𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Celtas: mudanças entre as edições

imported>Chronos Phaenon
(Mapa correcto posto - Por favor não revertam, o artigo anterior tinha erros historicos *COLOSSAIS!* É o que dá gente que não é da Europa a escrever sobre a Europa :-\)
Linha 1: Linha 1:
Os '''Celtas''' foram um grupo de povos e nações da [[Europa]] na [[Antigüidade]]. As tribos célticas ocuparam a maior parte do continente europeu, desde a [[Península Ibérica]] até a [[Anatólia]]. A maior parte dos celtas foi conquistada e subjugada pelos [[Roma antiga|Romano]]s.
[[Image:Celts 800-400BC.PNG|thumb|300px|Distribuição dos Celtas na [[Europa]] entre 800 e 400 Bc]]Os '''Celtas''' eram um povo de origem [[Arianos|Ariana]] que se espalhou por toda a [[Europa]] dominando-a populacionalmente até à chegada da hegemonia do [[Império Romano]]. As tribos célticas ocuparam a maior parte do continente Europeu, desde a [[Península Ibérica]] até a [[Anatólia]]. A maior parte dos celtas foi conquistada, subjugada, e mais tarde integrada pelos [[Roma antiga|Romano]]s.


[[Imagem:Distribution of Celts in Europe.png|thumb|200px|Distribuição dos Celtas na [[Europa]]]]
Existiam tribos celtas, entre eles os [[Bretão|Bretões]], os [[Gália|Gauleses]], os [[Eburão|Eburões]], os [[Batávia|Batavo]]s, os [[Belga]]s, os [[Gálata]]s, os [[Trinovante]]s, entre outros. A maioria das tribos deu origem aos nomes das províncias romanas na Europa que mais tarde baptizaram os estados-nações [[medievais]] e modernos da Europa.
Havia vários grupos e tribos celtas, entre eles os [[Bretão|Bretões]], os [[Gália|Gauleses]], os [[Ibéria|Ibero]]s, os [[Lusitano]]s, os [[Eburão|Eburões]], os [[Batávia|Batavo]]s, os [[Belga]]s, os [[Gálata]]s, os [[Trinovante]]s, os [[Galês|Galeses]] e muitos outros. A maioria dessas tribos deu origem aos nomes das províncias romanas na Europa que mais tarde batizaram os estados-nações modernos.


O único estado-nação independente de origem céltica atualmente é a República da [[Irlanda]]. O [[País de Gales]] também se identifica com a cultura e a etnia célticas, mas é uma entidade subnacional do [[Reino Unido]]. A [[Cornualha]] (RU), a [[Bretanha]] ([[França]]) e a [[Galiza]] ([[Espanha]]) também são regiões onde línguas e costumes celtas predominam até hoje, aínda que na [[Galiza]] a [[Galego|língua Galega]] não é de origem celta.
O pais em que se melhor preservaram tradições de origem célta actualmente é a [[Irlanda]]. O [[País de Gales]] também se identifica com a cultura e a etnia céltas, e é uma entidade subnacional do [[Reino Unido]]. A [[Cornualha]] (RU), a [[Bretanha]] ([[França]]), e Norte de [[Portugal]] e a [[Galiza]] também são regiões onde línguas e costumes celtas se encontram até hoje. Na [[Galiza]] a [[Galego|língua Galega]] é de origem celta assim como a [[Portugal|Portuguesa]], ambas altamente romanizadas pelo [[Latim]].


Os celtas eram de etnia similar à dos povos [[Germânico]]s: altos, com muitos pêlos e de olhos e cabelos claros (ainda que, entre os celtas, os pêlos [[ruivo]]s e alaranjados fossem mais comuns). São, no entanto, ramos étnicos e culturais distintos tanto [[Geografia|geograficamente]] quanto [[História|historicamente]]. Note-se, porém, que os actuais irlandeses, tradicionalmente relacionados com os antigos celtas, predominam muito os cabelos escuros e menor estatura que os germânicos.
==Mitologia==


==Religião==
Os celtas tinham uma religião rica, de carácter [[Politeísmo|politeísta]]. Os [[sacerdote]]s eram chamados de [[druida]]s e tinham grande influência sobre a sociedade. O calendário anual possuía várias festas místicas, como o [[Imbolc]] e o [[Belthane]], assim como [[Equinócios]] e [[Solstícios]].


Os celtas tinham uma religião muito rica, de caráter [[Politeísmo|politeísta]]. Os [[sacerdote]]s eram chamados de [[druida]]s e tinham grande influência sobre a sociedade. O calendário anual possuía várias festas místicas, como o [[Imbolc]] e o [[Belthane]].
Pouco se sabe sobre os povos celtas, uma vez que não possuiam escrita e difundiam conhecimento apenas por via oral e nunca escrita; basicamente, o que foi escrito pelo romanos durante as invasões à Bretanha, o que desenha um carácter bastante incompleto e parcial a respeito desses povos.


Pouco se sabe sobre os povos celtas; basicamente, o que foi escrito pelo romanos durante as invasões à Bretanha, o que dá um caráter bastante incompleto e parcial a respeito desses povos.
Também são riquíssimas as narrativas mitológicas célticas, principalmente aquelas transmitidas oralmente em forma de [[poema]], como "''O Roubo de Gado em Cooley''". Nesta, o herói [[Irlanda|irlandês]] [[Cú Chulainn]] enfrenta as forças da [[Rainha Mab]] para defender o seu condado.
 
