𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Joana de Trastâmara: mudanças entre as edições

imported>Andreas Herzog
mSem resumo de edição
imported>Español
Sem resumo de edição
Linha 23: Linha 23:
{{Biografias}}
{{Biografias}}


[[categoria:Rainhas de Portugal]]
[[categoria:Rainhas de Espanha]]
[[categoria:Século XV]]
[[categoria:Século XV]]



Edição das 18h33min de 16 de junho de 2005

A Princesa Joana de Castela, conhecida como a Beltraneja, nasceu em 1462 e morreu em Lisboa em 1530. A sua mãe era a princesa Joana, filha do rei Duarte de Portugal, casada com o rei Henrique IV de Castela. O problema é que Henrique, sem filhos deste casamento nem dos anteriores, tinha fama de ser impotente, e que a sua mulher estava envolvida num caso amoroso com o nobre Beltrán de La Cueva. Joana foi pois considerada ilegítima pela corte castelhana e desde o berço cognominada como a Beltraneja como referência ao seu suposto pai verdadeiro. O seu nascimento provocou portanto um escândalo na corte de Castela e o pedido de divórcio de Henrique de Castela. Joana de Portugal regressa a casa do irmão, mas a Beltraneja permanece em Castela.

Legítima ou não, Joana continuava a ser a única criança que podia ser (embora remotamente) atribuída a Henrique IV de Castela, que gostava bastante dela. Henrique obrigou os nobres castelhanos a jurarem fidelidade à princesa e a reconhecerem-na como herdeira. Depois de alguns contratos falhados, Joana acabou prometida em casamento ao tio, o rei Afonso V de Portugal, que jurou defender os direitos dela (e de si próprio) ao trono de Castela. Mas quando Henrique IV morre em 1474, ninguém em Castela leva a causa de Joana a sério. Como rainha, escolhem Isabel, sua tia. Em 1475, Afonso casa com Joana e, no ano seguinte, invade Castela para defender a sua coroa. Afonso é derrotado na batalha de Toro por Fernando II de Aragão, recentemente casado com Isabel de Castela. Depois deste revés, Afonso e Joana procuraram uma aliança com o rei de França, mas esgotada esta hipótese, acabam por abdicar das suas ambições num tratado assinado em 1479 com os reis católicos.

Depois da morte de Afonso V em 1481, Joana de Castela recusou casar com o primo João de Aragão e retirou-se para um convento em Coimbra. A princesa viveu em Portugal até à sua morte e dedicou o resto da vida a obras de caridade e apoio ao desfavorecidos. A sua recusa em se ver envolvida em mais manobras políticas e devoção a Deus e aos pobres valeram-lhe o epíteto de a Excelente Senhora.


  1. RedirecionamentoPredefinição:fim

de:Johanna von Kastilien (Portugal) en:Joan, princess of Castile es:Juana la Beltraneja

Precedido por
Isabel de Portugal
Rainha de Portugal
14751481
Sucedido por
Leonor de Portugal
Precedido por
Joana de Portugal
Rainha de Espanha
de jure 14741479
Sucedido por
Isabel, a Católica

talvez você goste