Windows 98 (chamado pelo codinome Memphis,[1] durante seu desenvolvimento) é um sistema operacional com interface gráfica desenvolvido pela Microsoft. É o segundo maior lançamento da família de sistemas operacionais Windows 9x, e é o sucessor do Windows 95. Ele foi lançado no formato RTM em 15 de Maio de 1998, e lançado em sua versão varejo em 25 de Junho de 1998.
Assim como seu antecessor, o Windows 98 é um produto com sistema híbrido com uma arquitetura de 16-bit/32-bit (x86),[2] com seu boot baseado no MS-DOS.[3] O Windows 98 foi sucedido pelo Windows 98 Second Edition em 5 de Maio de 1999,[4] que posteriormente tem sido sucedido pelo Windows ME em 19 de Junho de 2000.[5] A Microsoft encerrou o suporte regular para o Windows 98 e para o Windows 98 SE em 30 de Junho de 2002, tendo o suporte estendido existente até 11 de Julho de 2006.
A famosa música de inicialização do Windows 98 foi escrita pelo engenheiro de som da Microsoft, Ken Kato, que considerou um "feito difícil a fazer",[6] aludindo-se ao som de inicialização do Windows 95.
Desenvolvimento
O desenvolvimento do Windows 98 se iniciou em meados dos anos 90, inicialmente sob o codename "Memphis". Muitas vezes foram liberadas e outras "vazadas", começando com a versão 1351 em 15 de Dezembro de 1996, e encerrando com o Windows 98SE.
Interação com a Internet e melhoramentos da shell
O Windows 98 vem integrado com o Internet Explorer 4.01. Além do Internet Explorer, muitos outros softwares vinham inclusos, como o Outlook Express, Windows Address Book, FrontPage Express, Microsoft Chat, Personal Web Server - e um assistente cliente deste -, NetMeeting e o NetShow Player (que foi posteriormente substituído pelo Windows Media Player 6.2 no Windows 98 Second Edition).
A shell do Windows 98 continha todos os melhoramentos do Windows Desktop Update, um componente para o Internet Explorer 4, como o a barra de ferramentas Quick Launch, 'deskbands, Active Desktop, Active Channel, a possibilidade de minimizar uma janela em primeiro plano clicando em seu botão na barra de ferramentas, execução em um clique, botões para ir e voltar, favoritos, uma barra de endereços no Windows Explorer, miniaturas de imagens, informações e dicas sobre pastas - e pastas da internet -, e a customização de modelos de HTML. Outra característica desta nova shell, é a possibilidade de transitar caixas de diálogos com o uso da sequência ALT+Tab.
O Windows 98 também inclui melhoramentos na performance da shell, temas, e mais conteúdo do Microsoft Plus! for Windows 95, como o DriveSpace 3, um agente de compressão, um servidor de internet discada, um ferramenta de script para internet discada e o Task Scheduler. O 3D Pinball está incluso no CD-ROM, mas não é instalado por padrão. O Windows 98 também tinha sua própria versão do Plus! que poderia ser comprada, chamada de Plus! 98.
As barras de título das janelas e das caixas de diálogo agora suportam duas cores em degradê. Os menus das janelas e as informações, quando se passa por cima de algo, agora existe uma animação de deslize. O Windows Explorer no Windows 98, como no Windows 95, agora converte todas as letras maiúsculas e as ajusta para maior facilidade de leitura;[7] todavia, isso também permite a opção "Permitir que todos os nomes em letras maiúsculas para serem exibidas em sua forma original".
O Windows Explorer já incluía suporte aos arquivos comprimidos em CAB.
