𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Colónia (biologia): mudanças entre as edições

Sem resumo de edição
imported>Cadnero
mSem resumo de edição
 
(42 revisões intermediárias por 36 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
{{Ver desambig|outros significados de Colónia|Colónia}}


As colônias  são um tipo de cooperação intra-específica (associação entre indivíduos de uma mesma espécie) onde os indivíduos vivem agrupados, ligados entre si. A integração desses organismos é mutualística e vantajosa, e podem ou não apresentar uma divisão de trabalho, com grau variando de acordo com as espécies envolvidas.
Em [[biologia]], {{PEPB|colónia|colônia}} é uma [[relações ecológicas|relação ecológica]] harmônica intraespecífica , em que um grupo de [[organismo]]s da mesma [[espécie]] formam uma [[entidade]] diferente dos [[organismo]]s individuais e todos levam vantagem. Por vezes, alguns destes indivíduos [[Especialização (biologia)|especializam-se]] em determinadas [[função|funções]] necessárias à colónia.<ref>[http://www.brasilescola.com/biologia/relacoes-intraespecificas.htm Araguaia, Mariana “Relações intraespecíficas” no site BrasilEscola.com] acessado a 15 de setembro de 2009</ref>
A variedade de colônias, grau de complexidade, tamanho e modo de convivência também variam muito.


Existem 2 tipos de colônias:
Na colônia, os organismos encontram-se unidos fisicamente, constituindo um conjunto coeso, podendo ou não ocorrer divisão de trabalho entre eles. Há colônias móveis, como as [[caravela portuguesa|caravelas]] e várias espécies de [[alga]]s, como as ''[[Volvox]] ''(as quais, tecnicamente, formam [[cenóbios]], um tipo especial de colônia). Há também colônias fixas como as de recifes de [[coral|corais]].


Colônia isomorfa: os indivíduos coloniais são semelhantes.
Um [[Recife de coral|recife]] de [[coral]], por exemplo, é construído por milhões de pequenos [[animalia|animais]] ([[pólipo]]s) que [[secreção|secretam]] à sua volta um [[esqueleto]] rígido. A [[caravela-portuguesa]] ([[Physalia]]) é formada por centenas de [[pólipo]]s seguros a um [[flutuador]], especializados nas diferentes funções, como a [[alimentação]] e a [[defesa]]; cada um deles não sobrevive isolado da colônia.
Colônia heteromorfa: os indivíduos coloniais são diferentes entre si.


Os recifes de corais são exemplos de colônia isomorfa. São formados por corais, que são celenterados que secretam esqueletos de carbonato de cálcio. Esses recifes podem ter vários quilômetros de comprimento, contendo de centenas até milhões de indivíduos semelhantes.
As [[bactéria]]s e outros organismos [[unicelular]]es também se agrupam muitas vezes dentro dum invólucro [[muco]]so.


Os caravelas são exemplos de colônia heteromorfa. Cada caravela é uma colônia constituída por indivíduos de vários tipos, que se alimentam e se reproduzem, além de protegerem a caravela.
Espécies como abelhas não são colônias pois não estão juntas. Por isso se caracterizam como uma sociedade.


O flutuador é um individuo cheio de gás, que funciona como uma vela, mantém a colônia flutuando e arrasta os outros indivíduos presos a ele. Os indivíduos responsáveis pela alimentação da colônia possuem boca e sistema digestório, que são os gastrozóides. Os indivíduos responsáveis pela proteção da colônia são alongados, possuindo longos tentáculos que possuem células produtoras de substância urticante. Eles também participam da captura de presas. Esses indivíduos juntos são tão especializados que se comportam como um único organismo.
{{Referências}}


Outro exemplo de colônia heteromorfa é a alga Volvox sp. Ela vive em água doce e pode ser composta por mais de 100 indivíduos da parte formando uma esfera oca. Os indivíduos da parte de fora são biflagelados e os da parte interna são aflagelados. Estes, por sua vez, são capazes de originar colônias menores, por reprodução assexuada.
{{esboço-ecologia}}
 
[[Categoria:Relações ecológicas]]

Edição atual tal como às 23h25min de 26 de agosto de 2022

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Colónia, veja Colónia.

Em biologia, colónia (português europeu) ou colônia (português brasileiro) é uma relação ecológica harmônica intraespecífica , em que um grupo de organismos da mesma espécie formam uma entidade diferente dos organismos individuais e todos levam vantagem. Por vezes, alguns destes indivíduos especializam-se em determinadas funções necessárias à colónia.[1]

Na colônia, os organismos encontram-se unidos fisicamente, constituindo um conjunto coeso, podendo ou não ocorrer divisão de trabalho entre eles. Há colônias móveis, como as caravelas e várias espécies de algas, como as Volvox (as quais, tecnicamente, formam cenóbios, um tipo especial de colônia). Há também colônias fixas como as de recifes de corais.

Um recife de coral, por exemplo, é construído por milhões de pequenos animais (pólipos) que secretam à sua volta um esqueleto rígido. A caravela-portuguesa (Physalia) é formada por centenas de pólipos seguros a um flutuador, especializados nas diferentes funções, como a alimentação e a defesa; cada um deles não sobrevive isolado da colônia.

As bactérias e outros organismos unicelulares também se agrupam muitas vezes dentro dum invólucro mucoso.

Espécies como abelhas não são colônias pois não estão juntas. Por isso se caracterizam como uma sociedade.

Referências

Ícone de esboço Este sobre Ecologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste