𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Eduardo, o Confessor: mudanças entre as edições

Sem resumo de edição
imported>Mschlindwein
m (Revertidas edições por 84.231.242.141, para a última versão por RobotQuistnix)
Linha 1: Linha 1:
'''Eduardo o Confessor''' (cerca [[1004]] - [[5 de Janeiro]], [[1066]]) foi o penúltimo [[Lista de monarcas britânicos|Rei saxão de Inglaterra]], entre [[1042]] e 1066. Era filho de [[Ethelred II de Inglaterra|Ethelred II]] e de [[Ema da Normandia]].


Juntamente com o pai, o irmão Alfredo e o resto da família, Eduardo fugiu para a Normandia durante a invasão dinamarquesa de [[1013]]. Permaneceu na corte do [[Duque da Normandia]] até [[1041]], data em que foi convidado pelo meio irmão [[Canuto II de Inglaterra|Canuto II]] a regressar a Inglaterra. No ano seguinte Canuto II morreu, possivelmente envenenado, e Eduardo subiu ao trono restaurando a dinastia saxã que se iniciara com [[Alfredo de Inglaterra|Alfredo, o Grande]]. Eduardo foi coroado a [[3 de Abril]] de [[1043]] na [[Catedral de Winchester]].
O exílio na Normandia teve bastante influência no reinado de Eduardo, nomeadamente no favor que concedia aos nobres normandos em desfavor dos saxões e dinamarqueses. A discórdia entre os súbditos aumentou e Eduardo acabou por casar com Edite, filha de [[Godwin, Conde de Wessex]], em [[1045]] para acalmar a situação. O casamento não foi feliz e não gerou descendência, uma vez que Eduardo se recusou a consumar a união por motivos religiosos. Esta atitude levou a especulações acerca das suas preferências sexuais. 
Quando Eduardo morreu em [[1066]], o seu primo [[Guilherme I de Inglatera|Guilherme, Duque da Normandia]] declarou-se seu sucessor baseado numa alegada promessa de Eduardo em lhe deixar a coroa de Inglaterra. Os nobres ingleses elegeram [[Haroldo II de Inglaterra|Haroldo II]], filho de Godwin de Wessex, mas Guilherme invadiu Inglaterra com um exército de 7000 homens e derrotou-o na [[Batalha de Hastings]].
Eduardo encontra-se sepultado na [[Abadia de Westminster]] que mandou construir.
==Ver também==
* [[Conquista Normanda]]
{{Começa caixa}}
{{caixa de sucessão|título=[[Lista de monarcas britânicos|Rei de Inglaterra]]|anos=[[1042]] - [[1066]]|antes=[[Canuto II de Inglaterra|Canuto II]]|depois=[[Haroldo II de Inglaterra|Haroldo II]]}}
{{Termina caixa}}
{{Biografias}}
[[Categoria:Monarcas britânicos]]
[[categoria:Santos]]
[[ar:إدوارد المعترف]]
[[de:Eduard der Bekenner]]
[[en:Edward the Confessor]]
[[es:Eduardo el Confesor]]
[[fi:Edvard Tunnustaja]]
[[fr:Édouard le Confesseur]]
[[he:אדוארד המוודה]]
[[ja:エドワード懺悔王]]
[[nl:Edward de Belijder]]
[[no:Edvard Bekjenneren]]
[[pl:Edward Wyznawca]]
[[ru:Эдуард Исповедник]]
[[sr:Едуард Исповедник]]
[[sv:Edvard Bekännaren]]

Edição das 19h10min de 21 de janeiro de 2006

Eduardo o Confessor (cerca 1004 - 5 de Janeiro, 1066) foi o penúltimo Rei saxão de Inglaterra, entre 1042 e 1066. Era filho de Ethelred II e de Ema da Normandia.

Juntamente com o pai, o irmão Alfredo e o resto da família, Eduardo fugiu para a Normandia durante a invasão dinamarquesa de 1013. Permaneceu na corte do Duque da Normandia até 1041, data em que foi convidado pelo meio irmão Canuto II a regressar a Inglaterra. No ano seguinte Canuto II morreu, possivelmente envenenado, e Eduardo subiu ao trono restaurando a dinastia saxã que se iniciara com Alfredo, o Grande. Eduardo foi coroado a 3 de Abril de 1043 na Catedral de Winchester.

O exílio na Normandia teve bastante influência no reinado de Eduardo, nomeadamente no favor que concedia aos nobres normandos em desfavor dos saxões e dinamarqueses. A discórdia entre os súbditos aumentou e Eduardo acabou por casar com Edite, filha de Godwin, Conde de Wessex, em 1045 para acalmar a situação. O casamento não foi feliz e não gerou descendência, uma vez que Eduardo se recusou a consumar a união por motivos religiosos. Esta atitude levou a especulações acerca das suas preferências sexuais.

Quando Eduardo morreu em 1066, o seu primo Guilherme, Duque da Normandia declarou-se seu sucessor baseado numa alegada promessa de Eduardo em lhe deixar a coroa de Inglaterra. Os nobres ingleses elegeram Haroldo II, filho de Godwin de Wessex, mas Guilherme invadiu Inglaterra com um exército de 7000 homens e derrotou-o na Batalha de Hastings.

Eduardo encontra-se sepultado na Abadia de Westminster que mandou construir.

Ver também

  1. RedirecionamentoPredefinição:fim

ar:إدوارد المعترف de:Eduard der Bekenner en:Edward the Confessor es:Eduardo el Confesor fi:Edvard Tunnustaja fr:Édouard le Confesseur he:אדוארד המוודה ja:エドワード懺悔王 nl:Edward de Belijder no:Edvard Bekjenneren pl:Edward Wyznawca ru:Эдуард Исповедник sr:Едуард Исповедник sv:Edvard Bekännaren

Precedido por
Canuto II
Rei de Inglaterra
1042 - 1066
Sucedido por
Haroldo II

talvez você goste