𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Zaire

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Zaire (desambiguação).

Predefinição:Estado extinto Zaire (em francês Zaïre, derivado do português Zaire, originalmente uma má pronúncia do termo congo nzere ou nzadi: "o rio que traga todos os rios")[1] foi o nome que adotou oficialmente a República Democrática do Congo entre 27 de outubro de 1971 a 17 de maio de 1997. O termo ainda é frequentemente usado para se referir a esse país.

História

A instabilidade e as revoltas que assolaram o Congo até 1965 culminaram com a tomada do poder por parte do tenente-general Mobutu Sese Seko, à época comandante e chefe do Exército congolês. Mobutu autodeclarou-se presidente por cinco anos e em 1970 consolidou o seu poder ao ser eleito presidente sem oposição. Em 1971 foi adotado o novo nome do Estado, com a proclamação oficial da República do Zaire. Durante todo o período desse novo estado nacional, o único presidente e ditador, Mobutu Seko, acumulou poder político e financeiro, além de certo apoio internacional.

O nome Zaire e os símbolos nacionais mantiveram-se até 1997, quando nos finais da Primeira Guerra do Congo, o governo de Mobutu foi derrubado e ele fugiu do país, buscando exílio no Marrocos. Após este movimento, o guerrilheiro e opositor, Laurent-Désiré Kabila, assumiu a presidência e recuperou a denominação anterior do país, República Democrática do Congo, que se manteve desde então.

Referências

  1. Peter Forbath, The River Congo, p. 19.
Ícone de esboço Este sobre a República Democrática do Congo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

ja:コンゴ民主共和国#ザイール共和国(モブツ政権)時代

talvez você goste