𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

GNU General Public License: mudanças entre as edições

imported>E2m
m (Revertidas edições por 201.36.96.135, para a última versão por Rui Malheiro)
imported>Rui Malheiro
mSem resumo de edição
Linha 13: Linha 13:
# A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
# A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.


Com a garantia destas liberdades, a GPL permite que os programas sejam distribuídos e reaproveitados, mantendo, porém, os direitos do autor por forma a não permitir que essa informação seja usada de uma maneira que limite as liberdades originais. A licença não permite, por exemplo, que o código seja apoderado por outra pessoa, ou que sejam impostos sobre ele restrições que impeçam que ele seja distribuído da mesma maneira que foi adquirido.
Com a garantia destas liberdades, a GPL permite que os programas sejam distribuídos e reaproveitados, mantendo, porém, os direitos do autor por forma a não permitir que essa informação seja usada de uma maneira que limite as liberdades originais. A licença não permite, por exemplo, que o código seja apoderado por outra pessoa, ou que sejam impostos sobre ele restrições que impeçam que seja distribuído da mesma maneira que foi adquirido.


A GPL está redigida em [[língua inglesa|inglês]] e actualmente nenhuma tradução é aceite como válida pela FSF, com o argumento[http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.html#GPLTranslations] de que há o risco de introdução de erros de tradução que poderiam deturpar o sentido da licença. Deste modo, qualquer tradução da GPL é não oficial e meramente de informativa, mantendo-se a obrigatoriedade de distribuir o texto oficial em inglês com os programas.
A GPL está redigida em [[língua inglesa|inglês]] e actualmente nenhuma tradução é aceite como válida pela FSF, com o argumento[http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.html#GPLTranslations] de que há o risco de introdução de erros de tradução que poderiam deturpar o sentido da licença. Deste modo, qualquer tradução da GPL é não-oficial e meramente informativa, mantendo-se a obrigatoriedade de distribuir o texto oficial em inglês com os programas.


== História ==
== História ==
A licença GPL foi originalmente publicada em Janeiro de [[1989]]. No entanto, passado pouco tempo ficou claro que haviam várias problemas com o texto da licença, pelo que em Junho de [[1991]] foi publicada a GPL versão 2, sendo ao mesmo tempo introduzida uma nova licença [[LGPL]]. Em [[2005]], Stallman anunciou que estava a preparar uma nova versão da licença em conjunto com [[Eben Moglen]]. Essa nova versão, foi chamada de [[GPLv3]] e o primeiro esboço foi publicado a [[16 de Janeiro]] de [[2006]].
A licença GPL foi originalmente publicada em Janeiro de [[1989]]. No entanto, passado pouco tempo ficou claro que haviam várias problemas com o texto da licença, pelo que em Junho de [[1991]] foi publicada a GPL versão 2, sendo ao mesmo tempo introduzida uma nova licença [[LGPL]]. Em [[2005]], Stallman anunciou que estava a preparar uma nova versão da licença em conjunto com [[Eben Moglen]]. Essa nova versão, foi chamada de [[GPLv3]] e o primeiro esboço foi publicado em [[16 de Janeiro]] de [[2006]].


== {{Veja também}} ==
== {{Veja também}} ==

Edição das 16h58min de 2 de fevereiro de 2006

Logotipo GNU

GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre idealizada por Richard Stallman no final da década de 1980, no âmbito do projecto GNU da Free Software Foundation.

A GPL é a licença com maior utilização por parte de projectos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o Linux. O software utilizado para administrar o conteúdo da Wikipédia é cobertos por esta licença, na sua versão 2.0 ou superiores.

Conteúdo

Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:

  1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
  2. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
  3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
  4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Com a garantia destas liberdades, a GPL permite que os programas sejam distribuídos e reaproveitados, mantendo, porém, os direitos do autor por forma a não permitir que essa informação seja usada de uma maneira que limite as liberdades originais. A licença não permite, por exemplo, que o código seja apoderado por outra pessoa, ou que sejam impostos sobre ele restrições que impeçam que seja distribuído da mesma maneira que foi adquirido.

A GPL está redigida em inglês e actualmente nenhuma tradução é aceite como válida pela FSF, com o argumento[1] de que há o risco de introdução de erros de tradução que poderiam deturpar o sentido da licença. Deste modo, qualquer tradução da GPL é não-oficial e meramente informativa, mantendo-se a obrigatoriedade de distribuir o texto oficial em inglês com os programas.

História

A licença GPL foi originalmente publicada em Janeiro de 1989. No entanto, passado pouco tempo ficou claro que haviam várias problemas com o texto da licença, pelo que em Junho de 1991 foi publicada a GPL versão 2, sendo ao mesmo tempo introduzida uma nova licença LGPL. Em 2005, Stallman anunciou que estava a preparar uma nova versão da licença em conjunto com Eben Moglen. Essa nova versão, foi chamada de GPLv3 e o primeiro esboço foi publicado em 16 de Janeiro de 2006.

Ver também

  • GNU FDL, a Licença de Documentação Livre GNU.
  • GNU LGPL, a Licença Pública Geral Menor GNU.

Ligações externas

af:GNU General Public License bg:GNU General Public License ca:GPL cs:GPL cy:Trwydded Gyhoeddus Gyffredinol GNU da:GNU General Public License de:GNU General Public License en:GNU General Public License eo:GPL es:GNU GPL et:GNU GPL fi:GNU GPL fr:Licence publique générale GNU gl:GPL he:הרישיון הציבורי הכללי של גנו hu:GNU General Public License ia:Wikipedia:Licentia Public General de GNU ilo:GPL it:GNU General Public License ja:GNU General Public License ka:GNU General Public License ko:GNU 일반 공중 사용 허가서 ku:Lîsansa Gelempera Giştî ya GNU lt:GNU GPL nl:GNU General Public Licence nn:GNU General Public License no:GNU General Public License pl:GNU General Public License ro:GPL ru:GNU General Public License sk:GNU General Public License sv:GNU General Public License th:GNU General Public License tl:GNU General Public License tr:GNU Genel Kamu Lisansı zh:GNU通用公共许可证

talvez você goste