República Paulista
Além de ser inconstitucional, esse movimento separatista tem muito baixa magnitude e foi criado há muito pouco tempo para merecer menção na Wikipedia. Não há ocorrências no Google.
- Apagar
- Fábio Soldá 13:29, 22 Julho 2006 (UTC)
- Zé Paulo 15:35, 22 Julho 2006 (UTC) como brasileiro, nunca vi em nosso noticiário, oficial ou não, qualquer menção ao movimento.
- --g a f msg 15:49, 22 Julho 2006 (UTC) O fato de ser inconstitucional não é motivo para eliminá-lo, mas de fato o movimento é pouco relevante.
- -- Jo Lorib d 18:04, 22 Julho 2006 (UTC)
- Lugusto • msg 18:08, 22 Julho 2006 (UTC) Notar, no entanto, que ser inconstitucional não é argumento para se deletar nada. Lugusto • msg 18:08, 22 Julho 2006 (UTC)
- --OS2Warp msg 22:02, 22 Julho 2006 (UTC)
- Leslie Msg 08:56, 23 Julho 2006 (UTC)
- Lipe F M L 12:03, 24 Julho 2006 (UTC) ver: www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=25444&tid=2477480160892101686]
- Rangel 16:33, 24 Julho 2006 (UTC)
- Conhecer Digaê 17:09, 25 Julho 2006 (UTC) (nada contra o movimento, muito pelo contrário...
- Uniemelk 01:14, 27 Julho 2006 (UTC) Acho lamentável a wikipédia hospedar o artigo. Na minha humilde opinião, a wikipédia não deveria compactuar com dessas tentativas de agitar, chocar, criar conflitos - já basta o resto da internet para perniciosidades do tipo.
- Luís Felipe Braga 13:23, 27 Julho 2006 (UTC) Voto a favor de apagar por ser irrelevante.
Gattuso 14:29, 28 Julho 2006 (UTC) - puro bairrismo e preconceito. Fruto de uma infantilidade e desapego com a realidade. Querem resolver um problema social sem apurar a origem, furtando-se da responsabilidade de modificar a realidade de forma concreta e viável. Querem fugir, se joguem no mar. Pagina Racista, preconceitudosa e INCONSTITUCIONAL. Além de Inconstitucional atenta conra a lei de soberania nacional, logo é CRIME.{{{1}}} (ver Wikipédia:Direito a voto)Conhecer Digaê
- --Armagedon Discussão 12:52, 29 Julho 2006 (UTC)
- --Saudações, Martiniano_Hiláriocuma? 13:30, 29 Julho 2006 (UTC) (Era o que faltava!)
- JP Watrin ✉ 16:54, 4 Agosto 2006 (UTC)
- Mrcl 05:42, 5 Agosto 2006 (UTC)
- Manter
- comentários
Como Paulista, sou contra a eliminação do artigo, pq os argumentos para tanto não são imparciais Aparecer na mídia não é caso pra ser eliminado, há muito coisa que não vemos na globo mas sabemos que existem e é pouco relevante por que é novo e oq é novo causa termor e contradição, o que também não pode ser motivo além de ser contitucional sim contradizendo o autor da proposição O usuário q propôs a eliminação tb se vale do prazo exíguo para se valer de suas idéias, uma vez que as pessoas interessadas não terão direito a voto, já que não têm contribuição válida a mais de 45 dias como diz a regra: Direito de voto Regras gerais para qualquer votação na Wikipédia lusófona:
Ser um usuário registrado e efetuar o login antes de votar (votos de anónimos são considerados inválidos);
Ter a sua primeira contribuição válida há mais de 45 dias antes do início da votação;
Ter um número de edições válidas no domínio principal da Wikipédia superior a 100 antes do início da votação. Estas regras foram decididas pela comunidade em Votações/Direito ao voto.
- Eu lamento pelos que estão dando suporte a esse movimento, mas a Wikipedia não deve ser usada como local de panfletagem ideológica. Estou agindo aqui como um contribuidor regular da Wikipedia, e não como um ideologista. Independente da minha posição a favor ou contra, esse movimento foi criado há pouco mais de um mês e não tem um número de adeptos suficiente para que seja digno de nota, tanto que quase ninguém sabe da existência desse movimento. Se quiserem divulgar as ideologias de vocês, usem o Orkut, a Usenet ou o próprio site do movimento, mas não a Wikipedia. Fábio Soldá 16:24, 22 Julho 2006 (UTC)
- Já tentaram algo asim em 32 e morreu muita gente. Aqui não é o lugar para publicidade de idéias ou ideologias.-- Jo Lorib d 18:04, 22 Julho 2006 (UTC)
- Já que este movimento é muito recente, irei retirar a entrada dele no artigo Separatismo. Bem que achei estranho mexerem no artigo só para citar este movimento. --OS2Warp msg 22:02, 22 Julho 2006 (UTC)
- E quanto ao Princípio da Imparcialidade da Wikipedia???