Alguns aspectos da tradição religiosa céltica vem sendo hoje resgatados na religião [[Wicca]] e outras formas de [[neopaganismo]].
 
===Mitologia===


Também são riquíssimas as narrativas mitológicas célticas, principalmente aquelas transmitidas oralmente em forma de [[poema]], como "''O Roubo de Gado em Cooley''". Nesta, o herói [[Irlanda|irlandês]] [[Cú Chulainn]] enfrenta as forças da [[Rainha Mab]] para defender o seu condado.
==Demografia==


O ciclo de lendas do [[Rei Artur]] e os Cavaleiros da Távola Redonda também fazem parte da [[Mitologia Céltica|mitologia céltica]].
O povo celta era de origem [[Ariana]], [[Caucasiana]] e foi a maior influência populacional e [[genética]] na Europa ocidental pre-Romana, tendo provavelmente surgido das montanhas dos [[caucaso|Caucasos]], estabelecido-se já com entidade celta no centro geográfico da Europa e mais tarde tendo explodido para ocidente desde as ilhas [[Britanicas]] a norte até [[Portugal]] no sul do continente. A quase totalidade da população moderna Europeia ocidental ([[Portugal]],[[França]],[[Espanha]]) é de origem Celta, e portanto [[Caucasiano|Caucasiana]].


===Figuras Míticas===
A grande maioria da população Portuguesa é de origem étnica [[Celta]] e [[Celtiberia|Celtibérica]], com influência adicional, principalmente na região [[alentejo|Alentejana]], da tribo mais influente pré-Romana: Os [[Lusitanos]].
{{Ver artigo principal|[[Mitologia celta]]}}
*[[Rei Artur]]
*[[Merlin]]
*[[Rainha Mab]] ou [[Medb]]
*[[Cú Chulainn]]
*[[Breogam]]


==Personalidades Históricas==
==Figuras Históricas==
[[Imagem:Celt mitogrega5.gif]]
[[Imagem:Celt mitogrega5.gif]]
*[[Vercingétorix]]
*[[Vercingétorix]]

Edição das 09h14min de 5 de agosto de 2005

Distribuição dos Celtas na Europa entre 800 e 400 Bc

Os Celtas eram um povo de origem Ariana que se espalhou por toda a Europa dominando-a populacionalmente até à chegada da hegemonia do Império Romano. As tribos célticas ocuparam a maior parte do continente Europeu, desde a Península Ibérica até a Anatólia. A maior parte dos celtas foi conquistada, subjugada, e mais tarde integrada pelos Romanos.

Existiam tribos celtas, entre eles os Bretões, os Gauleses, os Eburões, os Batavos, os Belgas, os Gálatas, os Trinovantes, entre outros. A maioria das tribos deu origem aos nomes das províncias romanas na Europa que mais tarde baptizaram os estados-nações medievais e modernos da Europa.

O pais em que se melhor preservaram tradições de origem célta actualmente é a Irlanda. O País de Gales também se identifica com a cultura e a etnia céltas, e é uma entidade subnacional do Reino Unido. A Cornualha (RU), a Bretanha (França), e Norte de Portugal e a Galiza também são regiões onde línguas e costumes celtas se encontram até hoje. Na Galiza a língua Galega é de origem celta assim como a Portuguesa, ambas altamente romanizadas pelo Latim.

Mitologia

Os celtas tinham uma religião rica, de carácter politeísta. Os sacerdotes eram chamados de druidas e tinham grande influência sobre a sociedade. O calendário anual possuía várias festas místicas, como o Imbolc e o Belthane, assim como Equinócios e Solstícios.

Pouco se sabe sobre os povos celtas, uma vez que não possuiam escrita e difundiam conhecimento apenas por via oral e nunca escrita; basicamente, o que foi escrito pelo romanos durante as invasões à Bretanha, o que desenha um carácter bastante incompleto e parcial a respeito desses povos.

Também são riquíssimas as narrativas mitológicas célticas, principalmente aquelas transmitidas oralmente em forma de poema, como "O Roubo de Gado em Cooley". Nesta, o herói irlandês Cú Chulainn enfrenta as forças da Rainha Mab para defender o seu condado.

Demografia

O povo celta era de origem Ariana, Caucasiana e foi a maior influência populacional e genética na Europa ocidental pre-Romana, tendo provavelmente surgido das montanhas dos Caucasos, estabelecido-se já com entidade celta no centro geográfico da Europa e mais tarde tendo explodido para ocidente desde as ilhas Britanicas a norte até Portugal no sul do continente. A quase totalidade da população moderna Europeia ocidental (Portugal,França,Espanha) é de origem Celta, e portanto Caucasiana.

A grande maioria da população Portuguesa é de origem étnica Celta e Celtibérica, com influência adicional, principalmente na região Alentejana, da tribo mais influente pré-Romana: Os Lusitanos.

Figuras Históricas

Arquivo:Celt mitogrega5.gif

Cidades Históricas

als:Kelten ca:Celtes cs:Keltové cy:Y Celtiaid de:Kelten en:Celt eo:Keltoj es:Celta fi:Keltit fr:Celtes gl:Celta gv:Ny Celtiee he:קלטים it:Celti ja:ケルト人 la:Celtae lt:Keltai ms:Celt nl:Kelten no:Keltere pl:Celtowie ru:Кельты sv:Kelter zh:凯尔特人

talvez você goste