𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Predefinição:Em destaque: mudanças entre as edições

imported>JoaoMiranda
Sem resumo de edição
imported>JoaoMiranda
(com um dia de atraso)
Linha 1: Linha 1:
[[Imagem:Vargas-com-Roosevelt.jpg|right|150px]]
[[imagem:2002_Winter_Olympics_flame.jpg|right|80px]]
'''[[Getúlio Dornelles Vargas]]''' (*[[São Borja]], [[Rio Grande do Sul]], [[19 de abril]] de [[1882]] - †[[Rio de Janeiro (cidade)|Rio de Janeiro]], [[Rio de Janeiro]], [[24 de agosto]] de [[1954]]). Também conhecido como o '''Pai dos Pobres'''. Político [[Brasil|brasileiro]], por várias vezes Presidente da República ([[1930]]-[[1934]], Governo Provisório; [[1934]]-[[1937]], Governo Constitucional; [[1937]]-[[1945]], Regime de Exceção; [[1951]]-[[1954]], Governo eleito popularmente). Suicidou-se em [[24 de agosto]] de [[1954]] com um tiro no coração, dentro de seu quarto no [[Palácio do Catete]].
A '''[[chama Olímpica]]''', ou '''fogo Olímpico''', é um dos símbolos dos [[Jogos Olímpicos]], e evoca a lenda de [[Prometeu]] que teria roubado o fogo a [[Zeus]] para o entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos da antiguidade, em [[Olímpia]], mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições, sendo esta tradição reintroduzida nos [[Jogos Olímpicos de Verão de 1928]]. Nos [[Jogos Olímpicos de Verão de 1936]], foi pela primeira vez realizada uma estafeta de atletas para transportar uma tocha com a chama, desde as ruínas do templo de [[Hera]] em Olímpia, até ao estádio olímpico de [[Berlim]].


<!--Veja as regras para alteração na página de discussão-->
<!--Veja as regras para alteração na página de discussão-->
<!-- Mudar todos os domingos -->
<!-- Mudar todos os domingos -->

Edição das 16h50min de 30 de agosto de 2004

2002 Winter Olympics flame.jpg

A chama Olímpica, ou fogo Olímpico, é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, e evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo a Zeus para o entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos da antiguidade, em Olímpia, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições, sendo esta tradição reintroduzida nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, foi pela primeira vez realizada uma estafeta de atletas para transportar uma tocha com a chama, desde as ruínas do templo de Hera em Olímpia, até ao estádio olímpico de Berlim.


talvez você goste