𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Língua italiana: mudanças entre as edições

imported>LeonardoRob0t
m (Ligando artigos destacados para ro:Limba italiană)
Sem resumo de edição
Linha 3: Linha 3:
|-
|-
| valign="top"|Falado em:  
| valign="top"|Falado em:  
|[[Itália]] e outros 29 países
|[[Itália]] e outros 29 países, inclusive no [[Brasil]]
|-
|-
| valign="top"|Região:
| valign="top"|Região:

Edição das 19h03min de 27 de outubro de 2005

Italiano (Italiano)
Falado em: Itália e outros 29 países, inclusive no Brasil
Região: Europa ocidental
Total de falantes: 70 milhões
Posição: 19
Classificação
genética:
Indo-européia

 Itálica
  Romance
   Romance Ítalo-Ocidental
    Romance Ítalo-Dalmata
     Italiano

Estatuto oficial
Língua oficial de: Itália, Suíça, San Marino, Vaticano, Eslovênia, Croácia (região da Ístria), União Européia
Regulada por: Accademia della Crusca
Códigos de língua
ISO 639-1 it
ISO 639-2(B) ita
ISO 639-2(T) itn
SIL ITN

O italiano é uma língua românica falada por cerca de 62 milhões de pessoas, a maioria das quais vive em Itália. O italiano padrão baseia-se nos dialectos da Toscânia e é de certo modo intermédio entre as línguas da Itália do sul e as línguas Galo-românicas do norte. O padrão toscano, muito antigo, tem vindo a ser ligeiramente influenciado nas últimas décadas pela variante de italiano falado em Milão, a capital económica de Itália. O italiano tem consoantes duplas (ou longas), como o latim, mas ao contrário da maior parte das línguas românicas modernas (p. ex.: o francês, o espanhol ou o português). Tal como na maioria das línguas românicas (com a excepção do francês), a acentuação é distintiva.


História

A história da lingua italiana é razoavelmente complexa. O seu padrão moderno foi em grande parte formado por acontecimentos relativamente recentes. Os textos mais antigos que sobreviveram que podem se dizer escritos em italiano (em oposição ao latim vulgar) são fórmulas jurídicas da região de Benevento, que datam de 960-963 D.C. O italiano foi pela primeira vez sistematizado no século XV, através da obra de Dante Alighieri, que utilizou dialetos do sul, em especial o siciliano juntamente com o seu nativo toscano em seu poema épico A Divina Comédia. Os apreciados trabalhos de Dante eram lidos em toda a Itália e o seu dialeto escrito tornou-se o padrão canônico que todos eram capazes de compreender. Dante é até hoje conhecido por ter padronizado a língua italiana.

A Itália sempre teve um dialeto diferente falado em cada cidade, visto que as cidades eram há até pouco tempo cidades-estado. Os italianos costumam apontar como o melhor italiano falado a lingua toscana in bocca romana - (o dialeto toscano pronunciado com a inflexão romana). O dialeto toscano (que supõe-se derivado da língua etrusca e da língua osca), é o dialeto que mais se aproxima ao padrão instituido por Dante.


Wiki letter w.svg Este é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

als:Italienische Sprache br:Italianeg ca:Italià cy:Eidaleg da:Italiensk (sprog) de:Italienische Sprache en:Italian language eo:Itala lingvo es:Idioma italiano et:Itaalia keel fi:Italian kieli fr:Italien he:איטלקית hu:Olasz nyelv id:Bahasa Italia it:Lingua italiana ja:イタリア語 ko:이탈리아어 kw:Italek la:Lingua Italica li:Italiaans lt:Italų kalba mk:Италијански јазик nl:Italiaans no:Italiensk språk pl:Język włoski rm:Lingua taliana ro:Limba italiană Predefinição:Link FA ru:Итальянский язык simple:Italian sl:Italijanščina su:Basa Itali tl:Wikang Italyano vi:Tiếng Ý zh:意大利语

talvez você goste