𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Tenochtitlán: mudanças entre as edições

imported>Thijs!bot
m (Bot: Adicionando: sr:Теночтитлан)
imported>Nuno Tavares
m (++)
Linha 1: Linha 1:
[[Image:Tenoch2A.jpg|thumb|350px|right|Tenochtitlán vista de oeste. Pintura mural no Museu Nacional de Antropologia, [[Cidade do México]] por [[Dr. Atl]] em 1930.]]
[[Image:Tenoch2A.jpg|thumb|350px|right|Tenochtitlán vista de oeste. Pintura mural no [[Museu Nacional de Antropologia]], [[Cidade do México]] por [[Dr. Atl]] em 1930.]]
'''Tenochtitlán''' era a capital da Confederação [[Azteca]] (também conhecido como povo mexica), construída numa [[ilha]] no [[lago Texcoco]], no que hoje é o [[México]] central. Era um centro urbano com cerca de 100 mil habitantes, no período da conquista era maior que a qualquer outra cidade americana, e na Europa, somente [[Paris]], [[Veneza]] e [[Constantinopla]] eram maiores. Era muito organizada e estruturada, e ao chegarem os [[Espanha|espanhóis]] admiraram a organização da cidade, pois consideravam os Aztecas como um povo primitivo. A maior parte da cidade foi destruída na década de [[1520]] pelos [[conquistador]]es e a [[Cidade do México]] foi erguida sobre as suas ruínas.  
'''Tenochtitlán''' era a capital da Confederação [[Azteca]] (também conhecido como povo mexica), construída numa [[ilha]] no [[lago Texcoco]], no que hoje é o [[Cidade do México|México]] central. Era um centro urbano com cerca de 100 mil habitantes, no período da [[Descobrimentos espanhóis|conquista]] era maior que qualquer outra cidade [[América|americana]] e, na [[Europa]], somente [[Paris]], [[Veneza]] e [[Constantinopla]] eram maiores. Era muito organizada e estruturada, características que surpreenderam os conquistadores [[Espanha|espanhóis]] que constataram que a civilização Asteca não era tão primitiva como era considerada na Europa.  
 
A maior parte da cidade foi severamente destruída na [[década de 1520]] pelos conquistadores e a [[Cidade do México]] foi erguida sobre as suas ruínas. Com efeito, pelo facto desta cidade se encontrar numa ilha, o crescimento da Cidade do México até aos dias de hoje foi conseguido através da sustentação da superfície com estacas de madeira — técnica semelhante àquela utilizada para erguer o actual [[Terreiro do Paço]], em [[Lisboa]]. Ainda hoje há locais na cidade onde se podem observar essas estacas; um desses locais é o [[Museu Nacional de Antropologia]], considerado um dos mais completos de toda a [[América Latina]].
 
A água chegava à cidade por dois [[aqueduto]]s que se contruíram abaixo da estrada real. Tenochtitlán não era um centro comercial ou/e industrial e a população vivia a custa de impostos extraídos das tribos conquistadas.


A água chegava a cidade por dois aquedutos que ficavam abaixo da estrada real. Tenochtitlán não era um centro comercial ou/e industrial e a população vivia a custa de impostos extraidos das tribos conquistadas.
{{esboço-história}}
{{esboço-história}}



Edição das 11h03min de 19 de novembro de 2006

Arquivo:Tenoch2A.jpg
Tenochtitlán vista de oeste. Pintura mural no Museu Nacional de Antropologia, Cidade do México por Dr. Atl em 1930.

Tenochtitlán era a capital da Confederação Azteca (também conhecido como povo mexica), construída numa ilha no lago Texcoco, no que hoje é o México central. Era um centro urbano com cerca de 100 mil habitantes, no período da conquista era maior que qualquer outra cidade americana e, na Europa, somente Paris, Veneza e Constantinopla eram maiores. Era muito organizada e estruturada, características que surpreenderam os conquistadores espanhóis que constataram que a civilização Asteca não era tão primitiva como era considerada na Europa.

A maior parte da cidade foi severamente destruída na década de 1520 pelos conquistadores e a Cidade do México foi erguida sobre as suas ruínas. Com efeito, pelo facto desta cidade se encontrar numa ilha, o crescimento da Cidade do México até aos dias de hoje foi conseguido através da sustentação da superfície com estacas de madeira — técnica semelhante àquela utilizada para erguer o actual Terreiro do Paço, em Lisboa. Ainda hoje há locais na cidade onde se podem observar essas estacas; um desses locais é o Museu Nacional de Antropologia, considerado um dos mais completos de toda a América Latina.

A água chegava à cidade por dois aquedutos que se contruíram abaixo da estrada real. Tenochtitlán não era um centro comercial ou/e industrial e a população vivia a custa de impostos extraídos das tribos conquistadas.

Ícone de esboço Este sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

an:Tenochtitlán ca:Tenochtitlan cs:Tenochtitlán da:Tenochtitlán de:Tenochtitlán el:Τενοτστιτλάν en:Tenochtitlan eo:Tenoĉtitlano es:México-Tenochtitlan eu:Tenochtitlan fi:Tenochtitlán fr:Tenochtitlan ga:Tenochtitlán gl:Tenochtitlán he:טנוצ'טיטלאן id:Tenochtitlán it:Tenochtitlán ja:テノチティトラン ka:ტენოჩტიტლანი la:Temistitlana nah:Mēxihco Tenōchtitlān nds:Tenochtitlán nl:Tenochtitlan no:Tenochtitlan pl:Tenochtitlan ru:Теночтитлан scn:Tenochtitlán simple:Tenochtitlan sk:Tenochtitlán sr:Теночтитлан sv:Tenochtitlán tr:Tenochtitlan zh:特諾契提朗

talvez você goste