𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Gestação: mudanças entre as edições

Sem resumo de edição
imported>Erico Tachizawa
 
(184 edições intermediárias de mais de 100 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
{{gravidez}}
{{Ver desambig|a gestação em seres humanos|Gravidez}}
Em [[zoologia]], refere-se ao período em que uma [[fêmea]] placentária (mamíferos) está '''grávida''' ou '''prenha''' (ou '''prenhe''') quando dentro do seu  [[útero]] se encontra em desenvolvimento um, ou mais, [[óvulo]](s) (ou [[ovo]]) fecundado(s), o que constituirá, em poucos dias, o [[Feto|feto]].
{{Sem-fontes|data=junho de 2016}}
[[Imagem:PregnantLioness.jpg|thumb|Uma [[leão|leoa]] grávida]]
Em [[zoologia]], a '''gestação''' ou '''prenhez''' se refere ao estado resultante da [[fecundação]] de um [[óvulo]] pelo [[espermatozoide]], envolvendo também o subsequente desenvolvimento, no [[útero]], do [[feto]] que foi gerado pela fecundação, encerrando-se na expulsão, chamada de "parto" ou "nascimento".


Durante a '''gravidez''' (ou '''prenhez'''), o [[ventre]] da fêmea encontra-se aumentado com o volume dos óvulos ou do feto. Também se chama a este período [[gestação]], que indica o desenvolvimento do(s) embrião(ões).
== Processo ==
Durante a [[gravidez]], o [[ventre]] da fêmea encontra-se aumentado com o volume dos óvulos ou os volumes do feto. Também se chama a este período '''gestação''', que indica o desenvolvimento do(s) embrião(ões).


O fim da gravidez, ou seja, a expulsão do feto do útero, chama-se [[parto (biologia)|parto]] ou "[[parto (biologia)|dar à luz]]".
O fim da gestação, ou seja, a expulsão do feto do útero, chama-se [[parto]] ou "dar à luz".


A duração da gravidez depende essencialmente das [[Espécie|espécies]] e suas características, como o tamanho ([[animalia|animais]] de maior porte têm gestações mais longas) ou o tempo de desenvolvimento do indivíduo jovem. No [[Homem]] essa duração é de cerca de 38 semanas (266 dias) após a [[fecundação|concepção]], ou seja cerca de 40 semanas após a última [[menstruação]]. As [[vaca]]s têm um período de gestação semelhante, cerca de 270 dias, no entanto os [[rato]]s, só têm um período de gestação de 21 dias.
A duração da gravidez depende essencialmente das [[espécie]]s e suas características, como o tamanho ([[animalia|animais]] de maior porte têm gestações mais longas) ou o tempo de desenvolvimento do indivíduo jovem. No [[ser humano]], essa duração é de cerca de 38 semanas (266 dias) após a [[fecundação|concepção]], ou seja cerca de 40 semanas após a última [[menstruação]]. As [[vaca]]s têm um período de gestação semelhante, cerca de 270 dias, no entanto os [[rato]]s têm um período de gestação de apenas 21 dias.
A gestação humana divide-se em três trimestres, cada um correspondendo a aproximadamente 3 meses. Só a partir do segundo trimestre é que a gravidez se começa a notar e a mãe poderá sentir os primeiros movimentos do seu feto.
 
A gestação humana divide-se em três [[trimestre]]s. Só a partir do segundo trimestre é que a gravidez se começa a notar e a mãe poderá sentir os primeiros movimentos do seu feto.


Para que haja gravidez, é necessário que exista interação entre o ovo fecundado e o organismo materno. Não basta haver o fenômeno reprodutivo, a fecundação, o desenvolvimento de um embrião e o nascimento de um novo ser para que haja gravidez. Todos estes fenômenos ocorrem em animais que, sabemos, não engravidam (peixes, aves, insetos etc.).
Para que haja gravidez, é necessário que exista interação entre o ovo fecundado e o organismo materno. Não basta haver o fenômeno reprodutivo, a fecundação, o desenvolvimento de um embrião e o nascimento de um novo ser para que haja gravidez. Todos estes fenômenos ocorrem em animais que, sabemos, não engravidam (peixes, aves, insetos etc.).


