A cada semana um novo grupo de artigos é posto em foco e os membros do projeto são convidados a completar os artigos o máximo possível. Os artigos das semanas anteriores a atual estão listados nesta página.
de 4 a 10 de junho de 2006
"Norte"
"O Norte brasileiro é formado pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins possuindo uma área total de 3.869.637,9 km², que corresponde a 45,27% do território nacional, no entanto é região menos povoada do Brasil. Na região norte está localizado um importante ecossistema para o planeta: a Amazônia.
Esta região possui uma economia bastante fraca predominando o extrativismo animal, vegetal e mineral vindo a possuir o menor PIB do Brasil. Alguns pólos se destacam na região como o Pólo petroquímico da Petrobras e a Zona Franca de Manaus, que fabrica a maioria dos produtos eletrodomesticos brasileiros com quase nenhum imposto. Muitas multinacionais estão instaladas principalmente na serra dos Carajás, no Pará, de onde sai quase todo o ferro do Brasil."
Esta região já esteve em destaque porém é a que menos foi trabalhada. Antes de passarmos para a próxima fase devemos melhorar dois artigos:
- Região geoeconômica Amazônica
Possui pouco texto dividido em três seções e nenhuma ilustração. Veja o que seria ideal em Esqueleto para regiões geoeconômicas. - Região Norte
Diversas ilustrações foram separadas em Discussão:Região Norte do Brasil mas nenhuma foi contextualizada. Dê uma olhada nas seções que precisariam ser ampliadas comparando o artigo com o Esqueleto para regiões.
de 28 de maio a 3 de junho de 2006
"Centro-Oeste"
"O Centro-Oeste é umas das cinco grandes regiões em que é dividido o Brasil. É composta pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e pelo Distrito Federal, onde fica Brasília, a capital do país.
Com uma superfície de 1.606.445,5 km², a região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial, porém é a segunda região menos populosa do país. É a única região do Brasil que não possui saída para o oceano Atlântico. Situada na parte central do país, está localizada também no centro geográfico da América do Sul. Faz fronteira com todas as outras regiões do Brasil e ainda faz fronteira com outros dois países: Bolívia e Paraguai. Essa posição do Centro-Oeste dificultou, durante muitos anos, o seu povoamento, já que a colonização sempre se começava pelo litoral. Além disso, longe do oceano, essa região apresenta as maiores variações anuais de temperatura, justamente por possuir um verão muito quente e chuvoso e um inverno bastante seco."
Nesta semana vamos tentar melhorar os seguintes artigos: larissa
- Região geoeconômica Centro-Sul
O artigo precisa ser expandido e faltam ilustrações. Veja o que seria ideal em Esqueleto para regiões geoeconômicas. - Região Centro-Oeste
O artigo está relativamente bem desenvolvido. Faltam apenas seções como "Demografia" e "Cultura". Devemos tentar reduzir o número de links vermelhos. Dê uma olhada em todas as seções que faltam verificando a lista em Esqueleto para regiões.
de 7 a 27 de maio de 2006
"Sudeste"
"O Sudeste é uma das regiões definidas pelo IBGE, composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
É a região mais industrializada e desenvolvida do Brasil, com a existência de três grandes metrópoles (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) e diversos centros regionais expressivos como Campinas, Ribeirão Preto, Juiz de Fora, Campos dos Goitacases e Cachoeiro de Itapemirim. Como descritos as cidades, os estados de São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro, expressando mais de 50% do PIB brasileiro. Em 2003, o PIB do Sudeste chegou em 859 bilhões de reais ou 55,8% do nacional."
Os esforços desta semana devem se concentrar em dois artigos:
- Região geoeconômica Centro-Sul
O artigo não está tão pequeno (7 seções), mas ainda faltam ilustrações e desenvolver melhor as seções existentes. Veja o que seria ideal em Esqueleto para regiões geoeconômicas. - Região Sudeste
O artigo tem poucas seções e não possui nenhuma imagem. Vamos nos esforçar para desenvolvê-lo e procurar imagens que possam ilustrá-lo. Dê uma olhada nas seções que faltam verificando a lista em Esqueleto para regiões.
de 30 de abril a 6 de maio de 2006
"Norte"
"O Norte brasileiro é formado pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins possuindo uma área total de 3.869.637,9 km², que corresponde a 45,27% do território nacional, no entanto é região menos povoada do Brasil. Na região norte está localizado um importante ecossistema para o planeta: a Amazônia.Esta região possui uma economia bastante fraca predominando o extrativismo animal, vegetal e mineral vindo a possuir o menor PIB do Brasil. Alguns pólos se destacam na região como o Pólo petroquímico da Petrobras e a Zona Franca de Manaus, que fabrica a maioria dos produtos eletrodomesticos brasileiros com quase nenhum imposto. Muitas multinacionais estão instaladas principalmente na serra dos Carajás, no Pará, de onde sai quase todo o ferro do Brasil."
Os esforços desta semana devem se concentrar em dois artigos:
- Região geoeconômica Amazônica
Um artigo pequeno (apenas duas seções) e sem nenhuma ilustração. Veja o que seria ideal em Esqueleto para regiões geoeconômicas. - Região Norte
Possui poucas ilustrações e apenas uma seção de real conteúdo. Dê uma olhada nas seções que faltam verificando a lista em Esqueleto para regiões.
de 23 a 29 de abril de 2006
"Nordeste"
"O Nordeste brasileiro limita-se a norte e a leste com o Oceano Atlântico; ao sul com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo e a oeste com os estados do Pará, Tocantins e Goiás sendo composta pelos seguintes estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Sua área é de aproximadamente 1,5 milhão de km² (18% do país), onde vivem 46,5 milhões de habitantes, quase 30% da população brasileira.
Existem de quatro climas predominantes: o tropical litorâneo que fica no litoral do Nordeste, o tropical que fica entre o semi-arido e o litoral, o semi-árido que predomina na maior parte da região e o meio-norte localizado na parte oriental do Maranhão."
Como esta é a primeira semana de execução do projeto, eu tomei a liberdade de escolher a região que menos foi trabalhada até o momento. Os artigos que precisam ser ampliados são:
Verifique os esqueletos para regiões geoeconômicas e para regiões para ver o que falta.