada em eletrodomésticos, se tornou popular pelo seu uso na internet.
Principais Características
A linguagem Java foi projetada tendo em vista os seguintes objetivos:
- Orientação a objetos - Baseado no modelo de Smalltalk e Simula67.
- Portabilidade - Independência de plataforma.
- Recursos de Rede - Possui extensa biblioteca de rotinas que facilitam a cooperação com protocolos TCP/IP, como HTTP e FTP.
- Segurança - Pode executar programas via rede com restrições de execução.
Além disso, podem-se destacar outras vantagens apresentadas pela linguagem:
- Sintaxe similar a Linguagem C.
- Facilidades de Internacionalização - Suporta nativamente caracteres Unicode.
- Simplicidade na especificação, tanto da linguagem como do "ambiente" de execução (JVM).
- É distribuída com um vasto conjunto de bibliotecas (ou APIs).
- Possui facilidades para criação de programas distribuídos e multi-thread (múltiplas linhas de execução num mesmo programa).
- Desalocação de memória automática por processo de garbage collector.
- Carga Dinâmica de Código - Programas em Java são formados por uma coleção de classes armazenadas independentemente e que podem ser carregadas no momento de utilização.
Máquina Virtual Java e principais críticas
Programas em Java não são traduzidos para "linguagem de máquina" como outras linguagens compiladas e sim para uma representação intermediária, chamada de bytecodes, que por sua vez são interpretados pelo processador. Os críticos da linguagem afirmam que por causa desse processo, o código interpretado Java tem baixo desempenho. Porém, sucessivos avanços tornaram a otimização da máquina virtual Java (JVM) bastante eficiente, diminuíndo a diferença de performance entre Java e as linguagens compiladas tradicionais.
Outro "defeito" apontado pelos críticos da linguagem é de que os bytecodes produzidos pelos compiladores Java podem ser facilmente usados num processo de "engenharia reversa" para a recuperação do programa-fonte original, mas esta é uma caracteristica que atinge em menor ou maior grau todas as linguagem compiladas.
Comunidade
A comunidade de desenvolvedores java reúne-se em grupo denominados JUGs (Java User Groups). No Brasil o movimento de grupos de usuários expandiu-se bastante e tem formado alguns dos maiores grupos de usuários Java do mundo.
Como desenvolver em JAVA?
Para ser um desenvolvedor da tecnologia JAVA, é necessário ter conhecimentos sobre o conseito de Orientação a Objetos. A partir daí, é necessário baixar a internet o JDK (Java Development Kit), um Kit de Desenvolvimento do Java, que contém uma coleção com as principais classes de Java e um compilador que transforma sua programação em bytecodes. Também existem IDEs de desenvolvimento em Java, como o NetBeans (SUN) e o Eclipse (Patrocinado pela IBM). Nessas IDEs, o desenvolvedor já pode definir a interface com o usuário (parecido com o VB). Para desenvolvedores em UML, as dicas são os modeladores Umbrello, DIA e principalmente o Jude.
Links Externos
- Página oficial da Linguagem
- Home-Page de James Gosling
- Java User Groups
- Sun - NetBeans IDE
- Eclipse IDE
- Umbrello UML Modeller
- DIA
- JUDE UML Modelling tool
- Portal JAVA Brasil
ar:جافا bg:Java ca:Java cs:Java da:Java (programmeringssprog) de:Java (Programmiersprache) en:Java programming language eo:Java es:Lenguaje de programación Java fi:Java fr:Java (langage) he:Java hu:Java programozási nyelv it:Java (linguaggio) ja:Java言語 lt:Java (kalba) nl:Programmeertaal Java pl:Java ru:Java sv:Java (programspråk) tr:Java uk:Мова програмування Java vi:Java zh:Java编程语言