Entre a fecundação e a nidação do ovo não há como o organismo materno identificar sua presença. Considerando-se sob o ponto de vista essencialmente materno, a gestação só começa no momento da nidação (implantação do ovo na cavidade uterina), quando ocorre o início da interação entre o ovo e o organismo materno. Esta interação é, a princípio, hormonal, com a secreção pelo ovo da gonadotrofina coriônica (HCG – hormônio coriônico gonadotrófico) produzida pelo sincíciotrofoblasto. O HCG terá como principal função neste momento a manutenção do corpo lúteo ovariano materno, impedindo a queda dos níveis hormonais ovarianos e a conseqüente menstruação.
Entre a fecundação e a [[nidação]] do ovo, não há como o organismo materno identificar sua presença. Considerando-se sob o ponto de vista essencialmente materno, a gestação só começa no momento da nidação (implantação do ovo na cavidade uterina), quando ocorre o início da interação entre o ovo e o organismo materno. Esta interação é, a princípio, hormonal, com a secreção pelo ovo da gonadotrofina coriônica ([[Gonadotrofina coriônica humana|HCG – hormônio coriônico gonadotrófico]]) produzida pelo [[sinciciotrofoblasto]]. O HCG terá, como principal função neste momento, a manutenção do [[corpo lúteo]] ovariano materno, impedindo a queda dos níveis hormonais ovarianos e a consequente [[menstruação]]. Em que certos problemas poderiam advir.
 
 
== Duração e cronologia da gravidez na espécie humana. ==
[[Image:Pregnancy 26 weeks.jpg|left|150px|thumb|Uma gravidez de 26 semanas (quase sete meses).]]
 
A idade embriológica da gestação é contada a partir da fecundação do óvulo, momento em que se inicia a vida do novo ser. No entanto, é praticamente impossível a identificação do momento em que ocorreu a fecundação ou a data correta do coito ou da ovulação. Por isso, convencionou-se contar a idade da gravidez a partir de um marco mais fácil de identificar: o primeiro dia do último período menstrual da mulher. Trata-se da idade obstétrica da gravidez. Quando o clínico ou o ultra-sonografista se refere a qualquer idade gestacional, está usando como marco esta data. É evidente que no período entre o início do ciclo menstrual e a fecundação (supostamente ocorrida 14 dias depois do início do ciclo menstrual) ou a nidação (considerando-se o início fisiológico da gravidez na mulher) não há ainda a gravidez. Trata-se de marcador impreciso, mas é o único disponível.
A idade gestacional (IG) é definida como o tempo transcorrido entre o primeiro dia da última menstruação (DUM) e a data atual, medido em semanas e dias. A duração da gravidez tendo-se como base a DUM é, em média, de 280 dias ou 40 semanas, 10 meses lunares (de 4 semanas) ou 9 meses solares e 7 dias. Devemos nos lembrar que a duração da gestação varia segundo as características da mãe e do concepto. Também pode haver imprecisão na caracterização do último período menstrual.
 
[[Imagem:Duracao_da_gravidez.png]]
 
Em aproximadamente 20% dos casos, observa-se discordância entre a idade gestacional calculada pela DUM e aquela estimada pela ultra-sonografia. O exame ultra-sonográfico é mais preciso para a avaliação da idade gestacional quando efetuado precocemente. Quanto mais precoce o exame, mais precisa esta avaliação. Nesses casos, se a idade calculada pela DUM se situar dentro da margem de erro da estimativa ultra-sonográfica (aproximadamente ±1 semana no 1° trimestre da gravidez, ±2 semanas no 2° trimestre da gravidez e ±3 semanas no 3° trimestre da gravidez) ela é aceita como correta. Caso contrário, utilizamos a idade calculada pela ultra-sonografia como datação para a gestação.
 
'''Períodos da gestação:'''
Gravidez a termo - Entre 37 semanas completas e 42 semanas incompletas.
Gravidez pós-termo - 42 semanas completas e mais.
Gravidez pré-termo ou prematura - Menos de 37 semanas e mais de 20-21 semanas completas.
Período de abortamento - Concepto com menos de 500g (gravidez de menos de 20-22 semanas).
 
 
== Gravidez e Yoga ==
 
Margarete Corrêa*
 
 
Preparar-se fisica, mental e emocionalmente para a maternidade. Ter alguns momentos consigo mesma e com o bebê que está por vir. Estes são alguns motivos para a prática de Yoga durante a gestação.
 
Kundalini Yoga e meditação são benéficos para qualquer pessoa em qualquer idade, mas neste momento específico da vida da mulher, e do homem também, torna-se ainda mais importante para que se assimilem as transformações harmoniosamente.
 
As séries de exercícios, desenvolvidas especificamente para gestantes por Yogi Bhajan, são compostas por exercícios de flexibilização e alongamento do corpo e técnicas respiratórias. Os resultados são percebidos tanto a nível físico como emocional.
 
A meditação, parte integrante de todas as aulas, tem como objetivo conduzir o indivíduo a uma experiência de integração consigo mesmo e com o todo, o que irá proporcionar gradativamente a conquista da plenitude como ser humano.
 