Aperfeiçoamentos ao suporte de hardware
Windows Driver Model
O Windows 98 foi o primeiro sistema operacional a usar o Windows Driver Model (WDM). Este fato não foi muito bem comentado quando o Windows 98 foi lançado, e a maioria dos fabricantes continuaram a desenvolver seus drivers para o antigo padrão de drivers VxD, que no caso foi suportado pela compatibilidade do Windows 98. O padrão WDM apenas obteve aclamação anos depois, sobretudo no Windows 2000 e Windows XP, já que estes não são compatíveis com o padrão VxD.[8]
USB
O Windows 98 tinha um suporte de USB mais robusto (por exemplo, o suporte aos USB composite devices) que o Windows 95, que apenas tinha suporte nas versões OEM (do OSR 2.1 pra cima).[9] O Windows 98 possui suporte a hubs USB, scanners USB e dispositivos de imagem em USB.[10]
O Windows 98 também vinha acompanhado com um suporte nativo ao USB Human Interface Device class (USB HID), dando maior suporte a teclados, mouses, e joysticks USB, incluindo funções adicionais por certo número de controles HID.
O suporte ao áudio USB está presente do Windows 98 Second Edition em diante. O Windows 98 SE possui melhor suporte ao WDM em geral para todos os dispositivos, e introduziu o suporte WDM para modems (e também para modems USB e entradas COM). O suporte para drivers para impressoras e pen drives não estava disponível para o Windows 98; o suporte real para ambos foi introduzido no Windows 2000. Não obstante, o uso de drivers genéricos estavam disponíveis por terceiros para os dispositivos USB-MSC.
ACPI
O suporte ao ACPI 1.0 foi introduzido no Windows 98, que permitia o modo Standby (ACPI S3), e o modo Hibernar (ACPI S4). No entanto, o suporte para hibernação era extremamente limitado, e especifico para certos fabricantes: a hibernação só era disponível se o hardware (PnP) e a BIOS fossem compatíveis. Ainda sim, existem problemas com a hibernação no sistema de arquivos FAT32, fazendo da hibernação problemática e não confiável.
Windows 98 Second Edition
O Windows 98 Second Edition (comumente abreviado de Windows 98 SE), trata-se de uma versão atualizada do Windows 98, sendo lançada em 5 de Maio de 1999. Contém vários ajustes para erros menores, melhor suporte ao áudio WDM, suporte a modem, melhor suporte a USB, a substituição do Internet Explorer 4.0 para o Internet Explorer 5.0, Web Folders (uma extensão do WebDAV para o Windows Explorer),[11] e demais atualizações para a shell. Também inclui um suporte a FireWire OHCI (IEEE 1394a) para video digital/camcorder (MSDV) e suporte para o SBP-2 para dispositivos de armazenamento USB.[12] Possui suporte ao Wake-on-LAN (se os drivers NDIS forem compatíveis com a ACPI presente), e o Internet Connection Sharing, que permite a conexão de vários computadores em uma LAN para compartilhar uma única conexão com a internet pelo Network Address Translation. Outras peculiaridades presentes na atualização incluem o DirectX 6.1, que trouxe vários melhoramentos ao DirectSound e a inserção do DirectMusic, melhoramentos no Asynchronous Transfer Mode (IP/ATM, PPP/ATM e suporte ao WinSock 2/ATM, o Windows Media Player 6.2 substituindo o antigo Media Player, o Microsoft NetMeeting 3.0, suporte a drivers de DVD-ROM, MDAC 2.1 e a adição do Windows Management Instrumentation (WMI).
Um problema de memória foi eliminado, que costumava travar a maioria dos sistemas rodando por 49 dias (equivalente a 2³² milissegundos).[13]
O Windows 98 SE podia ser obtido como uma versão comprada já com a atualização, bem como em forma de OEM, ou com o CD Second Edition Updates Disc para os usuários que já possuíam o Windows 98. Ainda sim, o Windows 98 Second Edition não vinha com a API WinG ou o RealPlayer 4.0, que estavam presentes no lançamento do Windows 98 original, já que ambos foram sucedidos pelo DirectX e o Windows Media Player.
Possibilidade de upgrade
Diversos componentes do Windows 98 original ou do Windows 98 Second Edition, podem ser atualizados para versões mais recentes. Estes incluem:
- Internet Explorer 6 SP1 e Outlook Express 6 SP1
- Windows Media Format Runtime e o Windows Media Player 9 no Windows 98 Second Edition ou o Windows Media Player 7.1 no Windows 98 original.
