𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Neolítico: mudanças entre as edições

Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
(Sem diferença)

Edição das 18h08min de 13 de abril de 2005

O neolítico, também chamado de idade da pedra polida, é o período da pré-história compreendido aproximadamente entre 12000 a.C. e 4000 a.C. Durante este período surgiu a agricultura, o que permitiu às populações um aumento do tempo de lazer, devido à disponibilidade de alimento. A necessidade de armazenar os alimentos e as sementes para cultivo levou à criação de peças de cerâmica, que foram gradualmente ganhando fins decorativos. Por outro lado, a fixação inerente à agricultura provocou o desenvolvimento da vida em sociedade e o avanço cultural. Foi neste periodo, que foram assentes as bases para a civilização em que hoje vivemos.

Wiki letter w.svg Este é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

ast:Neolíticu ca:Neolític cs:Neolit de:Jungsteinzeit en:Neolithic es:Neolítico fi:Neoliittinen kausi fr:Néolithique nl:Neolithicum pl:Neolit ru:Неолит sl:Mlajša kamena doba zh:新石器时代


Neolitico: feito por André Leandro de Lima

            para quem quizer mandar mensagens:
              [email protected]

Presume-se que a humanidade tenha entrado num segundo estágio de sua evo1ução cultural entre 10000 a.C. e 6000 a.C., com a descoberta da agricultura, que passa a ser a principal fonte de subsistência. A agricultura leva ao sedentarismo e, simultaneamente, as primeiras tentativas de domesticação de animais (supõe-se que com cabras, porcos e carneiros, em regiões da Ásia). Os utensílios multiplicam-se. Já não se trata de simples “machados de mão” ou clavas, mas sim de vasos, estatuetas, fusos, contas, pilões. Surge uma das peculiaridades do Neolítico: a cerâmica, possivelmente criada a partir do revestimento de betume que se colocava no interior de cestas de fibra para torna-las impermeáveis e próprias para o transporte de líquido. A resistência do betume, permanecendo após o desgaste das fibras, explicaria a tese. O sedentarismo teria permitido também o aumento da densidade populacional e o surgimento de organizações sociais mais complexas, inclusive ocorrendo uma divisão social do trabalho e uma especialização de funções. Estudiosos admitem a existência de um poder organizado, com autoridades temporais e/ou religiosas. A etapa posterior é conheci­da como Idade dos Metais, com o domínio de técnicas de manipulação do bronze e do ferro por parte do homem quando ocorre o surgimento de cidades, pro­cesso que Gordon Childe chama de Revolução urbana, e, por fim, da escrita, o que colocaria um “ponto-final” à Pré-História.

talvez você goste