𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Emigração no Brasil: mudanças entre as edições

Sem resumo de edição
imported>MelM
m (Revertidas edições por 177.83.190.207 para a última versão por PauloEduardo, de 21h28min de 18 de março de 2013 (UTC))
Linha 1: Linha 1:
Migrações externas correspondem a todo fluxo populacional que desloca do Brasil ou outras nações em direção a  diversos países, especialmente os desenvolvidos. O conceito de migração segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) é toda mobilidade de pessoas que ocorre no espaço geográfico entre distintos lugares, quando um indivíduo se fixa em determinado território.
{{Sem-fontes|data=agosto de 2012| angola=| arte=| Brasil=| ciência=| geografia=| música=| Portugal=| sociedade=|1=|2=|3=|4=|5=|6=}}
A '''migração externa no Brasil''' ocorre há muito tempo, uma vez que o país foi [[colonização do Brasil|colonizado por portugueses]] desde o [[século XVI]]. Assim, até aproximadamente as [[Guerras Mundiais]] o [[Brasil]] era um centro receptor da [[migração internacional]]. O decorrer do [[século XX]] transformou essa tradição e a migração de brasileiros para outros espaços tornou-se maior, preferindo destinos europeus e estadunidenses. Na [[Europa]], o migrante brasileiro foi muitas vezes barrado, por não conseguir o [[visto|visto de entrada]], que é obtido, principalmente, com comprovação de [[renda]] e [[moradia]] fixa.


A cada ano muitos brasileiros saem do país em direção às áreas de atração na esperança de encontrar novas oportunidades e perspectivas para  alcançar uma melhor qualidade de vida. Geralmente, essas pessoas buscam isso em países desenvolvidos especialmente nos Estados Unidos, Japão, Canadá e muitos outros países europeus, e recentemente em países vizinhos, tais como Paraguai, Uruguai, Venezuela e outros. Apesar da grande expectativa gerada, muitos se frustram e não conseguem alcançar seus objetivos.
A partir das duas últimas décadas do [[século XX]] que se tem verificado no [[Brasil]] um acréscimo acentuado de [[migração|migrações]]. As migrações internacionais recentes no Brasil têm, como países de destino, essencialmente, os [[Estados Unidos]], [[Portugal]], [[Espanha]], [[Itália]], [[Inglaterra]], [[França]], [[Canadá]], [[Austrália]], [[Suíça]], [[Alemanha]], [[Polônia]], [[Bélgica]], [[Países Baixos]], [[Japão]], [[Paraguai]] e [[Israel]], assim, quase num movimento inverso ao que se deu no [[século XIX]].


A migração externa altera o número de habitantes dos países envolvidos no fluxo, uma vez que o país de origem do migrante perde em número de população, enquanto que o país destino cresce em número de habitantes.
Note-se, no entanto, que as migrações brasileiras para o [[Paraguai]] constituíram um fenómeno que teve os seus inícios logo nos [[década de 1970|anos 70]]. Segundo as estatísticas {{carece de fontes}}, o maior número de migrantes brasileiros está nos Estados Unidos, o segundo contingente situa-se no Paraguai (os chamados "[[brasiguaio]]s").
 
No fluxo inverso, porém, é expressiva a presença de imigrantes provenientes da [[Bolívia]] e do [[Peru]] desde os [[década de 1980|anos 80]], os quais têm, em sua maioria, se radicada em [[São Paulo]].  
 
=={{Ver também}}==
*[[Dekassegui]]
*[[Departamento das Comunidades Brasileiras no Exterior]]
 
{{esboço-br}}
 
{{Migração no Brasil}}
 
{{DEFAULTSORT:Migracao externa no Brasil}}
[[Categoria:Demografia do Brasil]]

Edição das 22h13min de 17 de maio de 2013

A migração externa no Brasil ocorre há muito tempo, uma vez que o país foi colonizado por portugueses desde o século XVI. Assim, até aproximadamente as Guerras Mundiais o Brasil era um centro receptor da migração internacional. O decorrer do século XX transformou essa tradição e a migração de brasileiros para outros espaços tornou-se maior, preferindo destinos europeus e estadunidenses. Na Europa, o migrante brasileiro foi muitas vezes barrado, por não conseguir o visto de entrada, que é obtido, principalmente, com comprovação de renda e moradia fixa.

A partir das duas últimas décadas do século XX que se tem verificado no Brasil um acréscimo acentuado de migrações. As migrações internacionais recentes no Brasil têm, como países de destino, essencialmente, os Estados Unidos, Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, França, Canadá, Austrália, Suíça, Alemanha, Polônia, Bélgica, Países Baixos, Japão, Paraguai e Israel, assim, quase num movimento inverso ao que se deu no século XIX.

Note-se, no entanto, que as migrações brasileiras para o Paraguai constituíram um fenómeno que teve os seus inícios logo nos anos 70. Segundo as estatísticas [carece de fontes?], o maior número de migrantes brasileiros está nos Estados Unidos, o segundo contingente situa-se no Paraguai (os chamados "brasiguaios").

No fluxo inverso, porém, é expressiva a presença de imigrantes provenientes da Bolívia e do Peru desde os anos 80, os quais têm, em sua maioria, se radicada em São Paulo.

Ver também

Predefinição:Esboço-br

  1. REDIRECIONAMENTO: Predefinição:Demografia do Brasil

talvez você goste