- O usuário que propôs a eliminação é fortemente preconceituoso e pelo fato de não aceitar o fato de que o movimento existe e está crescendo, ele quer de qualquer forma tentar empurrá-lo pra debaixo do tapete, ou tapar o sol com a peneira.
- Por acaso o ideal da Wikipedia não é ser livre? Se o Movimento existe, mas alguém ainda não escreveu uma resenha ou um guia, isso não é motivo para eliminação. É um conhecimento que pode ser aproveitado por alguém e pode ajudar a esclarecer muita coisa de política e Teoria do Estado, fazendo com que mais mentes pensem.
- Não sou preconceituoso. Apenas procuro fazer cumprir as normas da Wikipedia, que foram democraticamente estabelecidas. Isso não tem a ver com eu concordar ou não com a idéia, mas sim com a magnitude e relevância do movimento. Existe um movimento separatista no Sul, que é a República do Pampa, que não propus para eliminação por ser já antigo, ter sido noticiado na mídia e ter um número suficiente de adeptos. Fábio Soldá 15:31, 23 Julho 2006 (UTC)
- Separem Sampaulo... Vai ser uma maravilha, os estados produtores de energia elétrica finalmente vão poder ganhar o que de direito lhes pertence... Vamos a exportar petróleo para lá, ao preço que quisermos e, claro, taxar pesadamente todos os produtos que de lá quiserem exportar pro "resto do Brasil"! Devolveremos o Lula, o Alckmin, o Maluf... Ficaremos livres de Quércia e do Pita... Zé Dirceu, e tantos outros... Devolveremos o PCC às suas fronteiras originais e, depurando o resto do país, faremos a verdadeira história do genocídio promovido pelos assassinos bandeirantes! Proibiremos nossas televisões do uso de estrangeirismos como "orra meu", e ficaremos livres de anomalias genéticas como Fausto Silva, Leão, Hebe Camargo e outras parecidas... Em nome do "Grande Brasil", como já houve a "Grande Sérvia", vamos exportar apenas nos portos de Tubarão, Suápe, no Maranhão, enfim... e importaremos apenas destes... E, ao invés de importar caro dos paulistas, vamos trazer barato da Coréia e da China... amigos, esta "proposta" feita na wikipédia dá mesmo panos pra manga! Conhecer Digaê
- André, não adianta gastar saliva. Gente preconceituosa é assim mesmo: não vê além de seu orgulho. (aliás, farto-me de rir a respeito deste tal "orgulho paulista"... orgulhar-se de coisas como Paulo Maluf realmente deve ser muito construtivo) De qualquer forma, deixe-me ser um pouquinho ranzinza e lembrá-lo de que a Wikipédia não é um fórum. --g a f msg 18:18, 25 Julho 2006 (UTC)
- Tiro o chapéu para o Conhecer, faço minhas suas palavras. De fato, o "orgulho" cego e desmedido leva a esse tipo de comportamento.Uniemelk 15:15, 27 Julho 2006 (UTC)
Os Separatistas são gente preconceituosa? Leiam o comentário de Conhecer. Ah, desculpem-me: comentários sobre paulistas não se enquadram na categoria de "preconceito", não é mesmo? Um paulista falando mal de cearense, por exemplo, é preconceituoso e deve ser preso; entretanto, um cearense ofendendo a um paulista deve ser aplaudido, claro!, é um herói nacional. Conceitos morais meio dúbios, não acham? O interessante é que, por este comentário, acho que ficou claro por que muitos paulistas desejam a Separação.
Um absurdo esse pensamento. é inconstitucional, é uma cretinice e pessoa assim devem crescer, procurar resolver problemas como homens e não fugir, furtar-se a uma solução democrática.
