𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Opus Dei: mudanças entre as edições

imported>MetalFenix~ptwiki
imported>Carlos Luis M C da Cruz
(+ revisão e links)
Linha 1: Linha 1:
O '''Opus Dei''' (Obra de [[Deus]], em latim) é uma instituição da [[Igreja Católica]] — uma [[Prelazia pessoal]], assim declarada pelo [[Papa João Paulo II]], — conforme o [[Código de Direito Canônico]] — que tem como finalidade contribuir para a missão evangelizadora da Igreja. O Opus Dei foi fundado por [[Josemaría Escrivá]] em [[2 de outubro]] de [[1928]]. A sede da Prelazia do Opus Dei encontra-se em [[Roma]], onde está a Igreja do Prelado, atualmente o Bispo [[Javier Echevarría|Dom Javier Echevarría]].  
O '''Opus Dei''' (''Obra de Deus'', em português) é uma instituição da [[Igreja Católica]].


O Opus Dei tem como lema "encontrar Deus no trabalho e na vida quotidiana". Procura a santificação de cada cristão no trabalho quotidiano, nas tarefas de cada dia. Uma profunda tomada de consciência da chamada universal à santidade e do valor santificador do trabalho diário. Para essa finalidade a Prelatura proporciona os meios de formação espiritual e atendimento pastoral aos próprios fiéis e também a muitas outras pessoas.
==História==
Fundado por [[Josemaría Escrivá de Balaguer]] em [[2 de Outubro]] de [[1928]] em [[Madri]], na [[Espanha]], em [[14 de Fevereiro]] de [[1930]], o seu fundador compreendeu que a instituição também deveria desenvolver o seu apostolado entre as mulheres, vindo, desta a forma a ser fundada, em [[14 de Fevereiro]] de [[1943]], a [[Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz]], inseparavelmente unida ao '''Opus Dei'''.


Através desse atendimento pastoral, as pessoas são estimuladas a levar à prática os ensinamentos do Evangelho, mediante o exercício das virtudes cristãs e a santificação do trabalho . Santificar o trabalho significa, para os fiéis da Prelatura, trabalhar segundo o espírito de Jesus Cristo: realizar as suas tarefas com perfeição, para dar glória a Deus e servir os outros, e deste modo contribuir para santificar o mundo, tornando presente o espírito do Evangelho em todas as actividades e realidades temporais.
Aprovado definitivamente pela [[Santa Sé]] em [[16 de Junho]] de [[1950]], no dia [[28 de Novembro]] de [[1982]] foi erigido como uma [[Prelazia pessoal]], assim declarado pelo [[Papa João Paulo II]] — conforme o [[Código de Direito Canônico]] —, que tem como finalidade contribuir para a missão evangelizadora da Igreja.
 
À época do falecimento do seu fundador, em 1975, a instituição já se estendia pelos cinco continentes, contando com mais de 60.000 membros de 80 nacionalidades.
 
==Características==
O '''Opus Dei''' tem como lema ''encontrar Deus no trabalho e na vida quotidiana''. Procura a santificação de cada cristão no meio do mundo, através do exercício profissional cotidiano e no cumprimento dos deveres pessoais, familiares e sociais de cada um, de maneira a que cada indivíduo se torne um fermento de intensa vida cristã em todos os ambientes em que se encontre inserido.
 
Para essa finalidade a Prelatura proporciona os meios de formação espiritual e atendimento pastoral aos próprios fiéis e também a muitas outras pessoas. Através desse atendimento pastoral, as pessoas são estimuladas a colocar em prática os ensinamentos do Evangelho, mediante o exercício das virtudes cristãs e a santificação do trabalho. Isto significa, para os fiéis da Prelatura, trabalhar segundo o espírito de Jesus Cristo: realizar as próprias tarefas com perfeição, como forma de dar glória a Deus e servir aos outros, e, deste modo, contribuir para santificar o mundo, tornando presente o espírito do Evangelho em todas as actividades e realidades temporais.


Os fiéis da Prelatura realizam pessoalmente a sua tarefa evangelizadora nos vários âmbitos da sociedade em que estão inseridos. Por conseguinte, o trabalho que levam a cabo não se limita a um campo específico, como a educação, o cuidado de doentes ou a ajuda a deficientes. A Prelatura propõe-se recordar que todos os cristãos, seja qual for a actividade secular a que se dediquem, devem cooperar na solução cristã dos problemas da sociedade e dar testemunho constante da sua fé.
Os fiéis da Prelatura realizam pessoalmente a sua tarefa evangelizadora nos vários âmbitos da sociedade em que estão inseridos. Por conseguinte, o trabalho que levam a cabo não se limita a um campo específico, como a educação, o cuidado de doentes ou a ajuda a deficientes. A Prelatura propõe-se recordar que todos os cristãos, seja qual for a actividade secular a que se dediquem, devem cooperar na solução cristã dos problemas da sociedade e dar testemunho constante da sua fé.


