𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Inquisição: mudanças entre as edições

imported>E2m
m (Categorizador assistido do Usuário:e2m)
imported>Alexg
mSem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
Foi uma ação da Igreja Católica, em [[1231]], para combater a heresia. Em julgamentos secretos, todas as pessoas consideradas hereges eram entregues as autoridades da igreja, para serem queimadas. Essa Inquisição medieval, abrangendo o Norte da [[Itália]] e o Sul da [[França]], foi seguida pela Inquisição espanhola, muito mais cruel, em [[1483]], quando 2 mil pessoas foram queimadas na fogueira.
As origens da Inquisição, uma instituição da Igreja para combater a heresia, remontam a [[1184]], no combate aos [[cátaros]] de [[Albi]], no sul de [[França]]. Essa Inquisição medieval, abrangendo o Norte da [[Itália]] e o Sul da [[França]], foi seguida pela Inquisição espanhola de [[Torquemada]], muito mais cruel: em [[1483]], 2000 pessoas foram queimadas na fogueira.


Numa época em que o poder religioso confundia-se com o poder real, o [[Papa Gregório IX]], em 20 de abril de 1233 editou duas bulas que marcam o início da Inquisição, instituição da [[Igreja Católica Romana]] que perseguiu, torturou e matou vários de seus inimigos, ou quem ela entendesse como inimigo, acusando-os de hereges, por vários séculos.
Numa época em que o poder religioso se confundia com o poder real, o [[Papa Gregório IX]], em [[20 de Abril]] de [[1233]] editou duas [[bula]]s que marcam o reinício da Inquisição.  Nos séculos seguintes perseguiu, torturou e matou vários de seus inimigos, ou quem ela entendesse como inimigo, acusando-os de heresia.
 
A [[bula]] "Licet ad capiendos", a qual verdadeiramente marca o início da Inquisição, era dirigida aos dominicanos, inquisidores, e rezava assim: ''Onde quer que os ocorra pregar estais facultados, se os pecadores persistem em defender a heresia apesar das advertências, a privar-los para sempre de seus benefícios espirituais e proceder contra eles e todos os outros, sem apelação, solicitando em caso necessário a ajuda das autoridades seculares e vencendo sua oposição, se isto for necessário, por meio de censuras eclesiásticas inapeláveis''


A [[bula]] ''Licet ad capiendos'', a qual verdadeiramente marca o início da Inquisição, era dirigida aos dominicanos inquisidores: ''Onde quer que os ocorra pregar estais facultados, se os pecadores persistem em defender a heresia apesar das advertências, a privá-los para sempre de seus benefícios espirituais e proceder contra eles e todos os outros, sem apelação, solicitando em caso necessário a ajuda das autoridades seculares e vencendo sua oposição, se isto for necessário, por meio de censuras eclesiásticas inapeláveis''





Edição das 19h28min de 26 de novembro de 2004

As origens da Inquisição, uma instituição da Igreja para combater a heresia, remontam a 1184, no combate aos cátaros de Albi, no sul de França. Essa Inquisição medieval, abrangendo o Norte da Itália e o Sul da França, foi seguida pela Inquisição espanhola de Torquemada, muito mais cruel: em 1483, 2000 pessoas foram queimadas na fogueira.

Numa época em que o poder religioso se confundia com o poder real, o Papa Gregório IX, em 20 de Abril de 1233 editou duas bulas que marcam o reinício da Inquisição. Nos séculos seguintes perseguiu, torturou e matou vários de seus inimigos, ou quem ela entendesse como inimigo, acusando-os de heresia.

A bula Licet ad capiendos, a qual verdadeiramente marca o início da Inquisição, era dirigida aos dominicanos inquisidores: Onde quer que os ocorra pregar estais facultados, se os pecadores persistem em defender a heresia apesar das advertências, a privá-los para sempre de seus benefícios espirituais e proceder contra eles e todos os outros, sem apelação, solicitando em caso necessário a ajuda das autoridades seculares e vencendo sua oposição, se isto for necessário, por meio de censuras eclesiásticas inapeláveis


Ver Também


Referências Externas

A Inquisição em Portugal

O mito sobre a Inquisição Espanhola

A verdadeira história da Inquisição

de:Inquisition en:Inquisition es:Inquisición fr:Inquisition ja:異端審問 nl:Inquisitie

talvez você goste