Quanto medo dos separatistas de São Paulo! Qual é a ameaça que eles representam? Será que temos medo de o povo paulista, em sua maioria, ser mesmo separatista? Será que temos medo de uma página como esta se manter e informar aos paulistas que existe algo que vai ao encontro do que eles há muito anseiam? O mais engraçado é que, se vocês realmente lerem a página, verão que não há uma única afirmação preconceituosa nela. Num processo por discriminação, eles seriam liberados. Incrível, a Wikipedia estar eliminando um artigo por discriminação ideológica por parte de seus colaboradores. Com isso, vocês acham que vão fazer com que os separatistas regridam? Mais de 100 anos de separatismo em São Paulo vai desaparecer porque assim os colaboradores da Wikipédia decidiram? Sairão perdendo a imparcialidade desta enciclopédia, a idoneidade de seus colaboradores, a liberdade de expressão, o livre acesso à informação e a possibilidade de mostrar aos paulistas separatistas que eles não metem medo em ninguém. Quem ganha? O centenário sonho secessionista paulista. Das atitudes opressoras nasce a força libertária. A História assim nos revela, não é? E não digam que a Ira Santa de vocês se deve ao combate aos secessionistas preconceituosos porque, pelo que nós, meros espectadores deste cirquinho de pequenos poderes, estamos vendo, falta espelho na casa de muita gente. Em relação à Wikipédia não ser um fórum, o que presenciamos é que podem falar aqueles que pertencem ao "clube", não é mesmo? A verdade dói, e muito. Ana Maschino
- Só a título de esclarecimento, o que disse acima refere-se não a uma opinião preconceituosa... todos os estados temos os nossos Malufs... brinco com essas idéias estapafúrdias, num tempo que o mundo luta por eliminar suas fronteiras... E eu sou baiano, não cearense. Além de não entender direito as coisas, ainda não aprenderam geografia? Conhecer Digaê 10:49, 29 Julho 2006 (UTC)
- No dia em que tal movimento for reconhecido nacionalmente, volta e cria o artigo. Saudações, Martiniano_Hiláriocuma? 13:30, 29 Julho 2006 (UTC)
- Gostaria de atentar ao moderador desta página de eliminação, sobre o usuário Gattuso quanto ao seu direito de voto, uma vez que qdo vc clica sobre o nome dele nos leva a uma página com a seguinte informação: "Seguiu uma hiperligação para um artigo que ainda não existe." Por favor queira verificar o seu direito a voto, muito obrigado. ArleyAg 19:08, 29 Julho 2006 (UTC)
Esse movimento provavelmente é uma brincadeirinha de filhinhos de papai da burguesia paulista. Caso não seja, e eles estiverem realmente conspirando contra o Estado brasileiro, alerto de que se trata de crime previsto na Lei de Segurança Nacional. Cumpre ainda informar que os líderes de outros movimentos semelhantes, ocorridos no sul do Brasil, estão sendo denunciados pelo Ministério Público Federal e já há notícias de várias condenações a penas que vão desde a prestação de serviços à comunidade até a pena de morte, exceção prevista na Constituição de 1988.Vale dizer que a Justiça Federal é competente para julgar tais crimes, portanto não estarão sob o manto protetor do judiciário paulista, que como todos sabem, não funciona. Assim, considerando que a Wikipédia pode ser responsabilizada numa eventual Denúncia ministerial, solicito que se retire do ar imediatamente esta MERDA! Caso contrário haverá choro e ranger de dentes e os seus líderes vão chorar lágrimas de sangue!Jacinto Leite Aquino Rego
- Pronto, anônimo, taí seu comentário. Chega de ficar apagando o dos outros.
