𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Felídeos: mudanças entre as edições

imported>Lgrave
imported>Muriel Gottrop
(evolucao)
Linha 28: Linha 28:
[[Pantherinae]]<br>
[[Pantherinae]]<br>
[[Acinonychinae]]<br>
[[Acinonychinae]]<br>
[[Machairodontinae]] ''extinta''
[[Machairodontinae]] - ''extinta''
|}
|}
|}
|}
Linha 35: Linha 35:
'''Felinos''' são animais [[mamíferos]] da família '''Felidae''' pertencentes à ordem [[Carnivora]], dos quais o mais conhecido é o [[gato]].
'''Felinos''' são animais [[mamíferos]] da família '''Felidae''' pertencentes à ordem [[Carnivora]], dos quais o mais conhecido é o [[gato]].


Os felinos apareceram primeiro no [[Eocénico]] mas foi apenas no [[Miocénico]] que surgiu o ''[[Pseudaelurus]]'', o antepassado comum das três sub-famílias existentes na actualidade assim como dos [[tigre dentes de sabre|tigres dentes de sabre]] já extintos.  
===Evolução===
 
Os felinos evoluiram no [[Eocénico]] a partir do grupo [[Viverravidae]], que também deu origem às [[civeta]]s, [[hiena]]s e aos extintos [[Nimravidae|nimravídeos]]. O primeiro verdadeiro felino foi o ''[[Proailurus]]'' que viveu na [[Europa]] há cerca de 30 milhões de anos. Este animal tinha corpo longo, patas curtas e um [[dente molar]] adicional em cada mandíbulas, por comparação aos felinos modernos. Já no [[Miocénico]], o ''Proailurus'' deu origem ao género ''[[Pseudaelurus]]'' que se diversificou em dois grupos: a sub-família [[Machairodontinae]], que inclui os chamados [[tigre-dente-de-sabre|tigres-dente-de-sabre]] e ''[[Schizailurus]]'', o ancestral da família Felidae, que surgiu há 18 milhões de anos.
 
O primeiro grupo moderno de felinos a surgir foi a sub-família [[Acinonychinae]], que inclui as [[chita]]s modernas (género ''[[Acionyx]]'') e a [[chita norte-americana]] (género ''[[Miracionyx]]'') actualmente extinta.
 
A sub-família [[Felinae]], que agrupa os [[gato doméstico|gatos domésticos]], surgiu há cerca de 12 milhões de anos. Os [[lince]]s surgiram na [[América do Norte]] há cerca de 6,7 milhões de anos e daí espandiram-se para a [[Europa]] e [[Ásia]]. A primeira espécie reconhecida do género ''[[Lynx]]'' na Europa é o ''L. issiodorensis'' que viveu há 4 milhões de anos e que era maior que os linces actuais, mas com patas relativamente mais curtas.
 
Dentro dos [[Pantherinae|grandes gatos]], o género ''[[Panthera]]'' apareceu há 3 milhões de anos e caracteriza-se pelos [[dente canino|dentes caninos]] fortes e adaptados para matar rapidamente presas de grande porte. No [[pliocénio|Plio]]-[[Plistocénico]], estes felinos distribuiam-se pela [[Europa]], [[América]]s, [[Ásia]] e [[África]]. Espécies extintas incluem o [[leão americano]] (''P. atrox''), o [[leão das cavernas]] (''P. leo spelaea'', [[Europa]], o maior felino que existiu), o [[jaguar europeu]] (''P. gombaszoegensis'') e diversos tipos extintos de [[tigre]].


===Taxonomia===
===Taxonomia===
Linha 58: Linha 66:
*** [[Tigre dentes de sabre]]
*** [[Tigre dentes de sabre]]


{{esboço}}


{{Carnivora}}
{{Carnivora}}

Edição das 09h02min de 10 de outubro de 2005

Felidae
Lion, paws hanging.jpg
Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Sub-Famílias
Felinae
Pantherinae
Acinonychinae
Machairodontinae - extinta


Felinos são animais mamíferos da família Felidae pertencentes à ordem Carnivora, dos quais o mais conhecido é o gato.

Evolução

Os felinos evoluiram no Eocénico a partir do grupo Viverravidae, que também deu origem às civetas, hienas e aos extintos nimravídeos. O primeiro verdadeiro felino foi o Proailurus que viveu na Europa há cerca de 30 milhões de anos. Este animal tinha corpo longo, patas curtas e um dente molar adicional em cada mandíbulas, por comparação aos felinos modernos. Já no Miocénico, o Proailurus deu origem ao género Pseudaelurus que se diversificou em dois grupos: a sub-família Machairodontinae, que inclui os chamados tigres-dente-de-sabre e Schizailurus, o ancestral da família Felidae, que surgiu há 18 milhões de anos.

O primeiro grupo moderno de felinos a surgir foi a sub-família Acinonychinae, que inclui as chitas modernas (género Acionyx) e a chita norte-americana (género Miracionyx) actualmente extinta.

A sub-família Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos. Os linces surgiram na América do Norte há cerca de 6,7 milhões de anos e daí espandiram-se para a Europa e Ásia. A primeira espécie reconhecida do género Lynx na Europa é o L. issiodorensis que viveu há 4 milhões de anos e que era maior que os linces actuais, mas com patas relativamente mais curtas.

Dentro dos grandes gatos, o género Panthera apareceu há 3 milhões de anos e caracteriza-se pelos dentes caninos fortes e adaptados para matar rapidamente presas de grande porte. No Plio-Plistocénico, estes felinos distribuiam-se pela Europa, Américas, Ásia e África. Espécies extintas incluem o leão americano (P. atrox), o leão das cavernas (P. leo spelaea, Europa, o maior felino que já existiu), o jaguar europeu (P. gombaszoegensis) e diversos tipos extintos de tigre.

Taxonomia


  1. REDIRECIONAMENTO Predefinição:Carnivora espécies

bg:Котки cs:Kočkovití da:Kattefamilien (Felidae) de:Katzen en:Felidae eo:Felisedoj es:Felino fi:Kissaeläimet fr:Felidae he:חתוליים it:Felino (PR) ja:ネコ科 ko:고양이과 la:Felidae nl:Felidae no:Kattefamilien oc:Felidae pl:Kotowate sv:Kattdjur wa:Tchetidî zh:猫科

talvez você goste