- Windows Media Encoder 7.1 e o Windows Media Encoding 8
- DirectX 9.0c
- MSN Messenger 7.0
- Conteúdo significativo das versões mais novas dos sistemas da Microsoft podem ser instalados no Windows 98. Entre eles, estão o NET Framework (versões 1.0, 1.1 e 2.0), Visual C++ 2005, Windows Installer 2.0, a livraria GDI+, o cliente de ligação ao ambiente de trabalho remoto 5.1 e o Text Services Framework.
- Vários componentes como o MSXML 3.0 SP7, Microsoft Agent 2.0, NetMeeting 3.01, MSAA 2.0, ActiveSync 3.8, WSH, Microsoft Data Access Components 2.81, Windows Management Instrumentation 1.5 e o Microsoft Speech API 4.0
- O Office XP é a última versão do Microsoft Office a ser compatível com o Windows 98
- Apesar do Windows 98 não suportar totalmente o Unicode, algumas aplicações em Unicode podem ser executadas após a instalação do Microsoft Layer for Unicode
Demonstração à imprensa
O lançamento do 98 foi precedido por uma notável demonstração à imprensa durante a Comdex, em Abril de 1998. O CEO da Microsoft Bill Gates estava destacando a facilidade de uso do sistema e seu suporte aprimorado a equipamentos "ligar e usar" (PnP (em inglês)). No entanto, quando um scanner foi conectado, durante a tentativa de instalação o sistema sofreu um crash, exibindo uma Tela Azul da Morte.[14] Bill Gates então comentou: "this must be why we're not shipping Windows 98 yet." ("esse deve ser o porquê de não estarmos distribuindo o Windows 98 ainda.") O vídeo deste evento se tornou um popular Meme da Intenet.
Tempo de vida do produto
A Microsoft decidiu cessar com o suporte do Windows 98 em 16 de Janeiro de 2004. Mesmo assim, devido a popularidade contínua do sistema operacional (27% das páginas vistas no Google entre outubro e novembro de 2003 ainda eram de máquinas com o Windows 98),[15] a Microsoft optou por manter suporte ao Windows 98 até 11 de Julho de 2006. Correções e o suporte para o Windows ME também cessaram nesta mesma data.[16] Hoje, devido o quase inexistente suporte ao Windows 98 (SE), o seu uso paulatinamente diminuiu para 2.7% - de acordo com o hitslink.[17]
Requisitos de sistema
O requisitos incluem:
- Intel 80486DX2/66 MHz ou um processador que comporta pontos flutuantes (Um processador Pentium é recomendado)[18]
- 16MB de memória RAM (24 é recomendado; é possível ainda rodar o Windows 98 em máquinas de 8MB com a opção /nm usada durante o processo de instalação)
- Ao menos 500MB de espaço disponível no HD. A quantidade de espaço requisitado depende do método de instalação e do tipo de componentes selecionados, mas a memória virtual e outros utilitários do sistema devem ser levados em consideração.
- Upgrade do Windows 95 (FAT16) ou Windows 3.1 (FAT): 140 – 400MB (geralmente 205MB)
- Nova instalação (FAT32): 140 – 255MB (tipicamente 175MB )
- Monitor VGA ou de maior resolução (640x480)
- Drive de CD-ROM ou DVD-ROM (a instalação por disquete é possível, mas lenta)
- Mouse da Microsoft ou compatível (opcional)[19]
Os usuários podem fazem alterações para esses requisitos com a mudança não descrita da instalação /NM. Isso permite a instalação do Windows 98 em máquinas mais antigas, como o 80386.[20]
O VCACHE do Windows 98 não foi designado para rodar com mais de 1.0GB de RAM[21] sem que sejam feitas alterações.
