𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Vírus: mudanças entre as edições

imported>Mschlindwein
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
Um '''vírus''' é uma pequena particula que pode [[infectar]] outros organismos biológicos. Vírus são [[parasita]]s obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente reproduzem-se pela invasão e possesão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular . O termo ''vírus'' geralmente refere-se às partículas que infectam [[eucarionte]]s (organismos multicelulares e muitos organismos unicelulares), enquanto o termo ''bacteriófago'' ou ''[[fago]]'' é utilizado para descrever aqueles que infectam [[procarionte]]s (bactérias e semelhantes). Tipicamente estas partículas carregam uma pequena quantidade de ácido nucléico (seja [[DNA]] ou [[RNA]]) cercada por alguma forma de capsula proterora consistente de [[proteína]], ou proteína e [[lipídio]].
Um '''vírus''' é uma pequena partícula que pode [[infectar]] outros organismos biológicos. Vírus são [[parasita]]s obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente reproduzem-se pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular . O termo ''vírus'' geralmente refere-se às partículas que infectam [[eucarionte]]s (organismos multicelulares e muitos organismos unicelulares), enquanto o termo ''bacteriófago'' ou ''[[fago]]'' é utilizado para descrever aqueles que infectam [[procarionte]]s (bactérias e semelhantes). Tipicamente, estas partículas carregam uma pequena quantidade de ácido nucléico (seja [[DNA]] ou [[RNA]]) cercada por alguma forma de cápsula protetora consistente de [[proteína]], ou proteína e [[lipídio]].


== Etimologia ==
== Etimologia ==


A palavra vem do [[Latin]] ''virus'', referindo-se a [[veneno]] e outras coisas nocivas.  Atualmente, é utilizado para descrever os vírus biológicos discutidos a seguir e também como metáfora para outras coisas que reproduzem-se de forma parasitária, como idéias. O termo [[vírus (computação)|vírus de computador]] tornou-se outro senso bem definido da palavra. A palavra ''vírion'' ou ''víron'' é usado para se referir à uma única partícula viral.
A palavra vem do [[Latin]] ''virus'', referindo-se a [[veneno]] e outras coisas nocivas.  Atualmente, é utilizada para descrever os vírus biológicos discutidos a seguir e também como metáfora para outras coisas que reproduzem-se de forma parasitária, como idéias. O termo [[vírus (computação)|vírus de computador]] tornou-se outro senso bem definido da palavra. A palavra ''vírion'' ou ''víron'' é usada para se referir à uma única partícula viral.


Em Português, o termo ''vírus'' não possui plural. As palavras em latim também aparentam não possuir uma versão em plural.  ''Virii'' poderia ser o plural da palavra ''virius'', e ''viri'' era o plural da palavra ''vir'', que significa homem.  veja [http://www.perl.com/pub/a/language/misc/virus.html] para mais sobre isso (em inglês).
Em Português, o termo ''vírus'' não possui plural. As palavras em latim também aparentam não possuir uma versão em plural.  ''Virii'' poderia ser o plural da palavra ''virius'', e ''viri'' era o plural da palavra ''vir'', que significa homem.  Veja [http://www.perl.com/pub/a/language/misc/virus.html] para mais sobre isso (em inglês).


==Taxonomia Viral==
==Taxonomia Viral==
Os [[vírus]] classificam-se de acordo com os princípios de classificação científica utilizados para, por exemplo, plantas e animais. Na classificação dos virus existe:
Os [[vírus]] classificam-se de acordo com os princípios de classificação científica utilizados para plantas e animais. Na classificação dos virus existe:
* 1 [[super reino (biologia)|super reino]]  - ([[Acytota (biologia)|Acytota]])
* 1 [[super reino (biologia)|super reino]]  - ([[Acytota (biologia)|Acytota]])
* 1 [[reino (biologia)|reino]] - ([[Reino Virus (biologia)|Virus]])
* 1 [[reino (biologia)|reino]] - ([[Reino Virus (biologia)|Virus]])
Linha 32: Linha 32:


===Exemplo===
===Exemplo===
Uma das especies mais conhecidas de Vírus, o Bacteriofago T4, é classificado da seguinte forma:
Uma das espécies mais conhecidas de vírus, o Bacteriófago T4, é classificada da seguinte forma:


*Super Dominio: Biota
*Super Dominio: Biota
Linha 43: Linha 43:


== Estrutura viral ==
== Estrutura viral ==
Vírus tipicamente consistem de uma cápsula de [[proteína]] (o "envelope"), um núcleo proteináceo (o [[capsídeo]]) que armazena o material genético viral. O envelope, normalmente derivado da membrana [[célula| celular]] do hospedeiro anterior, protege o genoma viral contido nele e também provém o mecanismo pela qual o vírus invade seu próximo hospedeiro.
Vírus tipicamente consistem de uma cápsula de [[proteína]] (o "envelope"), um núcleo proteináceo (o [[capsídeo]]) que armazena o material genético viral. O envelope, normalmente derivado da membrana [[célula| celular]] do hospedeiro anterior, protege o genoma viral contido nele e também provém o mecanismo pelo qual o vírus invade seu próximo hospedeiro.