===Controvérsias===
Atualmente, a sede da Prelazia do '''Opus Dei''' encontra-se em [[Roma]], onde está a Igreja do Prelado, sob a direção do Bispo [[Javier Echevarría|Dom Javier Echevarría]].
 
A Opus Dei é muitas vezes descrita como um movimento tradicionalista, politicamente próximo da direita conservadora. Atribui-se a ela, na [[América Latina]] uma influência considerável como instrumento da luta do Vaticano contra a [[Teologia da Libertação]]. A '''Obra''' está fortemente  implicada nas lutas de poder dentro da Igreja Católica.


Além disso, um certo gosto pelo segredo da parte da Opus Dei faz com que as informações a seu respeito sejam extremamente fragmentárias. Por exemplo: a Constitução da Opus Dei foi redigida em [[1950]], mas só foi publicada em [[1986]] graças às revelações de antigos membros.  
==Controvérsias==
O '''Opus Dei''' é muitas vezes descrito como um movimento tradicionalista, políticamente próximo da direita conservadora. É-lhe atribuído, na [[América Latina]], uma influência considerável como instrumento da luta do Vaticano contra a [[Teologia da Libertação]], afirmando-se que está fortemente implicado nas lutas de poder dentro da Igreja Católica.


Para impedir que os boatos que corriam a seu respeito, que diziam que o comportamento da ordem estava longe de ser o correto e acabar com a imagem de "sociedade secreta" que queria dominar o mundo, os responsáveis pela Opus Dei fizeram grandes esforços de divulgação da ordem quando da canonização de José Maria Escriva.
Além disso, um certo gosto pelo segredo da parte do ''Opus Dei'' faz com que as informações a seu respeito sejam extremamente fragmentárias. Por exemplo: a [[Constitução]] do '''Opus Dei''', redigida em [[1950]], só foi publicada em [[1986]] graças às revelações de antigos membros.  


Especialistas em [[História das Religiões]]{{Ref|1}} dizem que o discurso da Opus Dei está muito mais concentrado sobre o que deve ser o [[Direito Canônico]], o [[dogmatismo]] e a submissão à autoridade do que no estudo dos [[Evangelhos]] e da [[Fé Cristã]].
Para impedir que os boatos que corriam a seu respeito, que insinuavam que o comportamento da ordem estava longe de ser o correto e acabar com a imagem de "sociedade secreta" que queria dominar o mundo, os responsáveis pelo '''Opus Dei''' fizeram grandes esforços de divulgação da ordem quando da canonização de Josemaría Escrivá.


=={{ligações externas}}==
Especialistas em [[História das Religiões]] afirmam que o discurso do '''Opus Dei''' está muito mais concentrado sobre o que deve ser o [[Direito Canônico]], o [[dogmatismo]] e a submissão à autoridade do que no estudo dos [[Evangelhos]] e da [[Fé Cristã]].
''"Favoráveis"''
* [http://www.opusdei.org Site Oficial do Opus Dei]
* [http://pt.escrivaworks.org/ Obras de São Josemaria Escrivá]
* [http://www.opusdei.pt/art.php?w=28&p=8635''The Da Vinci Code'' - A resposta do Opus Dei ao Código Da Vinci]
* [http://www.pt.josemariaescriva.info/index.php?id_cat=564&id_scat=494 Documentos sobre o Opus Dei e seu fundador]


''"Críticos"''
=={{Links externos}}==
* [http://www.opuslivre.org/ ''Opuslivre'' - Site brasileiro com testemunhos e debates sobre o Opus Dei]
===Defensores===
* [http://www.opuslibros.org/ ''Opuslibros'' - Site espanhol com diversos documentos internos, análises e estudos sobre o Opus Dei]
*[http://www.opusdei.org Site Oficial do Opus Dei]
* [http://www.odan.org/ ''ODAN'' - Site em inglês crítico ao Opus Dei]
*[http://pt.escrivaworks.org/ Obras de Josemaría Escrivá]
*[http://www.opusdei.pt/art.php?w=28&p=8635 ''The Da Vinci Code'' - A resposta do Opus Dei ao Código Da Vinci]
*[http://www.pt.josemariaescriva.info/index.php?id_cat=564&id_scat=494 Documentos sobre o Opus Dei e seu fundador]


==Notas==
===Críticos===
*[http://www.opuslivre.org/ ''Opuslivre'' - Site brasileiro com testemunhos e debates sobre o Opus Dei]
*[http://www.opuslibros.org/ ''Opuslibros'' - Site espanhol com diversos documentos internos, análises e estudos sobre o Opus Dei]
*[http://www.odan.org/ ''ODAN'' - Site em inglês crítico ao Opus Dei]


* {{Nota|1}} (indicar quais)
[[Categoria:Catolicismo]]
[[categoria:Catolicismo]]


[[ca:Opus Dei]]
[[ca:Opus Dei]]

Edição das 19h49min de 12 de março de 2006

O Opus Dei (Obra de Deus, em português) é uma instituição da Igreja Católica.