 
**Margarete Corrêa
Hansmukh Kaur
Professora de Kundalini Yoga formada pelo Instituto de Yoga 3HO Brasil e certificada pelo IKYTA (International Kundalini Yoga Teachers Association).
 
 
== Planejando o parto ==
 
O que é um plano de parto?
 
2006
 
Um plano de parto é uma maneira de comunicar-se com as parteiras e médicos que cuidarão de você durante o trabalho de parto. Ele diz a estes profissionais sobre o tipo de parto que você gostaria de ter, o que você gostaria que acontecesse e o que você definitivamente gostaria de evitar. Ele não é escrito em pedra porque os melhores planos de parto reconhecem que as coisas podem não sair de acordo com o planejado. Você precisa escrever o plano de tal maneira que sua parteira ou médico não sintam que estão de mãos amarradas. Eles podem precisar recomendar um novo curso de ação que pode não ser aquele que você tinha originalmente esperado, mas que é melhor para seu bebê.
 
'''Antes de começar a escrever…'''
Consiga o máximo de informação que puder:
• Assista aulas de pré-natal. Seu médico oferecerá a você aulas no centro de saúde ou no hospital, e também há aulas disponíveis em outros locais. Uma boa professora pré-natal lhe ajudará a fazer as melhores escolhas para você.
• Converse com mulheres que deram à luz no hospital ou casa de parto onde você terá seu parto, ou com mulheres que tiveram partos domiciliares, se é isto que você deseja. Descubra o quão fácil ou difícil foi para elas conseguir o tipo de cuidado que desejavam.
• Converse com seu parceiro ou a pessoa que estará com você durante o parto. Que tipo de trabalho de parto e parto eles gostariam que você tivesse? Como eles enxergam o papel deles?
Então junte seus “desejos de parto” num pedaço de papel – como eles vierem à sua mente. Você pode separá-los depois.
 
'''O que incluir no seu plano'''
Aqui está uma lista de títulos que você pode querer usar no seu plano de parto. Talvez apenas alguns poucos deles sejam importantes para você. Talvez existam outros que você lembre e que não estão incluídos aqui.
 
'''Acompanhante de parto''' - Escreva quem você quer que esteja com você durante o trabalho de parto. Você quer que esta pessoa esteja com você todo o tempo, ou há alguns procedimentos ou estágios do trabalho de parto durante os quais você preferiria que esta pessoa saísse do local?
 
'''Posições para o trabalho de parto e nascimento''' - Mencione quais posições você gostaria de usar durante o trabalho de parto e para o nascimento de seu bebê. Diga também o quão ativa você gostaria de ficar: você quer ficar em posições eretas e ficar móvel o mais que puder, por exemplo, ou você prefere ficar na cama?
'''
Alívio da dor''' - Diga quais tipos de alívio de dor você quer usar, se quiser usar algum, e em que ordem por exemplo, você pode preferir usar um medicamento mais leve antes de uma peridural).
 
'''Piscina''' - Se seu hospital ou local de parto tem uma piscina, ou se você está alugando uma para usar em casa, escreva se quer utilizá-la para alívio da dor ou para parir nela.
 
'''Monitoramento do coração do seu bebê''' -Diga como você quer que o seu bebê seja monitorado durante o trabalho de parto. Escreva se você quer que o médico ouça o coração do bebê intermitentemente usando um aparelho portátil ou se você quer um monitoramento eletrônico usando uma faixa amarrada em volta da sua cintura.
 
'''Nascimento assistido''' - Você pode querer expressar sua preferência pelo fórceps ou o extrator se, no final do trabalho de parto, você precisar de ajuda para o nascimento do seu bebê.
 
'''Posição para o nascimento''' - Diga se você quer dar à luz deitada na cama, ou ajoelhada, em pé ou agachada.
 
'''Terceiro estágio''' (a saída da placenta) - Você pode escolher tomar uma injeção para agilizar a saída da placenta, ou você pode dizer que prefere ter um terceiro estágio natural, sem drogas.
 
'''Alimentação do bebê''' - Seja clara e diga se você quer amamentar ou usar a mamadeira. Também seja clara se o seu bebê que será amamentado pode tomar alguma mamadeira. Se você definitivamente não quer que ele tome mamadeiras, diga isto.
 
'''Situações inesperadas''' - Algumas mulheres escrevem o que gostariam que acontecesse se seu bebê precisar de cuidados especiais. Elas podem querer ter permissão para estar com ele o máximo possível e para serem transferidas com ele para um outro hospital caso a transferência seja necessária. Elas podem querer pedir que seus parceiros sejam autorizados a permanecer no hospital com elas.
 