Tanto o Windows 98 como o Windows 98 SE possuem problemas ao serem rodados em drivers maiores de 32 Gigabytes (GB) e com certas configurações da BIOS da Phoenix. Uma atualização do software corrige este problema.[22] Além do mais, o próprio Windows XP sem ao menos um Service Pack é incapaz de rodar corretamente com HDs superiores à 137GB de tamanho, devido a falta do suporte ao endereçamento de bloco lógico de 48-bit – um corrompimento de dados pode ocorrer. Correções por terceiros estão disponíveis para corrigir estes problemas presentes na família Windows 9x.[23]
Ver também
Referências
- ↑ Lash, Alex (23 de julho de 1997). «Memphis is Windows 98». CNET. CBS Interactive. Consultado em 25 de maio de 2015
- ↑ Microsoft (15 de novembro de 2006). «How 16-Bit and 32-Bit Programs Multitask in Windows 95». Support. Consultado em 25 de maio de 2015
- ↑ Microsoft. «Windows 95 Architecture Components». TechNet. Consultado em 25 de maio de 2015
- ↑ Microsoft (5 de maio de 1999). «Microsoft Windows 98 Second Edition Released to Manufacturing». News Center. Consultado em 25 de maio de 2015
- ↑ Microsoft (19 de junho de 2000). «Microsoft Windows Millennium Edition Released to Manufacturing». News Center. Consultado em 25 de maio de 2015
- ↑ «Interview: 343 Industries Audio Manager – Ken Kato». SpeakHertz. Consultado em 25 de maio de 2015
- ↑ «Windows 'Prettified' Filenames». microsoft.com. Microsoft
- ↑ «How to troubleshoot unknown devices that are listed in Device Manager in Windows 2000». microsoft.com. Microsoft
- ↑ «Availability of Universal Serial Bus Support in Windows 95». microsoft.com. Microsoft
- ↑ «Human Interface Devices Design Guide». microsoft.com. Microsoft
- ↑ «Overview of Web Folders in Internet Explorer 5». microsoft.com. Microsoft
- ↑ «The IEEE 1394 Driver Stack». microsoft.com. Microsoft
- ↑ Miles, Stephanie. «Windows may crash after 49.7 days – CNET News». News.cnet.com. Consultado em 11 de março de 2009
- ↑ Rick Lockridge; Associated Press, Reuters (20 de Abril de 1998). «Windows 98 crashes during Gates' Comdex demo». CNN. Consultado em 30 de agosto de 2006
- ↑ «Zeitgeist». Google Press Center. Google. Outubro–novembro de 2003. Consultado em 22 de abril de 2006
- ↑ Ward, Mark (11 de julho de 2006). «Microsoft shuts down Windows 98». BBC News Online. BBC News. Consultado em 11 de março de 2009
- ↑ «July 2006 market share by Hitslink». marketshare.hitslink.com. Consultado em 11 de março de 2009. (pede subscrição (ajuda))
- ↑ «Minimum Hardware Requirements for a Windows 98 Installation». microsoft.com. Microsoft
- ↑ Informações tiradas do manual do Windows 98 SE
- ↑ LarryM 281140. «Undocumented Setup Switches for Windows Me, 98SE, 98, 95». Thpc.info. Consultado em 9 de janeiro de 2013. Arquivado do original em 25 de agosto de 2017
- ↑ «Computer May Reboot Continuously with More Than 1.5 GB of RAM». microsoft.com. Microsoft. Arquivado do original em 2 de junho de 2015
- ↑ Staff (28 de dezembro de 1999). «Windows 98 Large IDE Update». Microsoft Windows Update. Microsoft Corporation. Consultado em 30 de agosto de 2006
- ↑ Staff (12 de julho de 2006). «Enable48BitLBA-Break-the-137Gb-barrier». MSFN. MSFN. Consultado em 13 de julho de 2008. Arquivado do original em 29 de junho de 2008
Ligações externas
- «Sítio oficial» (em English)
- «Sítio oficial» (em português)
- «Sítio oficial» (em português)
- «Computador pode reiniciar continuamente com mais de 1,5 GB de RAM» (em English)
- «Página sobre o fim de suporte ao Windows 98» (em English)