História

Fundado por Josemaría Escrivá de Balaguer em 2 de Outubro de 1928 em Madri, na Espanha, em 14 de Fevereiro de 1930, o seu fundador compreendeu que a instituição também deveria desenvolver o seu apostolado entre as mulheres, vindo, desta a forma a ser fundada, em 14 de Fevereiro de 1943, a Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, inseparavelmente unida ao Opus Dei.

Aprovado definitivamente pela Santa Sé em 16 de Junho de 1950, no dia 28 de Novembro de 1982 foi erigido como uma Prelazia pessoal, assim declarado pelo Papa João Paulo II — conforme o Código de Direito Canônico —, que tem como finalidade contribuir para a missão evangelizadora da Igreja.

À época do falecimento do seu fundador, em 1975, a instituição já se estendia pelos cinco continentes, contando com mais de 60.000 membros de 80 nacionalidades.

Características

O Opus Dei tem como lema encontrar Deus no trabalho e na vida quotidiana. Procura a santificação de cada cristão no meio do mundo, através do exercício profissional cotidiano e no cumprimento dos deveres pessoais, familiares e sociais de cada um, de maneira a que cada indivíduo se torne um fermento de intensa vida cristã em todos os ambientes em que se encontre inserido.

Para essa finalidade a Prelatura proporciona os meios de formação espiritual e atendimento pastoral aos próprios fiéis e também a muitas outras pessoas. Através desse atendimento pastoral, as pessoas são estimuladas a colocar em prática os ensinamentos do Evangelho, mediante o exercício das virtudes cristãs e a santificação do trabalho. Isto significa, para os fiéis da Prelatura, trabalhar segundo o espírito de Jesus Cristo: realizar as próprias tarefas com perfeição, como forma de dar glória a Deus e servir aos outros, e, deste modo, contribuir para santificar o mundo, tornando presente o espírito do Evangelho em todas as actividades e realidades temporais.

Os fiéis da Prelatura realizam pessoalmente a sua tarefa evangelizadora nos vários âmbitos da sociedade em que estão inseridos. Por conseguinte, o trabalho que levam a cabo não se limita a um campo específico, como a educação, o cuidado de doentes ou a ajuda a deficientes. A Prelatura propõe-se recordar que todos os cristãos, seja qual for a actividade secular a que se dediquem, devem cooperar na solução cristã dos problemas da sociedade e dar testemunho constante da sua fé.

Atualmente, a sede da Prelazia do Opus Dei encontra-se em Roma, onde está a Igreja do Prelado, sob a direção do Bispo Dom Javier Echevarría.

Controvérsias

O Opus Dei é muitas vezes descrito como um movimento tradicionalista, políticamente próximo da direita conservadora. É-lhe atribuído, na América Latina, uma influência considerável como instrumento da luta do Vaticano contra a Teologia da Libertação, afirmando-se que está fortemente implicado nas lutas de poder dentro da Igreja Católica.

Além disso, um certo gosto pelo segredo da parte do Opus Dei faz com que as informações a seu respeito sejam extremamente fragmentárias. Por exemplo: a Constitução do Opus Dei, redigida em 1950, só foi publicada em 1986 graças às revelações de antigos membros.

Para impedir que os boatos que corriam a seu respeito, que insinuavam que o comportamento da ordem estava longe de ser o correto e acabar com a imagem de "sociedade secreta" que queria dominar o mundo, os responsáveis pelo Opus Dei fizeram grandes esforços de divulgação da ordem quando da canonização de Josemaría Escrivá.

Especialistas em História das Religiões afirmam que o discurso do Opus Dei está muito mais concentrado sobre o que deve ser o Direito Canônico, o dogmatismo e a submissão à autoridade do que no estudo dos Evangelhos e da Fé Cristã.

Ligações externas

Defensores

Críticos

ca:Opus Dei de:Opus Dei en:Opus Dei eo:Opus Dei es:Opus Dei fi:Opus Dei fr:Opus Dei he:אופוס דאי hu:Opus Dei id:Opus Dei it:Opus Dei ko:오푸스 데이 nl:Opus Dei no:Opus Dei pl:Opus Dei ru:Опус Деи simple:Opus Dei sl:Opus Dei sv:Opus Dei tr:Opus Dei zh:主业会

talvez você goste