𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Imperialismo cultural: mudanças entre as edições

imported>E2m
m (Categorizador assistido do Usuário:e2m)
imported>Manuel Anastácio
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
'''Imperialismo cultural''' é o nome dado a um conjunto de políticas ideológicas e culturais que têm por objetivo ampliar uma esfera de influência geopolítica.
'''Imperialismo cultural''' é o nome dado a um conjunto de políticas ideológicas e culturais que têm por objetivo ampliar uma esfera de influência geopolítica.


Exemplos de imperialismo cultural podem ser encontrados desde a [[Antigüidade]], como a dominação da cultura grega sobre as demais durante o Império de [[Alexandre Magno]] (processo conhecido como [[Helenismo]]). Em épocas contemporâneas, imperialismos culturais são geralmente associados ao imperialismo político, militar e econômico (caso das potências européias na [[África]] e na [[Ásia]]). No [[século XX]], durante a [[Guerra Fria]], as duas [[superpotência|superpotências]] rivais ([[Estados Unidos da América|EUA]] e [[URSS]] disputaram áreas de influência cultural, exportando [[Cinema|filmes]], [[Literatura|livros]] e [[música]], além de produtos da [[indústria cultural]]. Por exemplo, em países como [[Cuba]], livros e escolas em língua russa foram introduzidos. No entanto, como indústria cultural no sistema [[Capitalismo|capitalista]] é mais desenvolvida, os EUA conseguiram expandir sua influência cultural mais expressivamente.
Exemplos de imperialismo cultural podem ser encontrados desde a [[Antigüidade]], como a dominação da cultura grega sobre as demais durante o Império de [[Alexandre, o Grande|Alexandre Magno]] (processo conhecido como [[Helenismo]]). Em épocas contemporâneas, imperialismos culturais são geralmente associados ao imperialismo político, militar e econômico (caso das potências européias na [[África]] e na [[Ásia]]). No [[século XX]], durante a [[Guerra Fria]], as duas [[superpotência|superpotências]] rivais ([[Estados Unidos da América|EUA]] e [[URSS]] disputaram áreas de influência cultural, exportando [[Cinema|filmes]], [[Literatura|livros]] e [[música]], além de produtos da [[indústria cultural]]. Por exemplo, em países como [[Cuba]], livros e escolas em língua russa foram introduzidos. No entanto, como indústria cultural no sistema [[Capitalismo|capitalista]] é mais desenvolvida, os EUA conseguiram expandir sua influência cultural mais expressivamente.


[[Categoria:Cultura]]
[[Categoria:Cultura]]

Edição das 17h25min de 8 de outubro de 2005

Imperialismo cultural é o nome dado a um conjunto de políticas ideológicas e culturais que têm por objetivo ampliar uma esfera de influência geopolítica.

Exemplos de imperialismo cultural podem ser encontrados desde a Antigüidade, como a dominação da cultura grega sobre as demais durante o Império de Alexandre Magno (processo conhecido como Helenismo). Em épocas contemporâneas, imperialismos culturais são geralmente associados ao imperialismo político, militar e econômico (caso das potências européias na África e na Ásia). No século XX, durante a Guerra Fria, as duas superpotências rivais (EUA e URSS disputaram áreas de influência cultural, exportando filmes, livros e música, além de produtos da indústria cultural. Por exemplo, em países como Cuba, livros e escolas em língua russa foram introduzidos. No entanto, como indústria cultural no sistema capitalista é mais desenvolvida, os EUA conseguiram expandir sua influência cultural mais expressivamente.

talvez você goste