𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Yongle

Predefinição:Info/Nobre Yongle (chinês: 永樂 / 永乐; 2 de Maio de 136012 de Agosto de 1424) foi o terceiro imperador da Dinastia Ming da China, reinando entre 1402 e 1424. Seu nome significa "felicidade perpétua", e ele é até hoje largamente reconhecido como o maior imperador da Dinastia Ming, e um dos mais bem vistos imperadores da história chinesa.

Ele foi o príncipe de Yan (燕王) em maio de 1370,[1] e nesta época já possuía uma pesada base militar em Pequim. Ficou então conhecido como o Cheng Tzu da Dinastia Ming(明成祖) durante a guerra civil que começou junto de seu reinado. Sua usurpação do trono de seu irmão é também conhecida como a "Segunda Fundação" da Dinastia Ming.

Ele mudou a capital de Nanquim (em chinês: 南京) para Pequim (ou Beijing; chinês: 北京), onde construiu a Cidade Proibida e onde foi completada a monumental Enciclopédia Yongle. Ele também comissionou as viagens exploratórias de Zheng He e durante todo o seu reinado a expansão chinesa baseou-se na exploração marítima, negociação com portos em toda a ásia e manipulação de regentes locais para governantes favoráveis aos interesses comerciais chineses.

O Imperador Yongle Emperor foi cremado em Changling (長陵, "O grande Mausoleu") onde descansam ainda suas cinzas, este é o maior e mais importante mausoléu dinastia Ming.

Referências

  1. Chan Hok-lam. "Legitimating Usurpation: Historical Revisions under the Ming Yongle Emperor (r. 1402Predefinição:Ndash1424)". The Legitimation of New Orders: Case Studies in World History. Chinese University Press, 2007. ISBN 9789629962395. Accessed 12 Oct 2012.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Yongle
  1. RedirecionamentoPredefinição:fim
Precedido por
Jianwen
Imperador da China
1402 - 1424
Sucedido por
Hongxi
Ícone de esboço Este sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste