𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Lei Áurea: mudanças entre as edições

imported>Victor Grinbaum
Sem resumo de edição
imported>555
m (→‎Texto da Lei: {{movesource}})
Linha 8: Linha 8:


== Texto da Lei ==
== Texto da Lei ==
 
{{movesource}}
''LEI Nº 3.353, DE 13 DE MAIO DE 1888.''
''LEI Nº 3.353, DE 13 DE MAIO DE 1888.''



Edição das 21h19min de 22 de maio de 2006

Arquivo:LeiAurea.jpg
Original da Lei Áurea, assinada pela Regente Dona Isabel (1888).

A Lei Áurea tem esse nome porque, no ato da assinatura, a filha do Imperador Dom Pedro II, Princesa Isabel (1846-1921), elege a data do aniversário de seu bisavô Dom João VI 13 de Maio para sancionar a redação que aboliu a escravatura no Brasil.

Precedida pela Lei do Ventre Livre de 28 de Setembro de 1871, que libertou todas as crianças nascidas, foi a formalização desse ato no dia 13 de maio de 1888 que finalmente deu por fim a qualquer exploração da mão-de-obra escrava no Brasil. Ambas as leis foram aprovadas por Isabel quando o pai dela estava na Europa. Pela segunda ela foi premiada com a comenda Rosa de Ouro pelo Papa Leão XIII.

A palavra Áurea vem do latim aurum e significa "feito de ouro", "resplandescente", "iluminada".

Texto da Lei

Predefinição:Pobsoleta

Wikisource-logo.svg
Nota importante: Segundo consenso de julho de 2012, esta marca ({{Movesource}}) não deve ser usada, devendo as páginas que a usem ser eliminadas caso não possam ser artigos ou redirecionamentos.



Foi proposta a transferência desta página para o Wikisource através do processo Transwiki ou Import.
Se este artigo puder ser alterado para se adequar a um artigo enciclopédico e não uma mera transcrição de fontes primárias (cópia de texto livre já publicado anteriormente em outro lugar), por favor altere o artigo e retire esta mensagem. Caso contrário, depois de verificar se o conteúdo não viola os direitos de autor, se é adequado para o Wikisource e se o Wikisource já tem uma página sobre o assunto, a página será transferida por um administrador do Wikisource.

LEI Nº 3.353, DE 13 DE MAIO DE 1888.

Declara extinta a escravidão no Brasil.

A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral decretou e ela sancionou a lei seguinte:

Art. 1°: É declarada extincta desde a data desta lei a escravidão no Brazil.

Art. 2°: Revogam-se as disposições em contrário.

Manda, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram, e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nella se contém.

O secretário de Estado dos Negócios da Agricultura, Comercio e Obras Publicas e interino dos Negócios Estrangeiros, Bacharel Rodrigo Augusto da Silva, do Conselho de sua Majestade o Imperador, o faça imprimir, publicar e correr.

Dada no Palácio do Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1888, 67º da Independência e do Império.

Princeza Imperial Regente.

Rodrigo Augusto da Silva

Carta de lei, pela qual Vossa Alteza Imperial manda executar o Decreto da Assembléia Geral, que houve por bem sanccionar, declarando extincta a escravidão no Brazil, como nella se declara.

Para Vossa Alteza Imperial ver.

Chancellaria-mór do Império.- Antonio Ferreira Vianna.

Transitou em 13 de Maio de 1888.- José Júlio de Albuquerque

Ver também

en:Lei Áurea es:Lei Áurea he:חוק הזהב

talvez você goste