𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Bartolomeu Dias: mudanças entre as edições

(+ja:)
imported>Nuno Tavares
mSem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
Bartolomeu Dias foi um célebre navegador português, descendente de Dinis Dias. Ignora-se onde e quando nasceu.
{{minidesambig|a cidade [[Moçambique|moçambicana]]|Bartolomeu Dias (Moçambique)}}
'''Bartolomeu Dias''' foi um célebre navegador [[Portugal|português]], descendente de [[Dinis Dias]]. Ignora-se onde e quando nasceu.


Em 1486, [[D. João II]] confiou-lhe o comando de duas caravelas com o intuito de saber notícias do Preste João.
Em [[1486]], [[D. João II]] confiou-lhe o comando de duas [[caravela (náutica)|caravela]]s com o intuito de saber notícias do [[Preste João]].
Descobriu primeiro a [[angra dos Ilhéus]], sendo assaltado, em seguida, violento temporal. Treze dias depois, procurou a costa, encontrando apenas o mar. Navegou então para norte, descobrindo vários portos. No entanto, a tripulação obrigou o capitão a retroceder, dobrando, por acaso, o grande cabo, em 1487 - [[Cabo das Tormentas]], actual [[Cabo da Boa Esperança]].
Descobriu primeiro a [[angra dos Ilhéus]], sendo assaltado, em seguida, por um violento temporal. Treze dias depois, procurou a costa, encontrando apenas o mar. Navegou então para Norte, descobrindo vários [[porto (transporte)|porto]]s. No entanto, a tripulação obrigou o [[capitão]] a retroceder, dobrando, por acaso, o grande cabo, em [[1487]] - [[Cabo das Tormentas]], actual [[Cabo da Boa Esperança]].


Em 1500, acompanha [[Pedro Álvares Cabral]] na famosa viagem em que este descobre o [[Brasil]]. Quando a frota seguia para a [[Índia]], o navio em que ia Bartolomeu Dias, naufragou e o valente marinheiro achou a morte junto do mesmo cabo - [[Cabo da Boa Esperança]].
Em [[1500]], acompanha [[Pedro Álvares Cabral]] na famosa viagem em que este descobre o [[Brasil]]. Quando a frota seguia para a [[Índia]], o navio em que ia Bartolomeu Dias, naufragou e o valente marinheiro achou a morte junto do mesmo cabo - [[Cabo da Boa Esperança]].
 
=={{Ver também}}==
* [[Descobrimentos]]
 
 
{{esboço-históriapt}}


[[Categoria:Navegadores]]
[[Categoria:Navegadores]]

Edição das 10h20min de 30 de abril de 2005

Disambig grey.svg Nota: Se procura a cidade moçambicana, veja Bartolomeu Dias (Moçambique).

Bartolomeu Dias foi um célebre navegador português, descendente de Dinis Dias. Ignora-se onde e quando nasceu.

Em 1486, D. João II confiou-lhe o comando de duas caravelas com o intuito de saber notícias do Preste João. Descobriu primeiro a angra dos Ilhéus, sendo assaltado, em seguida, por um violento temporal. Treze dias depois, procurou a costa, encontrando apenas o mar. Navegou então para Norte, descobrindo vários portos. No entanto, a tripulação obrigou o capitão a retroceder, dobrando, por acaso, o grande cabo, em 1487 - Cabo das Tormentas, actual Cabo da Boa Esperança.

Em 1500, acompanha Pedro Álvares Cabral na famosa viagem em que este descobre o Brasil. Quando a frota seguia para a Índia, o navio em que ia Bartolomeu Dias, naufragou e o valente marinheiro achou a morte junto do mesmo cabo - Cabo da Boa Esperança.

Ver também


Ícone de esboço Este sobre História de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

de:Bartolomëu Diaz en:Bartolomeu Dias es:Bartolomeu Dias fr:Bartolomeu Dias he:בארתולומיאו דיאס hr:Bartolomeu Dias io:Bartolomeu Dias ja:バーソロミュー・ディアス nl:Bartolomeus Diaz pl:Bartolomeu Diaz sv:Bartolomeu Diaz

talvez você goste