'''Necessidades especiais'''
Você pode ter necessidades bastante especiais que você gostaria de mencionar em seu plano de parto. Se você tem alguma deficiência, escreva que tipo de ajuda precisará durante o parto. Diga se é necessário algum equipamento especial para ajudá-la.
 
Se você tem necessidades religiosas especiais, assegure-se de incluí-las. Pode ser importante para você que alguns rituais aconteçam enquanto o bebê nasce. Ou você pode precisar de uma dieta especial enquanto estiver no hospital. Escreva tudo isto. Os hospitais e profissionais de saúde hoje em dia estão comprometidos a ser mais sensíveis com as diferentes culturas e a tratar as pessoas como indivíduos.
 
Fonte: http://www.babycentre.co.uk/refcap/544479.html
Tradução Andressa Fidelis
Mais informações: http://www.amigasdoparto.org.br
 
 
 
 
 
{{wikiquote}}
 
{{esboço}}
 
[[Categoria:Gravidez]]


[[bg:Бременност]]
[[Categoria:Gravidez| ]]
[[ca:Embaràs]]
[[cs:Těhotenství]]
[[da:Graviditet]]
[[de:Schwangerschaft]]
[[el:Εγκυμοσύνη]]
[[en:Pregnancy]]
[[eo:Gravedeco]]
[[es:Embarazo]]
[[et:Rasedus]]
[[eu:Haurdunaldi]]
[[fi:Raskaus]]
[[fr:Grossesse]]
[[gd:Leatrom]]
[[he:הריון]]
[[id:Kehamilan]]
[[it:Gravidanza]]
[[ja:妊娠]]
[[ko:임신]]
[[lt:Nėštumas]]
[[nl:Zwangerschap]]
[[no:Svangerskap]]
[[pam:Pangabuktut]]
[[pl:Ciąża]]
[[ru:Беременность]]
[[sh:Trudnoća]]
[[simple:Pregnancy]]
[[sq:Shtatzënia]]
[[sv:Graviditet]]
[[tr:Gebelik]]
[[uk:Вагітність в людини]]
[[zh:妊娠]]

Edição atual tal como às 01h34min de 22 de março de 2018

Disambig grey.svg Nota: Para a gestação em seres humanos, veja Gravidez.
Uma leoa grávida

Em zoologia, a gestação ou prenhez se refere ao estado resultante da fecundação de um óvulo pelo espermatozoide, envolvendo também o subsequente desenvolvimento, no útero, do feto que foi gerado pela fecundação, encerrando-se na expulsão, chamada de "parto" ou "nascimento".

Processo

Durante a gravidez, o ventre da fêmea encontra-se aumentado com o volume dos óvulos ou os volumes do feto. Também se chama a este período gestação, que indica o desenvolvimento do(s) embrião(ões).

O fim da gestação, ou seja, a expulsão do feto do útero, chama-se parto ou "dar à luz".

A duração da gravidez depende essencialmente das espécies e suas características, como o tamanho (animais de maior porte têm gestações mais longas) ou o tempo de desenvolvimento do indivíduo jovem. No ser humano, essa duração é de cerca de 38 semanas (266 dias) após a concepção, ou seja cerca de 40 semanas após a última menstruação. As vacas têm um período de gestação semelhante, cerca de 270 dias, no entanto os ratos têm um período de gestação de apenas 21 dias.

A gestação humana divide-se em três trimestres. Só a partir do segundo trimestre é que a gravidez se começa a notar e a mãe poderá sentir os primeiros movimentos do seu feto.

Para que haja gravidez, é necessário que exista interação entre o ovo fecundado e o organismo materno. Não basta haver o fenômeno reprodutivo, a fecundação, o desenvolvimento de um embrião e o nascimento de um novo ser para que haja gravidez. Todos estes fenômenos ocorrem em animais que, sabemos, não engravidam (peixes, aves, insetos etc.).

Entre a fecundação e a nidação do ovo, não há como o organismo materno identificar sua presença. Considerando-se sob o ponto de vista essencialmente materno, a gestação só começa no momento da nidação (implantação do ovo na cavidade uterina), quando ocorre o início da interação entre o ovo e o organismo materno. Esta interação é, a princípio, hormonal, com a secreção pelo ovo da gonadotrofina coriônica (HCG – hormônio coriônico gonadotrófico) produzida pelo sinciciotrofoblasto. O HCG terá, como principal função neste momento, a manutenção do corpo lúteo ovariano materno, impedindo a queda dos níveis hormonais ovarianos e a consequente menstruação. Em que certos problemas poderiam advir.

talvez você goste