𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Microsoft Windows: mudanças entre as edições

Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 6: Linha 6:


= Significado do Nome =
= Significado do Nome =
A palavra ''windows'' em [[Inglês]] significa ''janelas''. A sua [[interface]] é baseada num padrão de janelas que exibem informações e recebem respostas  dos [[usuário|utilizadores]] atráves do [[teclado]] ou de [[clique]]s do [[mouse|rato]].
A palavra ''windows'' em [[Inglês]] significa ''janelas''. A sua [[interface]] é baseada num padrão de janelas que exibem informações e recebem respostas  dos [[utilizador|utilizadores]] atráves do [[teclado]] ou de [[clique]]s do [[mouse|rato]].


Este padrão de interface não foi, no entanto, criado pela Microsoft, como veremos adiante. A empresa teve dificuldades em registrar a [[marca]] Windows, não por isso mas devido ao facto da palavra ser de uso comum no [[Inglês]].
Este padrão de interface não foi, no entanto, criado pela Microsoft, como veremos adiante. A empresa teve dificuldades em registrar a [[marca]] Windows, não por isso mas devido ao facto da palavra ser de uso comum no [[Inglês]].

Edição das 05h01min de 28 de agosto de 2004

Microsoft Windows, Windows ou simplesmente Win é um Sistema Operativo muito popular, criado pela Microsoft (empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen).

O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada versão, embora haja uma enorme quantidade de cópias ilegais instaladas.

O impacto deste sistema no mundo atual é simplesmente incalculável devido ao enorme número de cópias instaladas. A Microsoft tornou-se numa empresa que dita os padrões no mercado informático, e as suas decisões afetam a vida de pessoas, empresas e até governos por todo o mundo. Um conhecimento mínimo do sistema, o seu funcionamento, a sua história e o seu contexto é indispensável para qualquer pessoa, mesmo leiga em informática.

Significado do Nome

A palavra windows em Inglês significa janelas. A sua interface é baseada num padrão de janelas que exibem informações e recebem respostas dos utilizadores atráves do teclado ou de cliques do rato.

Este padrão de interface não foi, no entanto, criado pela Microsoft, como veremos adiante. A empresa teve dificuldades em registrar a marca Windows, não por isso mas devido ao facto da palavra ser de uso comum no Inglês.

Necessidade

Podemos dizer que um computador não possui nenhuma utilidade prática sem pelo menos um sistema operacional instalado. Resumidamente, ele é responsável pelo funcionamento do computador, controle dos periféricos, exewcução de aplicativos, gerência de memória, rede, etc. Mais detalhes podem ser vistos no artigo específico de sistemas operacionais.

As versões do Windows estão preocupadas em atender essas necessidades no mercado empresial e doméstico, e suas características e falhas devem ser vistas neste contexto.


(etc)

Origem e História

O Windows só começa a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da versão Windows 95 lançada em Agosto de 1995. O que havia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre alguma versão dos sistemas DOS, como MS-DOS, PC-DOS ou DR-DOS. Somente o MS-DOS era produzido pela própria Microsoft.

(falar um pouquinho do que foi o DOS, focando no que levou a criação do Windows, e deixando o resto para o próprio artigo dele)

(falar nos concorrentes que já possuíam recursos semelhantes quando do lançamento do win95, como OS/2 e MAC)

(terminar mostrando o que ocorreu de lá pra cá)

Principais Versões

Até a versão 3.11, o sistema roda em 16 bits, daí em diante, em 32 bits. As últimas versões (como o XP, o 2003 e o futuro "Longhorn" (nome de código)) já estão preparadas para os 64 bits. (a fazer: explicar o porque dos bits)

Compatibilidade

Características Técnicas

A principal linguagem de programação usada para se escrever o código-fonte das várias versões do Windows é a linguagem C++.

Domínio de mercado e "monopólio"

Predefinição:Stub

en:Microsoft Windows es:Microsoft Windows

talvez você goste