𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Peer-to-peer: mudanças entre as edições

(BitTorrent)
(BitTorrent)
(Sem diferença)

Edição das 18h08min de 5 de fevereiro de 2005

P2P ou Peer-to-Peer é uma tecnologia que possibilita a distribuição de ficheiros (br: arquivos) em rede e que tem como característica permitir o acesso de qualquer usuário dessa rede a um nó, ou a outro usuário (peer) de forma direta, possibilitando a partilha entre os utilizadores de: ciclos de processamento das máquinas, banda de rede, espaço de armazenamento entre outros recursos que em outros sistemas acabavam sendo desperdiçados. Basicamente pode-se dizer que cada computador é cliente e servidor ao mesmo tempo.

O conceito de peer-to-peer disseminou-se pelo mundo inteiro, devido ao surgimento, na internet, de sistemas de gestão de redes descentralizadas, que permitem aos utilizadores partilhar ficheiros de forma directa, sem necessitarem de se ligar a um servidor central. O mais conhecido desses sistemas, o Napster, especializado na partilha de música, tornou-se mundialmente célebre devido a ser alvo de ataque jurídico por parte das companhias discográficas.

Um dos arquivos mais frequentemente compartilhado nas redes P2P é o Mp3. Com o fim do Napster por problemas judiciais, dezenas de outros programas apareceram, como o iMesh, WinMX, AudioGalaxy, Kazaa, Gnutella, Shareaza, eDonkey entre outros. O Gnutella, através de seus algoritmos, proporcionou uma nova forma de troca caracterizada pela descentralização dos serviços. Os usuários têm o mínimo de contacto com o servidor central, o que pode dificultar (ou impossibilitar) a extinção dessa rede por problemas judiciais.


Redes

Napster Network

A primeira rede popularizada foi a utilizada pelo programa Napster e sendo encerrada em 2001. Foi criada uma rede paralela no final deste ano, chamada também de OpenNap. É importante frisar que o Napster atualmente é um serviço de compra de músicas pela Internet e possui uma estrutura cliente-servidor tradicional.


eDonkey

A rede eDonkey foi criada para a transferencia de grandes arquivos, ultrapassando o limite dos gigabytes. "Donkey" (burro, jegue) é usado para designar arquivos muito grandes e difíceis de se obter na Internet. Surgiu em 2000 e é largamente utilizada até hoje. Recentemente foi reanimada pelo programa open-source eMule.

Overnet

A rede Overnet é uma espécie de eDonkey "paga" é preciso comprar o software da empresa que a desenvolveu. É uma variante do eDonkey totalmente descentralizada e mais rápida.


FastTrack

FastTrack é o nome dado a rede do KaZaA introduzida em 2001 e de enorme popularidade. Em 2003 provou ser frágil e sujeita a exploração de muitas falhas. Uma delas, culmina com a inutilização e destruição de muitos arquivos de música e vídeo mediante ao compartilhamento massivo de arquivos falsos por empresas interessadas em acabar com o P2P. A grande falha da FastTrack é mesmo não possuir file hashing (ou assinatura de arquivo): isso permite que o dono de um arquivo falso possa comprometer quem queira baixar um arquivo verdadeiro porque o KaZaA ou qualquer programa similar não tem condição de diferenciar os arquivos: só o faz pelo tamanho em bytes do mesmos. O resultado disso é bastante conhecido por seus utilizadores: milhares de músicas estragadas, chiadas e inválidas para a escuta.


AudioGalaxy

Projeto antigo da empresa de mesmo nome, o Audiogalaxy centralizava todo o seu acervo indexando-o em seu site oficialmente. Foi facilmente fechada por um processo judicial na Inglaterra.


Gnutella

Rede open-source surgida no final de 2000 utilizada incialmente por usuários do sistema Linux. Possui uma estrutura altamente descentralizada não havendo mesmo nenhum servidor central sequer. Os usuários constituem a estrutura da propria rede. Entre os programas que a utilizam, estão o BearShare e LimeWire.

Gnutella 2

Segundo projeto da rede Gnutella mas agora com servidores centrais optimizando buscas e o desempenho geral da rede. É conhecida principalmente no programa Shareaza.


Direct Connect

Rede introduzida por uma empresa canadense em 2001 gira em torno de várias comunidades semelhantes a canais de IRC e chamados de HUBs. Num HUB de DirectConnect há o tradicional chat público e privado e pesquisas nos arquivos compartilhados de todos os usuários. Esta rede foi feita na observação de que redes inteiras de IRC estavam se especalizando em trocas de arquivo e então decidiram "aprimorar" esta experiência. Hoje ela é utizada pelo programa DC++.


Kademila

Rede paralela do software eMule introduzida pelo autor do mesmo em 2004. Essa rede tem por objetivo inicialmente oferecer mais fontes aos usuários do programa e mais tarde se tornar uma rede P2P completa. Está em fase beta.


SoulSeek

Pequena rede introduzida para trocas de músicas em 2003. Tem poucos usuários e utiliza software de mesmo nome.


BitTorrent

A grande sensação do P2P atual, o bittorrent é um protocolo que permite usuários baixarem arquivos indexados em websites. Essa rede introduziu o conceito "compatilhe o que já baixou" maximizando muito o desempenho e possibilitanto downloads rápidos e imediatos. Foi criado por Brian Cohen em 2003 e tem sido o alvo nº de empresas que lutam por direitos autorais.




Predefinição:Stub

ca:D'igual a igual da:Peer-to-peer de:Peer-to-Peer en:Peer-to-peer es:P2P fa:همکار به همکار (رایانه) fi:Vertaisverkko fr:Poste-à-poste it:Peer-to-peer ja:P2P ko:P2P ms:Rakan-ke-rakan nl:Peer-to-peer pl:P2P ru:Пиринговые сети sv:P2P-nätverk

talvez você goste