Master Link BBS
Predefinição:NomeaçãoConcluída
Página auto-promocional, nenhum hit no Google e se configura como pesquisa inédita.
Al Lemos 12:04, 23 Novembro 2006 (UTC)
ATENÇÃO: Esta votação está prorrogada por 1 semana, até o dia 7 de Dezembro de 2006, por não atingir uma proporção de 3/4 ou o mínimo de 4 votos a favor ou contra a eliminação. Para mais informações, ver Política de eliminação.
2x2--Rui Silva 08:41, 30 Novembro 2006 (UTC)
- Excluir
- Dantaddσυζήτηση 18:09, 24 Novembro 2006 (UTC) - lugar de homenagem é em site pessoal (há vários gratuitos) ou no Orkut.
- JSSX 12:35, 28 Novembro 2006 (UTC)
- Manter
- ...mL 396... Fala aí 16:37, 25 Novembro 2006 (UTC)
- -- Jo Lorib d 03:22, 29 Novembro 2006 (UTC) O artigo melhorou muito, com fontes.
- Leandro Martinez Fala Tchê! 11:37, 30 Novembro 2006 (UTC)
CmteGerson 02:17, 1 Dezembro 2006 (UTC)CmteGersonPredefinição:Teste de substituiçãoTempo e número de edições insuficiente (ver Wikipédia:Direito a voto) --Nice msg 22:28, 1 Dezembro 2006 (UTC)
- -- danilo_br msg -- 23:21, 3 Dezembro 2006 (UTC)
-- Rudwolf 22:05, 6 Dezembro 2006 (UTC)Predefinição:Teste de substituiçãomenos de 100 edições (ver Wikipédia:Direito a voto)
- Mschlindwein msg 08:37, 7 Dezembro 2006 (UTC)
- Comentários
- Não deixa de ser interessante.-- Jo Lorib d 04:41, 24 Novembro 2006 (UTC)
- É sim. Mas o autor remove até as tags de "wikificar" e "semcat". Isso não é nada interessante... - Al Lemos 11:17, 24 Novembro 2006 (UTC)
- Bom, quem vos escreve aqui é o próprio Gerson Silva. Informo que esta página na Wikipédia não é uma auto-promoção. Foi uma homenagem que eu recebi de 2 amigos ex-usuários do Master Link BBS. Eles me informaram sobre o que estava ocorrendo aqui e fui obrigado a me cadastrar. Informo, ainda que, o Master Link foi um dos BBS pioneiros dos anos 80 e que foi o único a ser utilizado um Commodore 64 no Brasil, por isso a homenagem o que eu não vejo nada demais. Se o sr. Al Lemos pudesse ter tido a oportunidade de vivenciar aqueles tempos difíceis onde para ligar para um BBS era uma dificuldade, ele não tentaria remover a página numa enciclopédia livre. Se não foi encontrada nenhuma referência no Google, muito fácil, procure acessar aos registros da página do Carlos Alberto Teixeira (C@T), famoso colunista do Infoetc. e de outros jornais de informática. O que me foi passado pelos meus amigos é que eles ainda não sabem usar a Wikipédia e peço então a ajuda dos Srs. para uma explanação de como não retirar os códigos informados pelo Sr. Al Lemos.
- É sim. Mas o autor remove até as tags de "wikificar" e "semcat". Isso não é nada interessante... - Al Lemos 11:17, 24 Novembro 2006 (UTC)
Muito obrigado. CmteGerson
- Então, está bem, digamos que o Master Link BBS fez parte da história dos primórdios da Internet no Brasil. Isso é história da teleinformática.
Muito obrigado, CmteGerson 01:54, 25 Novembro 2006 (UTC)CmteGerson
- Até aqui, para mim continua sendo pesquisa inédita. Há registro dessa BBS em alguma reportagem de jornal, artigo de revista? - Al Lemos 17:50, 25 Novembro 2006 (UTC)
- Olha, sr. Al Lemos, acho que o sr. duvida da minha palavra. Qualquer usuário que começou há muitos anos na informática conhece o Master Link BBS. Os que começaram a usar o micro apenas para a Internet pode até ser que nem conheçam, o que parece o seu caso, mas para isso existem as enciclopédias, para conhecermos o que não pudemos viver, não é verdade? Se desejares, te passo e-mails de todos os colunistas do Infoetc. (C@T, B. Piropo, etc) e o sr. pode perguntá-los via e-mail mesmo, mas se desejares mais provas, me passe o seu endereço residencial que eu mando cópias das revistas INFO (1988-1992), Micro Sistemas (1990), Jornal O GLOBO (1992,1993 e 1994) e Soft+Hard (1988). Você as conhece?
