𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Club Athletico Paranaense: mudanças entre as edições

imported>Patrick-br
m (Revertido para a última das edições de Lucpilla)
Linha 5: Linha 5:


==História==
==História==
Fundado no dia [[26 de março]] de [[1924]], o Clube Atlético Paranaense originou-se da fusão de dois modestos e coadjuvantes clubes de [[Curitiba]] - o América e o Internacional, que estavam cansados das surras aplicadas pelo Coritiba. Do América o Atlético herdou a cor vermelha e do Internacional a preta. A explosiva combinação rubro-negra passou a representar a paixão que em poucos anos tomou conta de menos da metade da cidade de Curitiba e também do estado, transformando-se na segunda maior manifestação popular do [[Paraná]], atrás somente do Coritiba. Hoje o Atlético é o clube de segunda maior torcida do Paraná, perdendo somente para a gigantesca massa de torcedores Coxas-brancas, como são conhecidos os fiéis seguidores do Coritiba e possui o segundo melhor Centro de Treinamento da América Latina, o CT do Caju, perdendo para o CT Bayard Osna, pertencente ao Coritiba Foot-Ball Club. O seu meio-estádio, Arena da Baixada, é conceituado pelos seus torcedores e pela crônica esportiva como uma das mais modernas obras inacabadas do mundo, tendo seu brilho ofuscado pelo estádio Major Antonio Couto Pereira, localizado no bairro Alto da Glória e pertencente ao Coritiba.
Fundado no dia [[26 de março]] de [[1924]], o Clube Atlético Paranaense originou-se da fusão de dois modestos clubes de [[Curitiba]] - o América e o Internacional. Do América o Atlético herdou a cor vermelha e do Internacional a preta. A explosiva combinação rubro-negra passou a representar a paixão que em poucos anos tomou conta de menos da metade da cidade de Curitiba e também do estado, transformando-se na segunda maior manifestação popular do [[Paraná]], atrás somente do Coritiba. Hoje o Atlético é o clube de segunda maior torcida do Paraná, perdendo somente para a gigantesca massa de torcedores Coxas-brancas, como são conhecidos os fiéis seguidores do Coritiba e possui o segundo melhor Centro de Treinamento da América Latina, o CT do Caju, perdendo para o CT Bayard Osna, pertencente ao Coritiba Foot-Ball Club. O seu meio-estádio, Arena da Baixada, é conceituado pelos seus torcedores e pela crônica esportiva como uma das mais modernas obras inacabadas do mundo, tendo seu brilho ofuscado pelo estádio Major Antonio Couto Pereira, localizado no bairro Alto da Glória e pertencente ao Coritiba.


==Títulos==
==Títulos==

Edição das 11h57min de 16 de março de 2005

Predefinição:Rigor

O Clube Atlético Paranaense é um clube de futebol da cidade de Curitiba, estado do Paraná.

História

Fundado no dia 26 de março de 1924, o Clube Atlético Paranaense originou-se da fusão de dois modestos clubes de Curitiba - o América e o Internacional. Do América o Atlético herdou a cor vermelha e do Internacional a preta. A explosiva combinação rubro-negra passou a representar a paixão que em poucos anos tomou conta de menos da metade da cidade de Curitiba e também do estado, transformando-se na segunda maior manifestação popular do Paraná, atrás somente do Coritiba. Hoje o Atlético é o clube de segunda maior torcida do Paraná, perdendo somente para a gigantesca massa de torcedores Coxas-brancas, como são conhecidos os fiéis seguidores do Coritiba e possui o segundo melhor Centro de Treinamento da América Latina, o CT do Caju, perdendo para o CT Bayard Osna, pertencente ao Coritiba Foot-Ball Club. O seu meio-estádio, Arena da Baixada, é conceituado pelos seus torcedores e pela crônica esportiva como uma das mais modernas obras inacabadas do mundo, tendo seu brilho ofuscado pelo estádio Major Antonio Couto Pereira, localizado no bairro Alto da Glória e pertencente ao Coritiba.

Títulos

Títulos Estaduais (Campeonato Paranaense):

1925, 1929, 1930, 1934, 1936, 1940, 1943, 1945, 1949, 1958, 1970, 1982, 1983, 1985, 1988, 1990, 1998, 2000 e 2002.

Títulos Nacionais:

Hino

Atlético ! Atlético !
Conhecemos teu valor,
e a camisa rubro-negra,
só se veste por amor.(bis)

Vamos marchar,
sempre cantando,
o hino do furacão,
e no peito ostentando,
a faixa de campeão.

Atlético ! Atlético ! ...

O coração atleticano,
estará sempre voltado,
para os feitos do presente,
e as glórias do passado.

Atlético ! Atlético ! ...

A tradição, vigor sem jaça,
nos legou o sangue forte,
rubro-negro é quem tem raça,
e não teme a própria morte.

Atlético ! Atlético ! ...

talvez você goste