𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Emigração no Brasil: mudanças entre as edições

imported>Luan
imported>Chronus
(feito redirecionamento para Diáspora brasileira)
 
(26 revisões intermediárias por 16 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
Na [[europa]], o [[imigrante]] era, na maioria das vezes, barrado, por não conseguir o [[visto de entrada]]. Para consegui-lo, era necessario [[comprovante de renda]] e [[de moradia]], entre outros patrimonios.
#REDIRECIONAMENTO: [[Diáspora brasileira]]
 
A partir das duas últimas décadas do [[século XX]] que se tem verificado no [[Brasil]] um acréscimo acentuado de [[migração|migrações]]. As [[migrações internacionais recentes no Brasil]] têm, como países de destino, essencialmente, os [[Estados Unidos da América]], [[Portugal]], [[Espanha]], [[Itália]], [[Inglaterra]], [[França]], [[Canadá]], [[Austrália]], [[Suíça]], [[Alemanha]], [[Polônia]], [[Bélgica]], [[Países Baixos]], [[Japão]], [[Paraguai]] e [[Israel]], quase num movimento inverso ao que se deu no [[século XIX]].
 
Note-se, no entanto, que as migrações brasileiras para o [[Paraguai]] constituíram um fenómeno que teve os seus inícios logo nos [[década de 1970|anos 70]].
 
Segundo as estatísticas, o maior número de brasileiros imigrantes está nos Estados Unidos da América. O segundo contingente situa-se no Paraguai (os chamados "[[brasiguaio]]s").
 
No fluxo inverso, porém, é expressiva a presença de imigrantes provenientes da [[Bolívia]] e do [[Peru]] desde os [[década de 1980|anos 80]], os quais têm, em sua maioria, se radicada em [[São Paulo]].
 
=={{Ver também}}==
*[[Dekassegui]]
 
{{esboço-br}}
 
{{Migração no Brasil}}
 
[[Categoria:Demografia do Brasil]]

Edição atual tal como às 23h59min de 20 de fevereiro de 2015

Redirecionar para:

talvez você goste