Obrigado, CmteGerson 21:35, 25 Novembro 2006 (UTC)CmteGerson
- Outra coisinha: o sr. deveria aprender a usar o Google, ok?
Um abraço, CmteGerson 21:44, 25 Novembro 2006 (UTC)CmteGerson
- Desculpe, eu ainda não sei ler japonês (ou seria chinês?) . Master Link BBS - Al Lemos 21:48, 25 Novembro 2006 (UTC)
- Em vez de me mandar as suas cópias de revistas e jornais, não poderia citá-las numa seção de Bibliografia do seu verbete, para que todo mundo visse? Eu suponho que você saiba escrever referências bibliográficas... - Al Lemos 21:45, 25 Novembro 2006 (UTC)
- Sr. Al Lemos, não sei se o sr. entendeu, mas não é em nenhum dos dois idiomas citados pelo sr.. É em língua portuguesa mesmo. E quanto as bibliografias, eu já as fiz, ou o sr. não as leu? Role a tela pra cima e leia novamente. Se for de seu desejo, coloco o número das edições das referidas revistas e jornais da época e o sr. entre em contato com as editoras para checar a veracidade do fato. Estaria bom para o sr. desta maneira? Sugiro, ainda que, o sr. faça uma pesquisa sobre os BBS da época (não vivida pelo sr.) nos motores de busca disponíveis. Me desculpe, mas acho que o sr. ainda não entendeu o "X" da questão e para que fiques mais crente de minhas palavras, sugiro, ainda, que compre e leia um livro chamado "O Guia do CBBS" (é isso mesmo que o sr. leu, antigamente chamávamos de CBBS) de autoria de Sérgio Gallo.
Obrigado, CmteGerson 04:52, 26 Novembro 2006 (UTC)CmteGerson
-o- Senhores,
Se BBS não existe mais então não é promoção nem propaganda. Agora se quiser ter um painel do que acontecia em 1991, época dos bravos modens de 2400 bps e até menos, sugiro que seja lida a série (001, 002..) para se ter uma ideia do panorama.
Nesta série de artigos era publica a alista de todos os BBS do rio de Janeiro, incluindo Eureka, Forum, Master Link.
Quanto a hists no Google, Master Link é uma palavra muito usada em várias línguas, mas a busca por "master link bbs rio 1989", revelou-se frutífera.
No mais cito a própria informação do páginas a eliminar: "A eliminação de páginas é contrária ao espiríto inicial da cultura wiki. Esta possibilidade foi introduzida na Wikipédia devido à proliferação de páginas que nada têm a ver com artigos de enciclopédia. Por ser contrário ao espírito da cultura wiki, a decisão final cabe à comunidade".
Para alguém que pesquise BBS, Commodore, seria algo útil. Logo tem valor enciclopédico.
Usuário:Sidney Simoes 05:10, 26 Novembro 2006 (UTC)
- Sr.Gerson, parece que não entendeu a intenção do Al Lemos: A Wikipédia não é fonte primária, se o BBS foi referido em uma revista ou jornal, esta seria a fonte primária, possibilitando a existencia do artigo na enciclopédia (toda enciclopédia sempre é fonte secundária), seria necessário apenas citar a bibliografia (livro ou revista, autor,pagina data etc)mas no artigo e não aqui e nem mandar revistas para ninguem. Não se trata como parece pensar de perseguição ou desconfiança, é apenas adaptar o artigo às normas da casa. Eu pessoalmente sou do tempo do BBS e me interesso pelo tema, como pode notar no primeiro comentário, e acho mais importante tentar salvar o artigo do que discutir quem pesquisa melhor no Google ou os principios da wikipédia.-- Jo Lorib d 13:23, 26 Novembro 2006 (UTC)
- dei uma editada no artigo mas é necessário inserir a bibliografia segundo o modelo e a localidade, onde era esse BBS?-- Jo Lorib d 13:47, 26 Novembro 2006 (UTC)
- Sr. Jo Lorib, muito obrigado pela explanação. Era simplesmente isso que nos faltava. Achei que o sr. Al Lemos foi arrogante na maneira de se expressar. Moderador é pra ajudar as pessoas, não pra colocar a página em votação diretamente sem uma boa explicação. Inicialmente eu li o seu comentário sobre não deixar de ser interessante e imaginei que o sr. tivesse tido a oportunidade de acessar aos BBS. Eu vi a sua edição na página e vou coletar todas as fontes na qual o Master Link foi notícia. Muito obrigado pela simples explicação.
Soube desta discussão e vim deixar minha opinião.
Sem querer questionar a validade do pedido de eliminação, já que é direito dos participantes com esta prerrogativa, mas em nome do direito a informação venho informar algumas coisas que certamente as pessoas que não vivenciaram a época não poderiam saber.