- Flávio, o Maddox (msg! • contrib) 23:58, 29 Julho 2006 (UTC)
Que completo absurdo? Pena de morte na Carta de 88? Condenações penais por manifestação do pensamento? Só poderia mesmo ser um comentário anônimo. Demonstrou completo desconhecimento de nossa Carta Magna e do Código Penal de nosso país. Eu, particularmente, não sou a favor ou contra separatismos. Acredito que as pessoas, e os povos, devem buscar a melhor solução possível para os problemas de suas vidas, e devem ter a liberdade de escolher seu caminho. Porém, comentários como o acima visam apenas a insuflar terror. Eu, como advogada, não poderia deixar de expressar minha indignação referente a declarações tão descabidas e ausentes do mais mínimo fundamento. Será que estamos em 1970? O AI-5 continua em vigor? Provavelmente, o comentarista acima errou de Constituição. Não foi nossa Carta de 1988 que ele consultou. Ana Maschino
- De uma vez por todas: o fato de ser inconstitucional nada tem a ver com a eliminação do artigo! Ele está em vias de ser eliminado devido à pouca relevância do suposto "movimento". Nada mais que isto. QUALQUER assunto deve ser tratado na Wikipédia: ninguém está empreendendo censura ou moralismo. Estamos apenas levando em consideração a relevância enciclopédica do artigo.--g a f msg 03:06, 30 Julho 2006 (UTC)
- Pois é... mas que essa discussão não venha a gerar a guerra civil... quero ser "herói nacional" só aqui... Conhecer Digaê 03:31, 30 Julho 2006 (UTC)
- Esta votação também vale para o já apagado VDA (pois é...) da Carta de Fundação da República Paulista? Conhecer Digaê 04:40, 30 Julho 2006 (UTC)
- Gostaria de reiterar o meu pedido ao administrador desta página de eliminação, sobre o usuário Gattuso quanto o seu direito ao voto, uma vez que qdo vc clica sobre o nome dele nos leva a uma página com a seguinte informação: "Seguiu uma hiperligação para um artigo que ainda não existe", logo acredito q o usuário em questão, usou de meios inválidos para tanto. Por favor queira verificar se ele realmente tem Wikipedia:Direito ao voto, muito obrigado. msgArleyAg 11:59, 30 Julho 2006 (UTC)
- Gattuso respondendo - Eu não sei votar, me cadastrei justamente para isso, mas não tenho a menor idéia como fazer, quem puder que endosse o que eu escrevi. Se ele não valer, paciência, que fiquem as razões... Se mesmo assim não puder, que fique o amor e respeito pelo verde amarelo, pois se eu negar minha origem eu me nego. Abraços
Tambem sou a favor de criar esta Republica Paulista. E acho estranho o autor desta proposta nao mencionar que o estado de Mato Grosso e a regiao sul do pais deveria fazer parte desta republica, afinal foram os paulistas que conquistaram aquelas regioes e a integraram ao Brasil atual. Historicamente nos temos direito sobre essas regioes. O unico que nao concordo e sobre o idioma. Ja que e para mudar radicalmente porque nao nos livramos deste idiomazinho mediocre que so e falado naquele paiseco do sul da Europa e em alguns da Africa? Porque nao adotar o ingles que e o idioma de maior importancia a nivel mundial? Ja chega de atraso e mediocridades.
Por que e que a ideia de separar S.Paulo causa calafrios e desespero em muitos baianos e nordestinos? Simples. Porque eles sabem que o dia que isto acontecer eles vao ter que se deparar com os seus proprios problemas e soluciona-los para a sua propria sobrevivencia. Enquanto contarem com "Sum Paulo" para segurar todos esses problemoes da regiao deles como miseria, bandidagem, degradacao do nosso meio ambiente, de verbas que sao arrecadadas com o dinheiro dos nossos impostos e que eram para serem aplicadas em beneficio do nosso estado e que tem que ser desviadas para suprirem as necessidades dessa gente que numa associacao de politicos corruptos e ladroes, latifundiarios e coroneis os condenam a viver numa eterna situacao de miseria e ignorancia para manterem o status quo negando-lhes direitos basicos de cidadania como moradia, saude, educacao jogando-os aqui para que nos, paulistas nos responsabilizemos por eles, utilizam nosso estado para continuarem no poder e ter controle da situacao. Bem sabe eles que o dia que S.Paulo cair fora deste barco chamado Brasil eles terao la uma outra Canudos e desta vez com o fim que eles mais temem.
Sr.Khoene: so para esclarecer. Lula, Pita e Ze Dirceu nem paulistas sao. O senhor deve saber disso uma vez que se mostra muito politizado e sabedor das coisas. Nao sei o que o induz a inclui-los como paulistas. Sao os uns dos oportunistas de fora que utilizam nosso estado como trampolim para se arrajarem na politica. E veja que o salto desse primeiro foi altissimo. Mas nao foi com os votos dos paulistas que ele se elegeu e nem sera com o voto dos paulistas que se reelegera. Quanto a esse Maluf, o sujeito chegou a ser encarcerado, teve os direitos politicos cassados e tem processos judiciais em curso contra ele. Desse Quercia so posso lhe dizer que hoje nao passa de um cadaver politico. Aqui os os politicos corruptos e ladroes sao identificados, denunciados e processados e dos que roubam roubam dos cofres do estado e nao dos cofres do pais como muitos de outros estados fazem. Percebeu a diferenca? Ja o PCC bem sabe o senhor que essa organizacao e "Product of Brazil", basta ver a pinta dos elementos. E quanto aos bandeirantes, voces so sabem se orgulhar do tamanho enorme do Brasil, do Brasil gigante mas nao querem assumir e aceitar que foi gracas a eles que o pais tem as dimensoes territorias que tem. Esta ai mais um motivo para S.Paulo se separar deste Brasil e levar junto todos esses territorios conquitados na base do "genocidio" de indios como o senhor diz.
