𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Wikie Discussão:Portal comunitário/Arquivo/2: mudanças entre as edições

Sem resumo de edição
imported>Get It
m (Revertidas edições por 200.226.20.87, para a última versão por Fernando S. Aldado)
Linha 20: Linha 20:


==Wikipédia==
Veja a que tipo de texto você expõe seus filhos ao deixá-los usar este site: [[Lista de nomes populares para o ânus]].

Edição das 00h36min de 14 de maio de 2006

Questão de Direito

Brasil registra recorde de abandono escolar

A cada cem jovens, matriculados no ensino médio, quinze abandonaram os estudos no Brasil em 2004. Nada menos do que 1,402 milhão de alunos que deixaram a escola num universo de 9,169 milhões de matrículas. É o maior índice de abandono registrado desde 1996 e praticamente o dobro do registrado no ensino fundamental, etapa em que oito a cada cem estudantes matriculados abandonaram a sala de aula. Os dados registrados são do último Censo Escolar, divulgado neste mês de abril pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP –, órgão ligado ao Ministério da Educação.

Além dos casos de abandono, o Censo aponta que dez em cada cem estudantes do ensino médio foram reprovados em 2004. São pouco mais de 965 mil jovens. Esse também é o maior índice registrado desde 1996. Os dados incluem as redes pública e particular, porém essa última detém só 12% das matrículas e os menores índices de reprovação (5,48%) e abandono (1,53%).

É preciso que analisemos calmamente as causas de um número tão expressivo de estudantes que abandonam a vida escolar. Faz-se necessária a adoção de políticas de apoio ao estudante, como merenda e transporte. Por outro lado há que se lutar para que a escola seja um ambiente agradável, fazer com que o currículo trate de coisas ligadas ao cotidiano e, convocar os estudantes a discutir a situação da sociedade atual poderá ser uma motivação a mais para impedir a evasão dos estudantes.

Projeto Questão de Direito

Diariamente, o jornalista Washington Araújo publica no seu blog Cidadão do Mundo (www.cidadaodomundo.org) artigos sobre fatos atuais que estão na pauta da sociedade e dos meios de comunicação. Os temas são abordados de maneira dinâmica e acessível, privilegiando aspectos positivos das notícias e também iniciativas positivas. Busca-se, portanto, focar as causas das questões abordadas, e não somente os efeitos, destacando soluções para os problemas cotidianos.

Mais informações

Caravana Produções Contato: Denise Margis (61) 3036.3010 // (61) 81569831

[email protected]

talvez você goste