=== O envelope viral ===
=== O envelope viral ===
Linha 52: Linha 52:


==Vírus: vivos ou mortos?==
==Vírus: vivos ou mortos?==
Um vírus sequestra a maquinaria celular de seu hospedeiro para criar mais partículas de vírus, assim, completando seu ciclo de vida.  Vírus estão em algum lugar entre vivo e não-vivo. Eles podem reproduzir-se e mostrar hereditariedade, mas são dependentes das complexas enzimas de seus hospedeiros, e podem de várias formas serem tratados como moléculas ordinárias (por exemplo, eles pode ser cristalizados). Sendo vivos ou não, são parasitas obrigatórios , e não possuem forma de reprodução independente de seus hospedeiros. Da mesma forma que a maioria dos parasitas, eles tem um certo número de hospedeiros específicos, algumas vezes específicos à apenas uma espécie (ou até mesmo limitados à apenas um tipo de célula da espécie) e em outros casos, mais abrangente.
Um vírus sequestra a maquinaria celular de seu hospedeiro para criar mais partículas de vírus, assim, completando seu ciclo de vida.  Vírus estão em algum lugar entre vivo e não-vivo. Eles podem reproduzir-se e mostrar hereditariedade, mas são dependentes das complexas enzimas de seus hospedeiros, e podem de várias formas ser tratados como moléculas ordinárias (por exemplo, eles podem ser cristalizados). Sendo vivos ou não, são parasitas obrigatórios , e não possuem forma de reprodução independente de seus hospedeiros. Da mesma forma que a maioria dos parasitas, eles têm um certo número de hospedeiros específicos, algumas vezes específicos a apenas uma espécie (ou até mesmo limitados a apenas um tipo de célula da espécie) e em outros casos, mais abrangente.


==As Origens==
==As Origens==


A origem dos vírus não é inteiramente clara, porém a explicação atualmente favorecida é que eles sejam derivados de seus próprios hospedeiros, originando--se de elementos transferíveis como [[plasmídeo]]s ou ''transposons'' (sem idéia de tradução). Também tem sido sugerido que eles possam representar micróbios extremamente reduzidos, que apareceram separadamente na [[sopa primordial]] que deu origem às primeiras células, ou que as diferentes variedades de vírus apareceram por meio de diferentes mecanismos.
A origem dos vírus não é inteiramente clara, porém a explicação atualmente favorecida é que eles sejam derivados de seus próprios hospedeiros, originando-se de elementos transferíveis como [[plasmídeo]]s ou ''transposons'' (sem idéia de tradução). Também tem sido sugerido que eles possam representar micróbios extremamente reduzidos, que apareceram separadamente na [[sopa primordial]] que deu origem às primeiras células, ou que as diferentes variedades de vírus apareceram por meio de diferentes mecanismos.


Outras partículas infectantes que são tão simples estruturalmente quanto os vírus incluem os [[viróide]]s, [[virusóide]]s, [[Satellite]], [[Unassigned Viruses]], [[Deltavirus]] (que na verdade são satellites/viróides), e [[príon]]s.
Outras partículas infectantes que são tão simples estruturalmente quanto os vírus incluem os [[viróide]]s, [[virusóide]]s, [[Satellite]], [[Unassigned Viruses]], [[Deltavirus]] (que na verdade são satellites/viróides), e [[príon]]s.

Edição das 23h03min de 4 de julho de 2004

Um vírus é uma pequena partícula que pode infectar outros organismos biológicos. Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente reproduzem-se pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular . O termo vírus geralmente refere-se às partículas que infectam eucariontes (organismos multicelulares e muitos organismos unicelulares), enquanto o termo bacteriófago ou fago é utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes (bactérias e semelhantes). Tipicamente, estas partículas carregam uma pequena quantidade de ácido nucléico (seja DNA ou RNA) cercada por alguma forma de cápsula protetora consistente de proteína, ou proteína e lipídio.

Etimologia

A palavra vem do Latin virus, referindo-se a veneno e outras coisas nocivas. Atualmente, é utilizada para descrever os vírus biológicos discutidos a seguir e também como metáfora para outras coisas que reproduzem-se de forma parasitária, como idéias. O termo vírus de computador tornou-se outro senso bem definido da palavra. A palavra vírion ou víron é usada para se referir à uma única partícula viral.

