𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Música: mudanças entre as edições

imported>E2mb0t
m (e2m - robot Adding:co,af,sw,ar,id,nah,tr,lv,th,hi,bs,sa,oc,uk Modifying:zh,zh-tw)
Linha 53: Linha 53:
* [[Lista de cantores]]
* [[Lista de cantores]]
* [[Lista de gêneros musicais]]
* [[Lista de gêneros musicais]]
* [[Lista de compositores]]


[[Categoria:Música]]
[[Categoria:Música]]

Edição das 02h53min de 5 de setembro de 2004

A definição da palavra música é muito contestada devido às suas fortes conotações e seu uso além do assunto em si.

A Música como Som: Uma definição comum de música é rotulá-la como simplesmente sons organizados, ou os mesmos mais sofisticados. Conceito presente na seguinte afirmação: "a brilhante organização de sons e silêncio". Essa definição é notadamente corrente em meados do século XIX em diante, quando se começou a analisar a relação entre som e percepção.

A Música como Experiência Subjetiva: Outra definição comumente usada para música a tem como prazerosa ou melodiosa. Essa visão é usada para argumentar que alguns tipos de organizações sonoras não são música enquanto outros a são. Desde que a abrangência para o que é aceito como música varia de cultura para cultura e de tempos em tempos, outras versões elaboradas dessa definição admitem algum tipo de evolução musical de caráter cultural ou social. Essa definição foi predominante no séc. XVIII, quando, por exemplo, Mozart começou que a "música jamais deve esquecer-se, jamais deve deixar de ser música".

A Música como Categoria da Percepção: Não tão comum é a definição cognitiva do que seria música. Para esta concepção a música não é meramente som ou a percepção deste som, mas maneiras pelas quais percepção, ação e memória são organizadas. Essa definição é influente nas ciências cognitivas, que procuram localizar as regiões do cérebro responsáveis por relembrar e analisar os diferentes aspectos da experiência musical. A definição inclui em si a dança.

A Música como construção social: Teorias pós-modernas concebem que a música, assim como a arte, é definida primeiramente por seu contexto social. De acordo com essa visão, a música é o que as pessoas chamam de música, seja um período de silêncio, algum tipo de som ou sua performance. O trabalho de John Cage, 4´33´´, é baseado nessa concepção de música.

Por conta dessa variedade de definições, o estudo da música é igualmente caracterizado pela diversidade. Esses estudos podem ser do som, da vibração e/ou acústica, o estudo cognitivo da música, de teoria musical e performance prática ou ainda teoria musical na etnomusicologia, e o estudo da recepção e história da música, geralmente, chamado de musicologia.

Aspectos da música

Os aspectos mais bem definidos da música são timbre, intensidade, duração e altura. A altura está baseada na freqüência do som experimentado e é percebida em quão "alto" ou "baixo" um som é e pode ser descrito como altura definida ou indefinida. Timbre é a qualidade do som determinada pela fundamental, seu espectro sonoro, sobretom ou harmônico, e envelope. O timbre varia entre vozes e instrumentos musicais os quais produzem sons. Intensidade ou dinâmica é o quão forte ou silencioso, assim como estressado, um som possa ser.

Teoria musical

Métodos de composição

Atuação

Solos e conjuntos

Muitas culturas mantêm fortes tradições nas atuações de solos como, por exemplo, na música clássica indiana, enquanto que outras, como em Bali, mantêm nas atuações de conjuntos. Todas, no entanto, inlcuem uma mistura das duas, e a atuação pode se extender da improvisação de solos às bem organizadas performances de rituais como o moderno concerto clássico, ou as procissões religiosas.

O que é chamado de música de câmara é comumente visto como mais íntimo que trabalhos sinfônicos.

O atuante é chamado de músico, e no caso de um grupo é um conjunto musical como os de rock ou as orquestras.

Géneros Musicais

Assim como existem várias definições para música, existem muitas divisões a agrupamentos da música, muitos dos quais são contestados por argumentos sobre a definição musical.

Entre os muitos gêneros existem os mais conhecidamente abrangentes:

  • música clássica
  • música popular (muitas vezes associada à música comercial).

O termo <<música genérica>>(mundial-universal) é aplicado para uma grande variedade de músicas feitas fora das influências européias, apesar de sua primeira aplicação, a do termo, no contexto do Programa de Música Genérica na Universidade de Wesleyan, foi para todos os possíveis gêneros sem excluir a tradição européia. Nos círculos acadêmicos, o termo original para estudos da música genérica foi "musicologia comparativa", que foi renomeada em meados do século XX para "etnomusicologia", que apresentou-se, ainda assim, como uma definição insatisfatória.

Gêneros musicais são comumente determinados pela tradição, por suas apresentações assim como a música de fato. Ainda que a maioria do que se denomina por música clássica seja acústica por natureza e intencionada para ser tocada por indivíduos, muitos trabalhos que usam samples, gravações e ainda sons mecânicos, não obstante, são descritas como clássicas.

As culturas do mundo têm tido mais contato entre si. Os estilos musicais nativos têm se unido na formação de novos estilos. Por exemplo, temos o bluegrass estadunidense com elementos vocais e instrumentais das tradições anglo-irlandesas, escocesas, irlandesas, alemãs e afro-americanas que só podem ser fruto da produção do séc. XX.

Existem muitos festivais de música que celebram gêneros particulares de música.

Bandas sonoras e composição sonora audiovisual

Ver também

af:Musiek ar:موسيقى bg:Музика bs:Muzika ca:Música co:Mùsica cs:Hudba da:Musik de:Musik el:Μουσική en:Music eo:Muziko es:Música fr:Musique fy:Muzyk ga:Ceol gl:Música he:מוסיקה hi:संगीत hr:Glazba hu:Zene ia:Musica id:Musik it:Musica ja:音楽 ko:음악 la:Musica lb:Musek lv:Mūzika ms:Muzik nah:Música nds:Musik nl:Muziek no:Musikk oc:Musica pl:Muzyka ro:Muzică ru:Музыка sa:गानं simple:Music sl:Glasba sr:Музика sv:Musik sw:Ngoma th:ดนตรี tr:Müzik uk:Музика zh-cn:音乐 zh-tw:音乐

talvez você goste