- A respeito de Lula - Lula é tão nordestino quanto Clarice Lispector é ucraniana. Ele nasceu aqui em Pernambuco, mas uma das primeiras coisas que fez na vida foi fugir pra São Paulo, com 7 ou 8 anos de vida. Lá, teve o (mal) caráter formado, envolveu-se com a política e o resto todo mundo já sabe. De qualquer forma, acho que já podemos comemorar a eliminiação já amanhã. Uniemelk 15:44, 5 Agosto 2006 (UTC)
- Não vejo motivo para comemoração. Artigo eliminado, mesmo que por ER, significa esforço de criação e de eliminação que poderia ter sido melhor aproveitado, sendo gasto para manter o proje(c)to, e não para expandí-lo. -- Adailton msg 14:50, 5 Agosto 2006 (UTC)
- Realmente poderia ter sido melhor aproveitado o esforço de criação noutra coisa menos irrelevante e inútil. Uniemelk 15:44, 5 Agosto 2006 (UTC)
- Não vejo motivo para comemoração. Artigo eliminado, mesmo que por ER, significa esforço de criação e de eliminação que poderia ter sido melhor aproveitado, sendo gasto para manter o proje(c)to, e não para expandí-lo. -- Adailton msg 14:50, 5 Agosto 2006 (UTC)
- A respeito de Lula - Lula é tão nordestino quanto Clarice Lispector é ucraniana. Ele nasceu aqui em Pernambuco, mas uma das primeiras coisas que fez na vida foi fugir pra São Paulo, com 7 ou 8 anos de vida. Lá, teve o (mal) caráter formado, envolveu-se com a política e o resto todo mundo já sabe. De qualquer forma, acho que já podemos comemorar a eliminiação já amanhã. Uniemelk 15:44, 5 Agosto 2006 (UTC)
Mal carater e formado por opcao. Todos neste pais se beneficiam das oportunidades e contribuicoes que este estado deu e da ao pais. Agora diga o senhor o que Pernambuco fez e faz pelo Brasil a nao ser enviar miseraveis e bandidos para o nosso estado. E esse Lula nao e e nunca sera paulista. Nasceu ai e dai sempre sera. Senao explique porque e dai que sairam e vao sair a maioria dos votos que o elegeu e vai reelege-lo.
- A Wikipedia não é fórum de discussões políticas. Fábio Soldá 00:08, 6 Agosto 2006 (UTC)
- Concordo... aliás, nenhuma discussão aqui teve tantos coments "políticos"... Afinal, todos já sabem que o Lula é italiano pelo casamento... kkk (já o Maluf... eles se "esquecem")... Conhecer Digaê 00:44, 6 Agosto 2006 (UTC)
Lula italiano por casamento. So faltava essa. Voces do resto do pais sao mesmo uma piada. O que nao fazem para tentarem fazer parte do meio. Nao acho que aquela Maria nao sei do que e italiana, bem da verdade nem sabemos se ela e paulista. Isto esta para ser comprovado. Ja percebi que esse Koehne da tiros a esmo. E esse Maluf nao esqueca que ele foi uma cria da ditadura que precisava de algum paulista ladrao e corrupto aqui para ser servical deles. Quantos ditadores paulistas houve neste pais? Ladroes houve varios mas todos roubaram os cofres do estado porque aqui sim ha riqueza, gerada pelos paulistas ao passo que os de outros estados piharam os cofres do pais. Quantos desses foram punidos? Aqui quase todos cairam na justica.
- Novamente: A WIKIPEDIA NÃO É FÓRUM DE DISCUSSÕES POLÍTICAS. Quem quiser discutir isso vá no Orkut ou em algum fórum de política de algum portal. Fábio Soldá 02:08, 6 Agosto 2006 (UTC)