Em Português, o termo vírus não possui plural. As palavras em latim também aparentam não possuir uma versão em plural. Virii poderia ser o plural da palavra virius, e viri era o plural da palavra vir, que significa homem. Veja [1] para mais sobre isso (em inglês).

Taxonomia Viral

Os vírus classificam-se de acordo com os princípios de classificação científica utilizados para plantas e animais. Na classificação dos virus existe:


O super reino Acytota é classificado no grupo supremo, o Super Dominio Biota, junto aos outros 2 super reinos (Prokaryota e Eukaryota).


Nem todos os generos estão em familias, e nem todas as familias em ordens.


No reino Virus estão incluidos também os agentes sub-virais e viróides.


Existem outros grupos, como por exemplo Tipo, mas contei como seus correspondentes, que neste caso seria um genero.

Exemplo

Uma das espécies mais conhecidas de vírus, o Bacteriófago T4, é classificada da seguinte forma:

  • Super Dominio: Biota
  • Super Reino: Acytota
  • Reino: Virus
  • Ordem: Caudovirales
  • Família: Myoviridae
  • Género: T4-likephages
  • Espécie: Enterobacteria phage T4

Estrutura viral

Vírus tipicamente consistem de uma cápsula de proteína (o "envelope"), um núcleo proteináceo (o capsídeo) que armazena o material genético viral. O envelope, normalmente derivado da membrana celular do hospedeiro anterior, protege o genoma viral contido nele e também provém o mecanismo pelo qual o vírus invade seu próximo hospedeiro.

O envelope viral

a ser preenchido

O genoma viral

a ser preenchido

Vírus: vivos ou mortos?

Um vírus sequestra a maquinaria celular de seu hospedeiro para criar mais partículas de vírus, assim, completando seu ciclo de vida. Vírus estão em algum lugar entre vivo e não-vivo. Eles podem reproduzir-se e mostrar hereditariedade, mas são dependentes das complexas enzimas de seus hospedeiros, e podem de várias formas ser tratados como moléculas ordinárias (por exemplo, eles podem ser cristalizados). Sendo vivos ou não, são parasitas obrigatórios , e não possuem forma de reprodução independente de seus hospedeiros. Da mesma forma que a maioria dos parasitas, eles têm um certo número de hospedeiros específicos, algumas vezes específicos a apenas uma espécie (ou até mesmo limitados a apenas um tipo de célula da espécie) e em outros casos, mais abrangente.

As Origens

A origem dos vírus não é inteiramente clara, porém a explicação atualmente favorecida é que eles sejam derivados de seus próprios hospedeiros, originando-se de elementos transferíveis como plasmídeos ou transposons (sem idéia de tradução). Também tem sido sugerido que eles possam representar micróbios extremamente reduzidos, que apareceram separadamente na sopa primordial que deu origem às primeiras células, ou que as diferentes variedades de vírus apareceram por meio de diferentes mecanismos.

Outras partículas infectantes que são tão simples estruturalmente quanto os vírus incluem os viróides, virusóides, Satellite, Unassigned Viruses, Deltavirus (que na verdade são satellites/viróides), e príons.

Doenças Humanas Virais

Exemplos de doenças causadas por vírus incluem o resfriado, que é causado por uma variedade de vírus; smallpox; AIDS, que é causada pelo HIV; e cold sores, que são causados pelo herpes simplex. Recentemente foi mostrado que o câncer cervical é causado ao menos em partes pelo papilomavirus (que causa papilomas, ou verrugas), representando a primeira evidência significante em humanos para uma ligação entre câncer e agentes infectivos.

Prevenção e tratamento de doenças virais

Devido ao uso da maquinaria das células do hospedeiro, os vírus tornam-se difíceis de matar. As mais eficientes soluções médicas para as doenças virais são, até agora, as vacinas para previnir as infeções, e drogas que tratam os sintomas das infeções virais. Os pacientes freqüentemente pedem antibióticos, que são inúteis contra os vírus, e seu abuso contra infecções virais é uma das causas de resistência antibiótica em bactérias. Diz-se, às vezes, a ação prudente é começar com um tratamento de antibióticos enquanto espera-se pelos resultados dos exames para determinar se os sintomas dos pacientes são causados por uma infecção por vírus ou bactérias.

Veja também: vírus (computador)

de:Virus en:Virus eo:Viruso es:Virus fr:Virus id:Virus ja:ウイルス ko:바이러스 la:Virus biologicum nl:Virus (biologie) ru:Вирус sv:Virus zh:病毒

talvez você goste