BBS sempre foi algo local, era o correspondente a Internet da época mas não funcionava globalmente, um BBS muitas vezes só interligava alunos de uma escola, um bairro e em alguns casos cidades. Com o passar do tempo foram se tornando globais e em alguns casos mais raros permitiam a comunicação quase imediata entre cidades distantes ou mesmo outros países. Praticamente foram o modelo no qual a própria internet se estruturou.
Quando falamos de um BBS tão específico quanto o Master Link, que se dedicava a uma linha de computadores que foi sucesso absoluto em sua época, mas tornou-se - como todos os outros computadores - apenas um nome do passado, a importância histórica se amplia muito pois permite que as pessoas possam saber como chegamos a atual situação.
Não sei o que levou o usuário Al Lemos a achar que a página é autopromocional e como fez suas pesquisas (se o Google fosse única fonte de informações da internet então poderíamos dispensar a própria Wikipédia, certo?) mas o fato é que só posso concordar com ele na afirmação de ser uma pesquisa inédita e, por isso mesmo, importante, a não ser que a idéia seja que a Wikipédia deixe de cumprir sua finalidade de trazer informações inéditas e desconhecidas a seus membros.
Conheço o Gerson pessoalmente e meu contato inicial com ele foi justamente a partir de amigos comuns que usaram seu BBS, o Master Link faz parte da história dos BBS mais famosos do Rio de Janeiro e foi citado sim em diversas revistas e jornais, inclusive a Micro Sistemas, que foi a primeira e uma das mais importantes revistas de informática do Brasil, na qual tive o prazer de trabalhar por quase dois anos, como coordenador de CPD e depois como consultor.
Se é por falta de referências bibliográficas estas podem ser providenciadas, mas li o artigo e atesto pessoalmente que as informações estão corretas e são bastante pertinentes, principalmente com relação a citação de ter utilizado o computador Commodore como servidor, fui um dos raros usuários deste computador no Brasil e sei da importância histórica de ter sido utilizado com esta finalidade.
Não cheguei a acessar o Master Link com um Commodore pois na época em que tive este micro não tive acesso a um modem e lamento ter perdido essa oportunidade pois é só quando se utiliza micros com fita K7, ou modens de 75/1200 que se entende melhor a evolução que a comunicação de dados e a própria informática assumiu.
Como registro histórico mais do que válido, como informação correta e adequada e principalmente por não estar enquadrada nos dois ítens iniciais propostos pelo Al Lemos, solicito que este pedido de exclusão seja revogado.
O usuário Jo Lorib fez um comentário sobre não se ter entendido as intenções do usuário Al Lemos, pois afirmo que também não entendi, pois solicitou a retirada de um artigo sob uma alegação subjetiva (autopromoção) e outra errada (não ser citado no Google) e ainda uma terceira que ainda estou tentando entender porque seria motivo de exclusão, já que ser inédito nunca foi demérito para nada.
Como as premissas estão erradas o pedido também está errado, portanto solicito duas coisas aos demais moderadores e aos administradores deste sistema:
1. Que o pedido de exclusão seja retirado ou negado;
2. Colocar o usuário Al Lemos sob observação pois pelo meu entendimento particular, se houve autopromoção nesta história foi dele mesmo, que aparentemente quer mostrar serviço;
E finalmente, gostaria de responder ao usuário Dantadd, que a pessoa que precisa fazer uma homenagem a si própria em site pessoal é porque realmente não fez nada de relevante na vida a não ser a própria homenagem. O comentário foi deselegante, além de desinformativo, se este é o tipo de moderação ao qual a Wikipédia está sendo submetida eu lamento pelo futuro deste sistema que está sendo desvirtualizado por moderadores desinformados e de competência que eu coloco em cheque a partir destes fatos.
Vamos levar o trabalho a sério ou ele deixa de ser sério.
E a partir de agora estarei acompanhando e divulgando o desenrolar desta história.
Grato pela atenção,
Usuário:Divino 12:02 - 26/11/2006 - Campo Grande - MS
- Troco toda essa falação pela simples informação: Em qual cidade se localizava o BBS ML? Qual é a fonte primária da informação ? Responda no artigo, por favor, não aqui, e não perca seu tempo atacando o Al Lemos, além de injusto, isso não vai salvar o artigo. Não é assim que funciona aqui.-- Jo Lorib d 18:58, 26 Novembro 2006 (UTC)
- Jo Lorib, o ML BBS era carioca, portanto, no Rio de Janeiro.
CmteGerson 21:09, 26 Novembro 2006 (UTC)CmteGerson